Qual a finalidade da RDC n 302 de 13 04 2005?

Perguntado por: Íris Campos Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (15 avaliações)

Dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico para funcionamento dos serviços que realizam atividades laboratoriais, tais como Laboratório Clinico, e Posto de Coleta Laboratorial, em anexo. Art.

Qual o objetivo da RDC nº 302 2005?

A RDC 302/2005 regulamenta o funcionamento do laboratório clínico no que diz respeito às condições gerais de organização, recursos humanos, infraestrutura, equipamentos e instrumentos laboratoriais, produtos para diagnóstico de uso in vitro, gerenciamento de resíduos e biossegurança.

O que é uma RDC e qual sua finalidade?

A RDC é uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina as normas para estabelecimentos de assistência à saúde funcionarem com segurança.

Qual a importância da RDC?

A sigla RDC significa Resolução da Diretoria Colegiada. É uma série de normas regulamentares cujo objetivo é atribuir responsabilidades a empresas e profissionais a fim de garantir as Boas Práticas mantendo os padrões de qualidade dos produtos e serviços destinados à saúde da população.

Qual a abrangência da RDC n 302 de 13-10 2005?

3 ABRANGÊNCIA

Esta Resolução de Diretoria Colegiada é aplicável a todos os serviços públicos ou privados, que realizam atividades laboratoriais na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia.

RDC 302/2005: QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA OS LABORATÓRIOS?

41 questões relacionadas encontradas

Quais são as três fases dos processos operacionais descritas nesta RDC?

Processos operacionais conforme cada fase

Os requisitos da RDC 302 em relação aos processos operacionais do laboratório são divididos entre as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica.

Qual a RDC que regulamenta a infraestrutura laboratorial?

5.3.1 A infra-estrutura física do laboratório clínico e do posto de coleta devem atender aos requisitos da RDC/ANVISA nº. 50 de 21/02/2002, suas atualizações, ou outro instrumento legal que venha substituí-la.

Qual a importância da RDC 50 na construção dos edifícios de assistência à saúde?

A publicação da RDC nº 50 em 11 de fevereiro de 2002 foi um marco na organização e estruturação da legalidade dos edifícios hospitalares no Brasil e pode ser entendido como um marco paradigmático no pensar, projetar e construir os seus ambientes de saúde.

Qual a importância da RDC 50 para o ambiente hospitalar?

RDC 50 Regulamenta os Projetos Físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. A arquitetura hospitalar tem ganhado um novo foco. Os projetos mais recentes concebem espaços que, além de funcionais, também contribuem para a recuperação dos pacientes.

O que significa uma RDC?

O Recibo de Depósito Cooperativo, ou RDC, é um tipo de aplicação em renda fixa emitido pelas cooperativas de crédito.

O que é RDC nutrição?

Resolução RDC n. 275 de 21 de outubro de 2002. Dispõe sobre o regulamento técnico de procedimentos operacionais padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e a lista de verificação. Diário Oficial da União.

Qual a função da Agência Nacional de Vigilância Sanitária nos quesitos de controle de infecção hospitalar?

CABE A ELES, ENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES, MEDIR O RISCO DE AQUISIÇÃO DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA, AVALIANDO, COM OS MEMBROS CONSULTORES, AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS IRAS.

O que é RDC 50 enfermagem?

Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

São os seguintes os objetivos da vigilância sanitária e de saúde do pessoal que trabalha no laboratório clínico?

De acordo com a nota técnica, a vigilância sanitária e de saúde do pessoal que trabalha no laboratório clínico possui os seguintes objetivos:
  • Prevenir o aparecimento de doenças profissionais no pessoal que trabalha no laboratório clínico;
  • Aplicar a imunização ativa ou passiva sempre que houver indicação;

Qual a finalidade do Plano de Gerenciamento de Resíduos segundo a RDC 33 ANVISA 2003?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte ...

O que é a Acreditação de laboratórios?

A acreditação laboratorial é um processo de avaliação da qualidade dos serviços e dos exames realizados em um laboratório. Por meio delas, as unidades podem aperfeiçoar processos, identificar falhas e ampliar cada vez mais o cuidado e a segurança com os pacientes.

Quais as exigências de acordo com a RDC 50 para abril uma clínica e um consultório odontológico?

As clínicas odontológicas deverão ser registradas junto à vigilância sanitária como clínica, mesmo que os consultórios tenham registros individuais. SÃO OBRIGATÓRIOS PARA TODO CONSULTÓRIO: Registro profissional (CRO) do CD, com pagamento da taxa anual; Cadastro na VISA – Vigilância Sanitária Estadual – Taxa anual.

Qual a RDC que norteia as funções dos profissionais de enfermagem do CME?

94406/1987, que regulamenta a Lei n. 7.498/86, que entre as atribuições do auxiliar de enfermagem está a execução das atividades de limpeza, ordem do material e de equipamentos, bem como as atividades de desinfecção e esterilização, sob a supervisão e orientação do enfermeiro.

Quais as orientação da RDC quanto à infraestrutura da CME e como deve ser o processo de trabalho desta unidade?

Art. 26 O CME e a empresa processadora devem dispor de um sistema de informação manual ou automatizado com registro do monitoramento e controle das etapas de limpeza e desinfecção ou esterilização constante nesta resolução, bem como da manutenção e monitoramento dos equipamentos.

Qual a RDC que rege as normas de funcionamento da CME?

A RDC 15 dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, trazendo exigências para os centros de material e esterilização (CME) visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.

Quais as 3 principais grandes áreas de atuação da Vigilância Sanitária?

Áreas de Atuação da Vigilância Sanitária
  • Medicamentos.
  • Alimentos.
  • Cosméticos e Saneantes.
  • Produtos para Saúde.
  • Segurança do Paciente.
  • Serviços de Saúde.

O que é RDC 301?

A RDC 301 traz uma sessão dedicada ao programa de estabilidade de acompanhamento como requisito de boas práticas de fabricação de medicamentos. Similarmente, a estabilidade de insumos farmacêuticos é tratada com especificidade na RDC 318.

O que é RDC 32?

Dispõe sobre os procedimentos e requisitos técnicos para o registro de produtos saneantes corrosivos à pele ou que causem lesão ocular grave e dá outras providências.

Qual a RDC da Anvisa regulamenta o controle de qualidade do laboratório de análises clínicas?

A RDC 302/2005 é o Regulamento Técnico criado pela ANVISA que determina as normas de funcionamento dos laboratórios de análises clínicas. Sendo assim, é fundamental para os gestores dessa área conhecê-la para estar em conformidade com suas orientações.

Quem regulamenta os laboratórios?

Dispõe sobre as Boas Práticas para Laboratórios de Controle de Qualidade. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das competências que lhe confere o art.

Artigo anterior
Onde a doença de Chagas se instala?
Artigo seguinte
Quais são os 80 ossos do esqueleto axial?