Qual a finalidade dos expedientes oficiais?

Perguntado por: Yara Clara de Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
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Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, os expedientes oficiais têm como finalidade informar com clareza e objetividade. Para atender a essa finalidade, foi estabelecido um padrão oficial de linguagem, chamado de linguagem burocrática.

Quais são os expedientes oficiais?

O padrão ofício

Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

Quais são os tipos de documentos oficiais?

Os tipos de documentos oficiais são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

O que é um documento oficial?

DOCUMENTO OFICIAL – Aquele que, possuindo ou não valor legal, produz efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. DOCUMENTO PÚBLICO – Aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público, no desempenho de suas atividades.

O que é uma correspondência oficial?

Correspondência Oficial é a comunicação entre os órgãos do serviço público ou autárquico, na troca de informações de interesse comum ou das partes.

Finalidade dos expedientes oficiais

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O que é preciso para redigir um documento oficial?

Segundo esses documentos, a linguagem utilizada nos textos oficiais deve cumprir as seguintes características:
  1. Clareza e precisão;
  2. Objetividade;
  3. Concisão;
  4. Coesão e coerência;
  5. Impessoalidade;
  6. Formalidade e padronização;
  7. Uso da norma padrão da língua.

Quais os tipos de documentos oficiais e suas finalidades dentro das empresas?

Alvará, licença sanitária, licença ambiental, notas fiscais, registros contábeis, comprovante de recolhimento de tributos, comprovantes de recursos humanos, além de exames médicos dos funcionários, contrato social e com o contador formam a lista.

Quais são os principais documentos?

7 documentos que todo brasileiro deve ter
  • Certidão de nascimento. ...
  • RG (Registro Geral) ...
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ...
  • Título de eleitor. ...
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ...
  • Carteira de trabalho (CTPS) ...
  • Certificado de serviço militar (CAM)

Quais são os documentos oficiais que utilizamos aqui no Brasil?

Documentos oficiais de identidade
  • Carteira de identidade emitida por órgãos de identificação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

O que é um expediente oficial?

Na redação oficial há três tipos de expedientes: ofício, aviso e o memorando, que se diferenciam pela finalidade do que pela forma. ... Desse modo, o aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: I – Tipo e número do expediente. II – Local e data. III – Assunto.

Quais são as comunicações oficiais?

Instrução de Serviço, Memorando, Norma de Serviço, Ofício, Parecer, Portaria, Processo, Protocolo de Intenções, Regimento, Regulamento, Relatório, Relatório de Reunião, Requerimento, Resolução e Telegrama.

Quais são os atributos da redação oficial?

REDAÇÃO OFICIAL. É todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

Qual o documento mais importante do Brasil?

Constituição é a norma mais importante do País.

O que são documentos oficiais e não oficiais?

Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.

Quais documentos levar no CRAS?

O titular deverá apresentar uma série de documentos próprios e de todos os membros do grupo familiar:
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) para famílias indígenas e quilombolas;
  • Carteira de Trabalho;
  • CPF;

Qual documento é o mais importante?

Muita gente não conhece muito bem ou não sabe o que é RG. As letras significam Registro Geral. Ele é aquele documento “mãe”, a partir dele é possível tirar a maioria dos nossos documentos. É considerado o documento mais importante do cidadão, pois representa identidade de cada pessoa registrada no Brasil.

Quais são os primeiros documentos de uma pessoa?

Certidão de Nascimento

É o primeiro documento oficial de um indivíduo. É através dela que certifica-se formalmente a existência da pessoa. O registro de nascimento é feito após o nascimento da criança, por um dos pais ou por ambos no Cartório de Registro Civil.

Quais são os documentos de uma pessoa?

Documentos Pessoais
  • Cópia da carteira de identidade.
  • Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento. ...
  • Cópia do CPF.
  • Cópia do título de eleitor.
  • Comprovante de votação da última eleição.
  • Cópia do PIS/Pasep.
  • Cópia da carteira de identidade do cônjuge ou companheiro(a), se houver.

Quais os principais documentos usados nas empresas?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Quais são os documentos exigidos para uma empresa?

Saiba quais são os documentos necessários para abrir uma empresa
  • 1 – CNPJ. ...
  • 2 – Contrato Social. ...
  • 3 – Registro na Junta Comercial. ...
  • 4 – Inscrição Estadual. ...
  • 5 – Inscrição Municipal. ...
  • 6 – Alvará de funcionamento. ...
  • 7 – Alvará do Corpo de Bombeiros. ...
  • 8 – Alvará da Vigilância Sanitária.

Quais os registros oficiais de uma empresa?

Conheça 11 documentos para abertura de empresa
  1. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ...
  2. Contrato Social. ...
  3. Registro na Junta Comercial. ...
  4. Inscrição estadual. ...
  5. Inscrição Municipal. ...
  6. Alvará de funcionamento. ...
  7. Alvará do Corpo de Bombeiros. ...
  8. Alvará da vigilância sanitária.

Como escrever local e data em documentos oficiais?

Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.

Quais são as partes de um ofício?

Padrão Ofício
  • 1 – Cabeçalho. ...
  • 2 – Identificação do expediente. ...
  • 3 – Local e data. ...
  • 5 – Assunto. ...
  • 7 – Fechos. ...
  • 8 – Identificação do signatário.

Qual o primeiro e mais importante documento do cidadão?

é o primeiro e o mais im portante documento do cidadão. Com ele, a pessoa existe oficialmente para o Esta- do e a sociedade. Só de posse da certidão é possível retirar outros documentos civis, como a carteira de trabalho, a carteira de identidade, o título de eleitor e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Por que existe CPF e RG?

No Brasil, o RG (Registro Geral) na União e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) na Receita Federal são documentos que formam a identidade de um brasileiro e são necessários para ter o acesso a direitos e serviços essenciais de saúde, educação, transporte e serviços bancários.

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