Qual a finalidade da psicomotricidade dentro do contexto escolar?
Perguntado por: Fabiana Melissa Mota | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)
A psicomotricidade é muito importante na escola, pois trabalha na prevenção de problemas de dificuldades de aprendizagem relacionados à: afetividade, leitura e escrita, matemática, atenção, lateralidade, dominância lateral, funções cognitivas, socialização e trabalho em grupo.
Qual a finalidade da psicomotricidade?
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.
Qual a importância da psicomotricidade no processo de Ensino-aprendizagem?
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora, tarefas de praxia global e fina, que por sua vez ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração e raciocínio lógico.
O que caracteriza a psicomotricidade educacional?
De acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), a área está relacionada à concepção do movimento interligado com as interações cognitivas, psíquicas, sensoriomotoras e sociais dos indivíduos.
Qual o principal desafio da psicomotricidade no ambiente escolar?
Nesse sentido, vale reiterar que a psicomotricidade tem entre suas responsabilidades a coordenação motora global e fina, a respiração e as noções que as crianças têm em relação ao espaço e ao tempo (ALVES, 2012 citado por SOUZA & SCHMIDT, 2017).
Psicomotricidade no Contexto Escolar
Qual a principal crítica da psicomotricidade?
Quando sua psicomotricidade não é bem trabalhada, habilidades como leitura e escrita podem ficar comprometidas. Além disso, ela também tende a apresentar dificuldades para distinguir letras, pensamento lógico, entre outras situações. Por fim, a comunicação é algo que está diretamente ligada a uma boa psicomotricidade.
O que consiste a dificuldade de aprendizagem específica?
As dificuldades de aprendizagem específicas são um distúrbio crónico, que os estudiosos referem ser de origem neurológica. Estas dificuldades vão interferir, seletivamente, no desenvolvimento, integração e/ou na manifestação de aptidões verbais e não verbais.
O que a psicomotricidade defende?
3 A psicomotricidade defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos e das atitudes corporais da criança. A educação psicomotora refere-se à formação de base indispensável a todo ser humano, assegurando o desenvolvimento funcional e a interação com seu semelhante.
Quais são os pilares da psicomotricidade?
A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.
Como se caracteriza a psicomotricidade funcional?
Segundo Negrine (2002), a psicomotricidade funcional compreende o desenvolvimento psicomotriz a partir de bases teóricas de neuroanatomia funcional. Tal fundamento situa-se na concepção de que o processo de desenvolvimento humano é decorrente dos processos de maturação.
Quais são os reflexos da psicomotricidade na aprendizagem?
A Psicomotricidade também ajuda a criança a superar limites, medos e frustrações, esse trabalho é feito através das relações ou do que chamamos de psicomotricidade relacional, que trabalha o corpo da criança com o objeto, com a finalidade desenvolver habilidades sócio-emocionais da criança.
Qual a importância da educação psicomotora para a aprendizagem da leitura e da escrita?
Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho podemos concluir que a educação psicomotora é de fundamental importância no processo de aquisição da linguagem, e aprendizagem da leitura e da escrita, contribuindo assim para um melhor entendimento da complexidade do processo das primeiras aprendizagens.
Como a psicomotricidade deve ser trabalhada na escola?
Em sala de aula, podem usar jogos recreativos que estimulam os seguintes aspectos: motor, social, afetivo e cognitivo. Nas aulas de educação física, o professor precisa evitar a repetição de movimentos de forma mecânica e priorizar atividades que desenvolvam corpo e mente.
Qual é um dos principais objetivos da educação psicomotora?
A Educação Psicomotora tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos.
Quais são os benefícios da psicomotricidade?
Na educação infantil, a psicomotricidade proporciona à criança a possibilidade de experimentar seu corpo, vivenciar ludicamente suas emoções e desenvolver-se psicomotoramente de maneira equilibrada, tendo como principal objetivo oferecer a cada aluno a oportunidade de experimentar a alegria do movimento e desenvolver ...
Quais os principais conceitos da psicomotricidade?
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Qual a tríade da psicomotricidade?
Pode-se entender que a psicomotricidade está associada ao processo de evolução do corpo. O corpo é a origem não somente das aquisições cognitivas e orgânicas como também sustenta a tríade dos conhecimentos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Quais os tipos de psicomotricidade?
- Coordenação motora global. A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. ...
- Coordenação motora fina. ...
- Lateralidade. ...
- Organização espacial-temporal. ...
- Esquema corporal.
Qual a metodologia da psicomotricidade?
A psicomotricidade envolve toda ação realizada pelo indivíduo; é a interação entre o psiquismo e a motricidade, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos afetivos, motores e cognitivos, levando o indivíduo à tomada de consciência do seu corpo por meio do movimento.
Qual a principal estratégia metodológica da teoria da psicomotricidade?
Como estratégias para a prática psicomotora educativa, propõem-se a utilização de jogos estruturados em organização e comandos para estimular funções psicomotoras e desenvolvimento funcional de habilidades perceptivo-motoras, e, o jogo espontâneo relacional(Cabral, 2001),que favorece proximidade da motricidade com ...
Qual a importância da prática psicomotora para educação infantil?
A psicomotricidade possibilita a criança a livre expressão de sentimentos, pensamentos, conceitos, ideologias, além do trabalho corporal realizado pela Psicomotricidade que auxilia nos processos de aprendizagem. Ela procura superar os obstáculos e prevenir possíveis inadaptações dos alunos.
Quais são as dificuldades específicas de aprendizagem?
Dificuldades Específicas de Aprendizagem são desordens do neurodesenvolvimento que comprometem a capacidade para aprender habilidades acadêmicas específicas como ler (Dislexia), escrever (Disgrafia) ou de matemática (Discalculia).
Quais são as principais dificuldades de aprendizagem?
- Dislexia. A principal característica da dislexia aparece no ato de ler e escrever, o que interfere às vezes do aluno ser fluente. ...
- Discalculia. ...
- Disgrafia. ...
- TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ...
- Dislalia. ...
- Disortografia. ...
- Quem pode ajudar? ...
- Foco nas qualidades.
Quais as características de uma dificuldade de aprendizagem?
As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são: Dificuldades na leitura, ortografia, escrita ou matemática. Dificuldade em entender e seguir regras e instruções. Memória prejudicada.
Como o professor pode ajudar um aluno com dificuldade de aprendizagem?
As atividades lúdicas favorecem o processo de aprendizagem e despertam o interesse dos alunos. Além disso, contribuem com o desenvolvimento da criatividade e com a interação social. Todas as áreas de conhecimento podem ser trabalhadas com jogos.
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