Qual a finalidade do Plano de Gerenciamento de Resíduos segundo a RDC 33 ANVISA 2003?

Perguntado por: Rodrigo Baptista de Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

O gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a ...

Qual é o principal objetivo do Plano de Gerenciamento de resíduos de Serviço de saúde?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde tem o objetivo de reduzir a produção de resíduos, evitar desperdício de materiais e proporcionar aos resíduos gerados um tratamento seguro, de forma eficiente, com foco na proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do ...

O que diz a Resolução RDC n 33 2003?

O maior enfoque da Resolução RDC n.º 33, de 25 de fevereiro de 2003, são os chamados “resíduos perigosos”, que podem causar riscos à contaminação da saúde humana e ao meio ambiente por terem um potencial de provocar intoxicação ou outras doenças.

Qual a finalidade da RDC 306?

A Resolução RDC 306 fala sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) e como ele está relacionado ao conjunto de procedimentos que devem ser planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais.

O que é o Plano de Gerenciamento de resíduos de saúde?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento de caráter técnico que tem como objetivo orientar qual o gerenciamento e destinação correta dos resíduos resultados dos serviços em saúde. Cada estabelecimento da área tem a obrigação de elaborar o seu plano.

Web Aula: Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as etapas de um Plano de gerenciamento de resíduos?

Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:
  1. 1 – Segregação. ...
  2. 2 – Acondicionamento. ...
  3. 3 – Identificação. ...
  4. 4 - Transporte Interno. ...
  5. 5 - Armazenamento Temporário. ...
  6. 6 – Tratamento. ...
  7. 7 - Armazenamento Externo. ...
  8. 8 – Coleta e Transporte Externos.

O que é Resolução RDC?

A RDC é uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina as normas para estabelecimentos de assistência à saúde funcionarem com segurança.

O que é RDC na biossegurança?

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 302, DE 13 DE OUTUBRO DE 2005. Dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Qual a RDC que rege o gerenciamento de resíduos de saúde?

RESOLUÇÃO RDC Nº. 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências.

Quais são os resíduos do Grupo A?

Grupo A – Resíduos potencialmente infectantes

São resíduos que possuam presença de agentes biológicos e que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado.

Como a Resolução RDC da ANVISA n º 306 2004 classifica os resíduos de Serviço de saúde?

11.11 - Resíduos de produtos hormonais e produtos antimicrobianos; citostáticos; antineoplásicos; imunossupressores; digitálicos; imunomoduladores; anti-retrovirais, quando descartados por serviços assistenciais de saúde, farmácias, drogarias e distribuidores de medicamentos ou apreendidos, devem ter seu manuseio ...

Quais são os 5 grupos de resíduos?

Classificação dos resíduos
  • Grupo A – Infectantes. ...
  • Grupo B - Químicos. ...
  • Grupo C - Radioativo. ...
  • Grupo D - Resíduos comuns. ...
  • Grupo E - Perfuro cortantes.

São objetivos do gerenciamento de adequado dos resíduos dos serviços de saúde exceto?

5a Questão (Ref.: 201703355293) Fórum de Dúvidas (2 de 4) Saiba (0) São objetivos do gerenciamento de adequado dos Resíduos dos Serviços de Saúde, EXCETO: Aprender sobre a composição, a classificação, a legislação, as normas e as resoluções dos descartes dos resíduos. Realizar a segregação dos resíduos.

Qual a importância do gerenciamento de resíduos hospitalares?

O gerenciamento dos resíduos hospitalares tem por objetivo minimizar a sua geração e proporcionar uma gestão e destinação segura e eficiente, visando à proteção dos profissionais que realizam o seu manejo, a preservação da saúde pública e do meio ambiente.

Quais os principais benefícios de se ter o PGRS?

5 bons motivos para sua empresa implantar um PGRS
  1. 1 – Redução de Custos. ...
  2. 2 – Espaço e Organização. ...
  3. 3 – Redução dos Riscos de Acidente e Melhoria da Higiene. ...
  4. 4 – Prevenção e Controle dos Impactos Ambientais. ...
  5. 5 – Melhoria da Visibilidade da Empresa.

Quem é a responsável pelos resíduos dos serviços de saúde?

A prefeitura é responsável pelas ações e custos referentes à coleta, transporte, tratamento e destinação apenas dos RSS gerados pelos órgãos municipais, ou seja, quando é o poder público local o gerador.

Como referenciar a RDC 222 2018?

Referências
  1. Brasil. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. ...
  2. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada nº 222, de 28 de março de 2018. ...
  3. Rio Grande do Sul. Secretaria de Saúde. ...
  4. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ...
  5. Brasil.

Qual a classificação de resíduos de acordo com a RDC 222?

LV. resíduos de serviços de saúde do Grupo B: resíduos contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, elencados no Anexo I desta Resolução; LVI.

O que é a RDC 302?

A RDC 302/2005 regulamenta o funcionamento do laboratório clínico no que diz respeito às condições gerais de organização, recursos humanos, infraestrutura, equipamentos e instrumentos laboratoriais, produtos para diagnóstico de uso in vitro, gerenciamento de resíduos e biossegurança.

Qual a finalidade da RDC n 302 de 13 04 2005?

Dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos.

Qual a RDC que regulamenta a infraestrutura laboratorial?

5.3.1 A infra-estrutura física do laboratório clínico e do posto de coleta devem atender aos requisitos da RDC/ANVISA nº. 50 de 21/02/2002, suas atualizações, ou outro instrumento legal que venha substituí-la.

O que significa sigla RDC?

O significado da sigla RDC é Resolução da Diretoria Colegiada. Seu objetivo é estabelecer a qualidade na prestação dos serviços.

O que é RDC em farmácia?

RESOLUÇÃO – RDC Nº44 DE 17 DE AGOSTO DE 2009 – Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.

O que é RDC farmácia?

Dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, listadas em Instrução Normativa específica.

Como é feito o Plano de gerenciamento de resíduos?

Identifique os resíduos gerados em cada setor. Com a relação de todos os setores, identifique os tipos de resíduos que cada um deles gera (plástico, papel, metal, vidro, orgânicos e perigosos). Depois de identificados os tipos de resíduos, conheça a quantidade gerada. Classifique os resíduos.

Artigo anterior
Quais livros ler para enriquecer o vocabulário?
Artigo seguinte
Como alargar o esôfago?