O que é um movimento ondulatório?

Perguntado por: André Simão Pinheiro de Brito  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

O movimento ondulatório pode ser definido um pulso de onda, uma pertubação que vai se propagar em um meio. As ondas podem ser de dois tipos: mecânica, eletromagnética. A onda mecânica é aquela que se propaga em um meio material, por exemplo o som ou uma corda.

O que são movimento ondulatório?

movimento ondulatório. Um pulso de onda é uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda pode ser mecânica se ela se propaga em um meio material (como o som, ou a onda em uma corda), ou não (como a luz, que é uma onda eletromagnética, e que se propaga no vácuo).

Como acontecem os movimentos ondulatórios?

Quando você vibra a extremidade de uma corda esticada, você produz ondas transversais na corda. Isto é, as partes da corda vibram para os lados, em ângulo reto com a direção na qual viajam as ondas. Numa onda transversal, as partículas vibram em direções perpendiculares àquela em que se propaga a onda.

Quais são os fenômenos ondulatórios?

Fenômenos ondulatórios são comportamentos que as ondas possuem ao esbarrar com obstáculos ou ao mudar de meio. Esses fenômenos ocorrem com qualquer tipo de onda: mecânica ou eletromagnética. Os sete tipos de fenômenos ondulatórios são: reflexão, refração, polarização, dispersão, difração, interferência e ressonância.

O que os fenômenos ondulatórios estudam?

Ondulatória é a parte da física que estuda todos os tipos de ondas, sejam elas eletromagnéticas, como a luz, ou mecânicas a exemplo das oscilações que ocorrem na superfície das águas, que é o caso das ondas marítimas.

FÍSICA - ONDULATÓRIA: Definição de ondas e Propriedades

45 questões relacionadas encontradas

O que a ondulatória estuda em Física?

Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas, ou seja, qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio . Chamamos de Fonte qualquer objeto que possa criar ondas. A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio.

Qual é o objeto de estudo da acústica?

Acústica é a uma área de estudo da Física que estuda todos os aspectos relacionados às ondas mecânicas, como o som, o ultrassom e as vibrações que se propagam em meios sólidos, líquidos e gasosos. Ela se concentra no estudo de fenômenos como a propagação, reflexão, absorção e interferência entre ondas sonoras.

Quais são os fenômenos ondulatórios do som?

Contudo, em razão da sua natureza ondulatória, as ondas sonoras não podem ser polarizadas, mas sofrem os outros fenômenos que são: reflexão, refração, difração, interferência e efeito Doppler.

Quais são os fenômenos?

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: fenômenos químicos, como queimar um papel; ou fenômenos físicos, como rasgá-lo. Derretimento do gelo: fenômeno físico ou químico? Você sabe o que são os fenômenos físicos e químicos?

Como diferenciar cada fenômeno ondulatório?

Os fenômenos ondulatórios são:
  1. reflexão: é a propriedade que está relacionada ao fato de os fenômenos ondulatórios serem refletidos;
  2. difração: é a propriedade dos fenômenos ondulatórios de contornarem os obstáculos;
  3. refração: é a propriedade de mudança de velocidade de propagação dos fenômenos ondulatórios;

Como é que o som se propaga?

As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material. O som se propaga melhor em materiais que possuem as partículas mais juntas, ou seja, se propaga melhor em materiais sólidos e líquidos.

O que faz a onda se mover rápido?

Ondas eletromagnéticas se propagam mais rápido no vácuo e cada vez mais lentas em gases, sólidos e líquidos. Isso ocorre porque ondas eletromagnéticas interagem com portadores de carga no seu caminho. No vácuo, não existem partículas. Em um gás, elas ocorrem em menor quantidade que em líquidos e sólidos.

O que são movimentos periodicos exemplos?

Um movimento periódico é caracterizado quando a posição, velocidade e aceleração de um corpo móvel se repetem em intervalos de tempo iguais, como por exemplo, o movimento do ponteiros dos relógios, de um ponto qualquer demarcado em um aro de uma bicicleta que anda com velocidade constante ou até o movimento realizado ...

Que é o movimento oscilatório?

O movimento oscilatório, também designado por movimento periódico, consiste num qualquer movimento de um sistema que se repete continuamente de um modo idêntico. O tempo T que leva a completar um ciclo de oscilação, ou de um movimento ondulatório, designa-se por período, o qual é o inverso da frequência.

Qual a definição de ondas?

Uma onda é uma perturbação que se propaga através do espaço, desde o ponto que é produzida, transportando energia, momento linear mas não transporta matéria. Elas podem necessitar ou não de um meio de propagação.

São algumas características do movimento ondulatório?

Características da ondulatória

A ondulatória estuda as perturbações que se propagam em um meio, ou seja, as ondas. Neste sentido, são classificadas de acordo com algumas especificações, como o comprimento, a frequência, amplitude e velocidade.

Quais são os fenômenos físicos?

Os fenômenos físicos são aqueles em que a constituição do material não muda. Por exemplo, digamos que você amasse um papel. Nesse caso, ele sofreu uma transformação na sua forma, tamanho e aparência, mas continua sendo um papel. Esse é, portanto, um fenômeno físico.

Quais são fenômenos naturais?

Fenômenos naturais são acontecimentos não artificiais, ou seja, que ocorrem sem a intervenção humana. Alguns como terremotos, secas e furacões podem trazer muitos impactos negativos.

Quais são os principais fenômenos naturais?

Fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais
  • Afundamento e colapso.
  • Ciclones, furacões ou tufões.
  • Deslizamento ou escorregamento de terra.
  • Inundações.
  • Tempestades.
  • Tornados.
  • Outros fenômenos.

Quais são os tipos de som?

Dentro de sua escala geral, as frequências podem ser divididas em três tipos: infrassom, ultrassom e som audível. E apenas as que se encontram neste último caso conseguem ser percebidas pelo ser humano.

Quais os fenômenos sonoros?

Fenômenos Sonoros
  • reflexão.
  • refração.
  • difração.
  • ressonância.
  • interferência.

Que tipo de onda é o som?

O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).

Qual a importância do estudo da acústica?

A acústica é um dos fatores essenciais no desenvolvimento de um projeto arquitetônico. Uma sala mal projetada, por exemplo, pode transmitir conversas através das paredes e também pode captar sons e ruídos externos, tornando o ambiente improdutivo.

O que é um acústico?

1. Relativo à acústica ou à parte da física que se ocupa dos sons (ex.: estudo acústico). 2. Relativo à propagação do som num espaço (ex.: isolamento acústico; verificaram as condições acústicas da sala).

Quais são as fórmulas acústicas?

f = 1/T ou que T = 1/f. Uma onda também pode ser de dois tipos quanto a sua forma (transversal ou longitudinal) e quanto ao seu meio de propagação (mecânica ou eletromagnética). No caso, você só precisa saber que o som é uma onda mecânica e longitudinal!

Artigo anterior
O que o mito de Ícaro nos ensina?
Artigo seguinte
Como saber o número da máscara de Sub-rede?