Qual a etiologia da doença periodontal?

Perguntado por: Melissa Érica Rodrigues de Ferreira  |  Última atualização: 11. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (73 avaliações)

Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa).

Quais são os fatores predisponentes da doença periodontal?

Causas e fatores de risco da periodontite
  • Gengivite.
  • Obesidade.
  • Histórico familiar.
  • Tabagismo.
  • Medicamentos que reduzem a produção de saliva.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids.
  • Diabetes.

Quais são os aspectos clínicos da doença periodontal?

As características clínicas incluem perda de inser- ção conjuntiva, perda óssea alveolar, formação de bolsa periodontal e inflamação gengival.

Quais são os principais agentes microbianos envolvidos com a etiologia da doença periodontal?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

É um fator modificador da doença periodontal?

O Fumo Como Fator Modificador da Doença Periodontal.

UTPLAY Home - PERIODONTIA - Etiologia das doenças periodontais Prof. Telma Bedran

39 questões relacionadas encontradas

O que são fatores modificadores?

Os fatores modificadores, uma vez definidos, permitem converter recursos minerais medidos e indicados em reservas de minério provadas e prováveis conforme o esquema seguinte: JORC. (2012).

O que é doença periodontal quais são suas complicações?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

Qual o nome das espécies mais envolvidas na doença periodontal?

Os microrganismos periodontopatogênicos mais comuns associados são das seguintes espécies: Fusobacterium nucleatum, Fusobacterium periodonticum, Peptostreptococcus micros, Prevotella intermedia, Prevotella nigrescens, Streptococcus constellatu, Eubacterium nodatum, Campylobacter shoae, Campylobacter gracilis e ...

Quais os fatores de virulência bacterianos potencializam o desenvolvimento da doença periodontal?

A doença periodontal é multifatorial, e está aliada a diversos fatores mecânicos, sistêmicos, envelhecimento fisiológico, susceptibilidade do hospedeiro e composição da microbiota bucal.

Quais os tipos de doença periodontal?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

Qual o primeiro sinal clínico da doença periodontal?

Gengiva inchada, vermelha ou sangrando

A gengivite é uma doença periodontal em estágio inicial que, se tratada precocemente, pode ser facilmente revertida. Seus principais sintomas são a vermelhidão, inchaço e sangramentos eventuais.

Quais são os três principais parâmetros clínicos periodontais considerados durante a realização do exame periodontal?

Na sondagem são avaliados os parâmetros clínicos periodontais: profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e nível gengival.

Quais os aspectos relevantes ao realizar o exame periodontal?

O exame e a avaliação do periodonto durante o exame clínico periodontal devem incluir: reconhecimento dos sinais clínicos da inflamação; presença de fatores etiológicos e avaliação da higiene bucal; extensão dos danos causados às estruturas periodontais, problemas mucogengivais e, enfim, avaliação oclusal.

Quais são os fatores indicadores de risco para o desenvolvimento de uma lesão Endo periodontal?

(2013), os principais fatores a serem considerados para tratamento adequado das lesões endo-periodontais, são a vitalidade pulpar e o tipo e a extensão do defeito periodontal. O diagnóstico da lesão endodôntica primária e da lesão periodontal primária geralmente não apresenta dificuldade clínica.

São considerados fatores sistêmicos associados a gengivite?

Doenças gengivais modificadas por fatores sistêmicos:

1-Associadas ao sistema endócrino: pode exacerbar a gengivite devido a alterações na resposta inflamatória gengival na presença de placa.

O que são fatores Retentivos de biofilme?

O fator retentivo mais observado é o cálculo dental, embora outros possam estar presentes, como: lesões de cárie, raízes residuais, restaurações e próteses mal adaptadas, os quais podem facilitar o acúmulo de biofilme, o que torna sua remoção necessária através de adequada ras- pagem e profilaxia dental supragengival, ...

Qual é a importância em se conhecer os fatores de virulência para bactérias?

Os fatores de virulência são necessários aos microrganismos patogênicos para invadir, colonizar, sobreviver, multiplicar no interior das células do hospedeiro e causar doença. A supressão de qualquer um deles pode resultar em redução na virulência ou na sua perda.

O que é o complexo de Socransky?

Os anaeróbios obrigatórios que compõem o complexo vermelho de Socransky são reconhecidos pelo seu envolvimento nas doenças periodontais humanas, mas em pacientes imunocomprometidos os mesmos parecem estar associados a quadros sépticos mais graves e de tratamento mais complexo.

Qual é a hipótese de placa aceita nos dias atuais para que aconteça a transição de um estado de saúde para uma condição de doença periodontal?

Esta hipótese é aceita até os dias atuais e sugere que a placa bacteriana subgengival presente em lesões de periodontite é qualitativa e quantitativamente diferente da placa presente em sítios saudáveis (ROSENBERG et al.,1981; HINRICHS et al., 1985; DZINK et al., 1988; ADRIAENS et al., 1988; ALBANDAR et al., 1990; ...

São consideradas espécies bacterianas envolvidas na microbiota Subgengival de indivíduos com periodontite agressiva e crônica?

Socransky e Haffajee (1994) sugeriram que a microbiota associada à periodontite ativa consiste basicamente em um número aumentado de Actinobacillus actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia, Bacteroides forsythus, Campylobacter rectus, Eubacterium nodatum e Treponema spp.

Qual Bactéria demonstra uma maior associação com as doenças periodontais destrutivas?

Qual bactéria demonstra uma maior associação com as doenças periodontais destrutivas? Porphyromonas gingivalis.

Qual o melhor tratamento para doença periodontal?

Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

O que é doença periodontal?

Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave.

O que acontece se o paciente não procurar o dentista para tratar a doença periodontal?

Ela infecciona a gengiva e, se não for tratada a tempo, pode se deslocar para os tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.

Qual a principal barreira ao desenvolvimento da cárie e doença periodontal?

Qual a principal barreira ao desenvolvimento da cárie e doença periodontal? Uso contínuo de antibióticos.

Artigo anterior
O que é um material impermeável?
Artigo seguinte
Como o Zenitsu morreu?