Qual a RDC que rege o gerenciamento de resíduos de saúde?

Perguntado por: Santiago Loureiro Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)

RESOLUÇÃO RDC Nº. 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências.

Qual a RDC responsável pelo gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde?

Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

O que é a RDC 306?

Segundo a ANVISA RDC nº 306:2004, o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) consiste em um conjunto de procedimentos que devem ser planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais.

Qual a legislação que regulamenta as Boas Práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde?

Resolução n° 222/2018, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. A Diretoria de Vigilância Sanitária – DIVS/SC informa que a ANVISA publicou a Resolução – RDC n° 222/2018 regulamenta os requisitos de Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde.

O que mudou da RDC 306 para a RDC 222?

Ocorreram algumas mudanças textuais da RDC nº 306/2004 para a nova RDC nº 222/2018, como por exemplo, as alterações procedimentais quanto à identificação, acondicionamento, coleta e transporte de RSS, inclusão de obrigações administrativas, modificações no Plano de Gerenciamento, na classificação de RSS e na ...

Gerenciamento de resíduos da saúde

33 questões relacionadas encontradas

O que mudou no PGRSS 2021?

O QUE MUDA COM A VALIDAÇÃO DO MTR E COMO EMITIR ESSE DOCUMENTO? Empreendimentos comerciais e de prestação de serviços que geram resíduos perigosos e não perigosos deverão emitir, a partir de 1º de janeiro de 2021, o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

Qual a classificação de resíduos de acordo com a RDC 222?

LV. resíduos de serviços de saúde do Grupo B: resíduos contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, elencados no Anexo I desta Resolução; LVI.

Qual a legislação do Pgrss?

Qual legislação regulamenta o PGRS? Como dito no item anterior, o PGRS atualmente é regulamentado pela Lei Federal 12.305, de 02 de Agosto 2010 que “Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

Quem regulamenta a classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde?

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária dispõe de regulamentos Técnicos a fim de orientar as empresas no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, tanto saúde animal, quanto humana, englobando manipulação, transporte e descarte dos resíduos.

O que diz a RDC?

A sigla RDC significa Resolução da Diretoria Colegiada. É uma série de normas regulamentares cujo objetivo é atribuir responsabilidades a empresas e profissionais a fim de garantir as Boas Práticas mantendo os padrões de qualidade dos produtos e serviços destinados à saúde da população.

O que é RDC na biossegurança?

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 302, DE 13 DE OUTUBRO DE 2005. Dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Qual é o principal objetivo do Plano de Gerenciamento de resíduos de Serviço de saúde?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde tem o objetivo de reduzir a produção de resíduos, evitar desperdício de materiais e proporcionar aos resíduos gerados um tratamento seguro, de forma eficiente, com foco na proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do ...

Quais são os 5 grupos de resíduos?

Classificação dos resíduos
  • Grupo A – Infectantes. ...
  • Grupo B - Químicos. ...
  • Grupo C - Radioativo. ...
  • Grupo D - Resíduos comuns. ...
  • Grupo E - Perfuro cortantes.

Como referenciar a RDC 222 2018?

Referências
  1. Brasil. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. ...
  2. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada nº 222, de 28 de março de 2018. ...
  3. Rio Grande do Sul. Secretaria de Saúde. ...
  4. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ...
  5. Brasil.

Qual é a exigência do profissional responsável pela geração de resíduos?

O profissional responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos deve demonstrar segurança no que faz. O desafio é dominar um mercado inovador que exige mais de você.

Quem pode ser responsável pelo Pgrss?

O PGRSS deverá ser elaborado por profissional de nível superior, habilitado pelo seu conselho de classe, com apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, Certificado de Responsabilidade Técnica ou documento similar, quando couber.

Qual é o órgão que sustenta que o resíduo hospitalar em geral?

Conselho Nacional do meio Ambiente (CONAMA). Resolução nº. 358/2005. Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências.

O que é RDC 222 2018?

RESOLUÇÃO RDC Nº. 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências. ... Considera-se que parte dos resíduos gerados apresenta risco similar aos domiciliares, podendo ter o mesmo destino, esgoto ou aterro sanitário.

Qual a legislação é o órgão que cuida do assunto de Pgrss no Brasil?

O PGRSS é regulamentado pelas resoluções CONAMA nº 283/01, CONAMA nº 358/05 e ANVISA RDC 306/04. Baseado nos princípios da não geração e da minimização, também, visa ao tratamento e disposição final daqueles, que por suas características, necessitam de processos de manejo diferenciado.

O que diz a RDC 306 2004?

A Resolução RDC 306 fala sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) e como ele está relacionado ao conjunto de procedimentos que devem ser planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais.

Quais as etapas do processo de Pgrss?

Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:
  1. 1 – Segregação. ...
  2. 2 – Acondicionamento. ...
  3. 3 – Identificação. ...
  4. 4 - Transporte Interno. ...
  5. 5 - Armazenamento Temporário. ...
  6. 6 – Tratamento. ...
  7. 7 - Armazenamento Externo. ...
  8. 8 – Coleta e Transporte Externos.

O que diz a lei criada em 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

A Lei nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (“PNRS”). Possui uma abordagem atual e importantes instrumentos a fim de viabilizar os avanços que o país necessita para enfrentar diversos problemas ambientais, sociais e econômicos derivados do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Como são classificados os resíduos?

Classificação dos Resíduos:

a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.

O que são resíduos do grupo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

O que são resíduos do grupo C?

RESÍDUO RADIOATIVO GRUPO C - São considerados rejeitos radioativos quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-6.02 - "Licenciamento de Instalações Radiativas", e para os quais a reutilização é ...

Artigo anterior
O que corta o efeito de um remédio?
Artigo seguinte
Qual foi o maior império em extensão territorial?