A glucose atravessa a membrana apical do enterócito por glut?

Perguntado por: Isabela Nascimento de Nogueira  |  Última atualização: 29. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

A glicose, vinda da luz intestinal, cruza a membrana apical do enterócito usando o transportador de glicose dependente de Na+; se movimenta através do citosol e sai do enterócito através da membrana basolateral (em direção aos capilares sanguíneos) usando o GLUT-2.

Como a glicose atravessa a membrana celular?

A glicose é uma molécula polar, insolúvel na membrana plasmática, e o seu transporte é realizado através de difusão facilitada, portanto a favor de seu gradiente de concentração, e dependente da presença de proteínas transportadoras (GLUTs) na superfície de todas as células.

Qual GLUT transporta glicose?

O GLUT4 é o principal transportador de glicose presente no músculo esquelético, e é encontrado e armazenado no meio intracelular. A contração do músculo esquelético juntamente com o aumento das taxas de insulina no sangue estimulam a ação do GLUT4 e a captação de glicose, através de diversas cascatas de sinalização.

Qual a função do GLUT 1?

O GLUT1 é expresso em todos os tecidos e apresenta um baixo Km, sendo, portanto, o principal transportador de glicose quando esta se encontra em níveis fisiológicos na corrente sanguínea; desta forma, garante o transporte basal de glicose a todos os tecidos (GOROVITS et al., 2003).

Qual a função do GLUT 5?

O GLUT5 é um transportador de frutose de baixa afinidade e elevada capacidade que parece ser específico para a frutose. Além disso, tem sido demonstrado que a frutose da dieta é responsável pela regulação da expressão do GLUT5 mRNA.

Transportes pela membrana plasmática - Biologia - Ensino Médio

44 questões relacionadas encontradas

Qual a função do GLUT 3?

Função: catalisar a reação de fornecimento de glicose as células do sistema nervoso.

Qual a função do GLUT 2?

GLUT2 no fígado

Os hepatócitos expressam predominantemente a isoforma GLUT2, um transportador de alta capacidade de transporte de glicose (alto Km), responsável no fígado pelo influxo do substrato no período pós-prandial, e pelo efluxo da glicose no período pós-absortivo e no jejum (46).

Onde está GLUT 2?

GLUT 2: fígado e células beta. GLUT 3: rim, cérebro e placenta.

Onde fica o GLUT 1?

Redução de GLUT1 e Alzheimer

A proteína responsável pela atividade transportadora de glicose para o cérebro é a GLUT1 (proteína transportadora de glicose tipo 1), a qual está presente na barreira hematoencefálica.

Como a insulina age sobre o GLUT4?

No fígado, a insulina inibe a liberação de glicose e aumenta o acúmulo de glicogênio, através do bloqueio da gliconeogênese e glicogenólise (CARVALHEIRA; ZECCHIN; SAAD, 2002). No tecido muscular haverá um aumento na captação de glicose via transportador de glicose 4 (GLUT4) e acumulo de glicogênio.

Como é feito o transporte de glicose?

A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.

Como a glicose entra na célula muscular?

A glicose circulante entra nas células hepáticas e musculares através do transportador de alta capacidade do tipo GLUT, sendo que a concentração elevada de glicose intracelular provoca a dissociação da hexoquinase da sua proteína nuclear reguladora.

Como ocorre a absorção de glicose no intestino?

A absorção intestinal de glicose engloba duas componentes. Uma consiste na absorção mediada por um transportador activo de glicose dependente do sódio (SGLT1); a outra é constituída por um transporte facilitado de glicose independente do sódio (GLUT2).

Qual o tipo de transporte associado ao transporte de glicose pela membrana das células?

Em vez disso, a célula precisa trazer mais moléculas de glicose via transporte ativo. No transporte ativo, ao contrário do transporte passivo, a célula gasta energia (por exemplo, sob a forma de ATP) para mover uma substância contra seu gradiente de concentração.

O que atravessa a membrana plasmática?

O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma. A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão.

Quais são os tipos de transporte através da membrana?

Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular:
  • Difusão simples. ...
  • Osmose. ...
  • Difusão facilitada. ...
  • Transporte ativo.

Quais são os tipos de GLUT?

Os tipos de transportes de glicose

De acordo com Gorovits e Charron (2003), enquanto o GLUT-1 apresenta uma vasta expressão, sendo encontrado em todos os tecidos corporais, o GLUT-2 é expresso predominantemente nas células hepáticas e β pancreáticas.

O que que significa GLUT?

glut [glutted|glutted] {verbo}

fartar [fartando|fartado; farto] {v.} saturar [saturando|saturado] {v.}

Onde estão localizados os transportadores de glicose?

A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusao facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.

Quem são os GLUTs e quais são as suas funções?

Os GLUTs permitem a difusão facilitada da glicose, a favor de seu gradiente de concentração, através da membrana plasmática. Além de sua função no metabolismo energético, a glicose é a molécula central na fisiopatologia do diabetes melito (DM).

Como a insulina transporta a glicose?

A insulina inibe a produção e liberação de glicose no fígado através do bloqueio da gliconeogênese e glicogenólise. A insulina estimula o acúmulo de glicogênio através do aumento do transporte de glicose no músculo e síntese de glicogênio em fígado e músculo.

O que acontece quando a glicose não entra na célula?

Ô, fraqueza: como há pouca glicose no sangue, a quantidade que entra nas células é pequena, mesmo que haja insulina – hormônio responsável pela entrada da glicose nas células – disponível. Com o suprimento lá embaixo, as células não conseguem produzir energia.

Que parte da membrana a glicose terá dificuldade de atravessar?

Resposta. A glicóse é uma molécula grande e , por isso, tem dificuldade em passar atráves da bicamada de fósfolipidios.

Como o Monossacarídeo glicose é absorvido no intestino pelos enterócitos?

Hidrólise do dissacarídeo lactose pela lactase nos monossacarídeos constituintes, galactose e glicose. Tanto a glicose quanto a galactose podem ser absorvidas pelos enterócitos (juntamente com 2 átomos de Na + movendo-se a favor do seu gradiente de concentração) através do cotransportador sódio-glicose-linked (SGLT) 1.

É verdade que a glicose é digerida no intestino delgado?

Uma enzimas da mucosa do intestino delgado digere o açúcar comum e o converte em glicose e frutose, cada uma das quais podendo ser absorvida.

Artigo anterior
Pode colocar óleo 15w40 na moto?
Artigo seguinte
Como saber se passei no exame psicotécnico?