Qual a faixa de temperatura ambiente que devemos tomar cuidado ao lançar o concreto fresco nas estruturas em concreto armado?

Perguntado por: Íris Neves de Tavares  |  Última atualização: 3. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)

De acordo com ABNT NBR 7212/2012, “a temperatura ambiente para lançamento do concreto deve estar entre 5 °C e 30 °C.

Qual a importância do calor de hidratação do cimento para a integridade das estruturas de concreto?

O endurecimento do material acontece como resultado do processo de hidratação, que é a reação química do clínquer com a água. Assim, os silicatos de cálcio hidratados são formados e, junto do calor de hidratação, acabam influenciando nas propriedades mecânicas e físicas do concreto depois de endurecido.

Qual o equipamento que melhora o adensamento e evita a porosidade na massa de concreto fresco durante a concretagem de estruturas de concreto armado?

Régua vibratória (superfície): trata-se de um equipamento que desliza sobre o concreto, adensando, nivelando e dando acabamento para a superfície. Geralmente, é utilizada na confecção de lajes e pisos de pátios e armazéns, ou em qualquer outro lugar que sejam necessárias superfícies planas.

Qual a influência da temperatura sobre o concreto?

A temperatura do ambiente altera as propriedades a qualidade do concreto porque interfere na hidratação do cimento. Dependendo do clima, a mistura pode apresentar um endurecimento mais acelerado ou mais lento, o que deve ser analisado pelo concreteiro.

Qual a temperatura para derreter concreto?

Enquanto o aço comum derrete a 500°C, o concreto nesta temperatura também sofre danos significativos, porém com possibilidade de recuperação.

Qual a temperatura máxima que o concreto suporta? O que acontece se eu aquecer o concreto?

27 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o concreto resiste ao fogo?

Dependendo da espessura da estrutura, ela pode resistir de 1 a 4 horas ao fogo.

Como deixar o cimento mais resistente ao fogo?

No concreto resistente ao fogo são encontradas microfibras de um material chamado polipropileno. Este material é um polímero que apresenta alta resistência aos álcalis do cimento, principal componente do concreto.

Qual a temperatura máxima que o concreto aguenta?

Acima de 250 a 600 graus centígrados, o concreto poderá suportar, mas deverá ser prevista a utilização de agregados especiais, como: argila expandida ou vermiculita, ainda cimento aluminoso, mesmo assim sem choques térmicos.

Qual a influência da temperatura na velocidade de endurecimento como o vento influencia?

Já os dias mais frios (abaixo de 15 graus) garantem um baixo calor de hidratação, o que retarda o endurecimento e diminui a resistência inicial. ... Entretanto, é importante saber que a medição da temperatura sozinha não preverá futuras fissuras, visto que o calor não é o único fator responsável pela taxa de evaporação.

Qual o efeito da temperatura durante as primeiras 24 horas na resistência do concreto?

Concretos com relação água cimento abaixo de 0,6 quando expostos a baixas temperaturas nas primeiras 24 horas após a mistura dos materiais apresentam significativa redução na resistência à compressão (KOSMATKA et al., 2003).

Porquê usar vibrador no concreto?

O adensamento do concreto, quando executado de maneira correta, é fundamental para a maior durabilidade das estruturas. A vibração evita que a mistura fique porosa e desuniforme, influenciando diretamente na durabilidade e resistência.

É possível reduzir os espaços vazios do material quando executada?

O adensamento do concreto consiste na movimentação do material, com objetivo de diminuir o número de vazios, bolhas de ar e excesso de água no interior do conteúdo do material, de forma que se obtenha um concreto compacto e denso. ... Com isso, melhoras o contato do concreto com as fôrmas e ferragens.

Quais as regras gerais a serem observadas durante a vibração do concreto?

-Não vibrar além do necessário, tempo em que desaparecem as bolhas de ar superficiais e a umidade na superfície é uniforme (não esquecer que excesso de vibração é, provavelmente, pior do que a falta de vibração). -Exercer a vibração durante intervalos de 5 a 30 segundos, conforme a consistência do concreto.

O que é o calor de hidratação do cimento?

2.1 – O QUE É CALOR DE HIDRATAÇÃO

Pacelli (1981) define o calor de hidratação como a energia liberada em decorrência desta reação exotérmica, ou seja, quanto maior o volume de concreto, maior o calor liberado pela mistura, que pode ser dissipado na atmosfera ou absorvido pela própria massa de concreto.

Porque o cimento CP V tem alto calor de hidratação?

Este tipo de cimento tem a propriedade de retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica, devido ao calor desenvolvido durante a hidratação do cimento.

Como é feita a hidratação do cimento?

O que é o processo de hidratação do cimento? Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.

O que acontece com o vento com o aumento da temperatura?

Outra influência é sobre a circulação geral do ar: quando o ar mais frio (e, portanto, com maior pressão) desce e o ar mais quente na superfície (e com menor pressão) sobe, formando os ventos.

Qual a relação da temperatura com o vento?

Temperatura do ambiente é fixa, mas fatores como velocidade dos ventos e umidade relativa do ar podem afetar a percepção do frio ou do calor. ... Isso depende da agitação de suas moléculas: quanto mais calor, maior a movimentação de átomos de um material e maior a temperatura.

Quais os agentes do clima podem interferir no tempo de pega?

Ventos fortes, chuvas e temperaturas extremas devem ser controlados porque comprometem a qualidade do concreto e induzem a manifestações patológicas.

Quantos graus tem um incêndio?

A temperatura média no local do fogo é de 900°C com o incêndio totalmente desenvolvido no compartimento. 6 INSTALAÇÕES PREVENTIVAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO.

O que acontece se colocar fogo no cimento?

“Um incêndio interno pode atingir mais de 1.000° Celsius. Se o projeto for bem feito, ou seja, tiver cálculos estruturais acompanhados de cálculos térmicos que definam a temperatura mais elevada que a obra pode suportar, não haverá uma temperatura que leve o concreto a correr risco.

Porque o concreto fica quente?

Após as primeiras horas da aplicação do concreto começa a ocorrer a hidratação do cimento com a água (endurecimento). ... Esse processo provoca um aumento da temperatura da massa concreto, cujo calor será liberado na atmosfera.

Qual é o material mais resistente ao fogo?

Lã Os tecidos de lã são considerados os materiais naturais mais resistentes ao fogo, visto que possuem alto nível de dificuldade para inflamar, além da capacidade de extinguir as chamas quando entram em contato com suas fibras.

Qual é o metal mais resistente ao fogo?

História dos usos do tungstênio. As descobertas no uso do tungstênio podem ser vagamente ligadas a quatro campos: produtos químicos, aço e superligas, filamentos e carbonetos. 1847: Sais de tungstênio são usados ​​para fazer algodão colorido e para fazer roupas usadas para teatro e outros fins à prova de fogo.

Qual o material que aguenta altas temperaturas?

Grafeno é o mais fino, forte e resistente ao calor de todos os materiais mencionados aqui, mas ainda está na fase de laboratório. É uma forma de carbono feita de folhas planas que têm espessura de um átomo.

Artigo anterior
Com quantas semanas começam as contrações de treinamento?
Artigo seguinte
Qual a melhor formação FIFA 20?