Qual a finalidade de uma nota de remessa?

Perguntado por: Doriana Inês Antunes  |  Última atualização: 24. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. No contexto do Comércio Exterior, de maneira geral, em algum momento o produto precisa circular para fora da fábrica, ainda que não tenha sido vendido de fato.

Para que serve a nota de remessa?

Para que serve a nota simples remessa? É um documento importante e obrigatório para transportar e movimentar mercadorias que ainda não tenham sido vendidas. Em situações de fiscalização, é por meio dela que é conferida a origem do produto. Caso o documento não esteja presente, a empresa poderá pagar multas.

Qual a finalidade da nota de remessa para conserto?

O que é nota fiscal de remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo? É uma nota fiscal específica que uma empresa emite para uma assistência técnica especializada ou para o próprio fabricante a fim de que se façam serviços de ajuste ou manutenção em um ativo imobilizado.

O que é um documento de remessa?

Em resumo, a nota fiscal de remessa é um documento fiscal eletrônico fundamental para a empresa que realiza operações de remessa de mercadorias sem transferência de propriedade. Ela possibilita comprovar a origem e a finalidade da mercadoria, além de garantir o controle fiscal sobre as operações da empresa.

Quais os tipos de NF de remessa?

Exemplos de nota fiscal de remessa
  • Amostra grátis.
  • Brindes.
  • Doações.
  • Conserto.
  • Consignação.
  • Demonstração.
  • Depósito externo.
  • Industrialização (caso de transformação da matéria-prima em uma unidade diferente da empresa)

Nota Fiscal de Remessa: O que é? Pra que serve? Quando Emitir?

37 questões relacionadas encontradas

Quando emitir NF de remessa?

A nota fiscal de remessa deve ser emitida ainda quando ocorre a prestação de serviços e o profissional deve transportar artigos da empresa para realizar o trabalho. Nos casos de conserto de produtos, consignação e demonstração também deve ser gerado o documento.

Como fazer NF-e de remessa?

Para criar uma NF-e de Simples Remessa basta seguir os seguintes passos:
  1. Vá ao menu Estoque>Produtos em estoque.
  2. Seleciona os produtos que deseja (nesse caso você pode filtrar por alguma NF-e de terceiro, DI, código e etc, para facilitar a seleção)
  3. Clique em Gerar NF-e > NF-e simples remessa.

Quem emite nota de remessa?

Remessa e retorno de armazém

Nota fiscal de retorno de armazém: nesse caso, quem emite a nota fiscal é a empresa que possui o armazém e não a empresa que possui os produtos.

Como funciona o processo de remessa?

A remessa é o envio de informações financeiras do emissor (por exemplo, um condomínio) para o banco, enquanto o retorno é a resposta do banco, fornecendo detalhes sobre as transações realizadas, como confirmação de pagamento.

O que significa pedido de remessa?

Remessa é o nome dado ao conjunto de pacotes que será enviado ao mesmo tempo pela mesma transportadora, e proveniente de uma mesma doca, a um destinatário final. É amplamente utilizado quando um fluxo muito grande de pedidos acaba gerando uma demanda logística considerável.

Qual o CFOP de remessa?

O CFOP para simples remessa é o 5.949, e ele é utilizado para indicar operações em que não há a transferência de propriedade, como remessas para conserto, retorno de mercadorias em garantia, entre outros casos semelhantes.

Qual a diferença entre retorno e remessa?

Como foi possível perceber, a diferença principal entre NF de remessa e de retorno é a movimentação da mercadoria. Se o produto for enviado para algum lugar, será emitida a nota fiscal de remessa. Caso o volume volte à sua origem, emitimos a nota de retorno.

Qual CST usar em nota de remessa?

A solução é a emissão com CST 41, mas a escrituração será feita no CST 90.

Quem emite nota fiscal de remessa para conserto?

Para conserto ou reparo dentro do DF o cidadão (consumidor) deve comparecer a assistência técnica que será responsável pela emissão do respectivo documento fiscal.

Qual a diferença de remessa para venda?

Entre as principais diferenças, está o fato de que a nota fiscal de remessa é gerada em operações não ligadas a uma venda. Um item pode até sair do estoque da instituição com a finalidade de venda, mas a transação comercial ainda não ocorreu.

Qual o prazo para retorno de nota fiscal de remessa para conserto?

Expõe, todavia, que em algumas situações, por questões operacionais, os equipamentos recebidos para conserto não retornam ao estabelecimento de origem dentro do prazo estabelecido na legislação do Estado do cliente, que geralmente adota o prazo de 180 dias de suspenção do imposto nas remessas para conserto, conforme ...

Qual o CFOP para nota fiscal de simples remessa?

Caso você não encontre um CFOP que se enquadre na operação, pode usar 5.949 (CFOP simples remessa dentro do estado) para registrar entradas e 6.949 (simples remessa fora do estado) para registrar saídas, um código que significa “outras saídas não especificadas”.

Como funciona a remessa para venda fora do estabelecimento?

Nas remessas de mercadorias para venda fora do estabelecimento sem destinatário certo, ainda que a venda deva ocorrer em outro Estado, deverá ser emitida Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com o CFOP 5.904 (“Remessa para venda fora do estabelecimento”) e, no eventual retorno dessas mercadorias, NF-e com o CFOP 1.904 (“ ...

Qual CFOP que não gera imposto?

Como já citamos, o CFOP 5949 é uma operação que está livre de impostos, e, por isso, não exige o pagamento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

O que é retorno de remessa?

É utilizada nos casos em que é preciso retornar uma mercadoria para o estoque, porém, a saída dela não foi pelo motivo de venda ou compra. Normalmente, a nota de retorno é utilizada quando a empresa recebe uma Nota Fiscal de Remessa, e precisa emitir um retorno para o estabelecimento que enviou a remessa.

Como emitir nota fiscal avulsa de remessa?

Como emitir Nota Fiscal Avulsa?
  1. Verificar na Sefaz local para saber se a autorização de emissão desse documento existe.
  2. Realizar o cadastro no site da Sefaz.
  3. Reunir todos os documentos necessários.

Como funciona a operação de remessa para industrialização?

A remessa para industrialização é a operação em que um estabelecimento envia mercadoria para industrialização em outro estabelecimento. produto deteriorado ou inutilizado, renove ou restaure o produto para utilização.

Qual a validade de uma nota fiscal de remessa?

Ela tem validade de 180 dias e necessita de uma Nota de Remessa de Retorno quando a mercadoria tiver sido reparada e voltar ao destinatário.

Como emitir nota fiscal de remessa por conta e ordem?

Como fazer uma NF-e de remessa por conta e ordem? ​Menu Fiscal > NF-es emitidas > Nova NF-e > NF-e de Remessa por Conta e Ordem. A alíquota de ICMS o sistema já puxa por padrão, de acordo com a NF-e de entrada. E o campo de Acréscimo ao produto serve para colocar um custo adicional, se desejar.

O que significa CST 090 na nota fiscal?

CST 090 – Nacional com tributação “outras” de ICMS, entenda o que significa. O CST 090 é um código utilizado no âmbito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para identificar operações com origem nacional e cuja tributação se classifica como “outras”.

Artigo anterior
Quantos fios de sustentação para o rosto?
Artigo seguinte
Como descrever a função de vendedor no currículo?