O que são laje em balanço?

Perguntado por: Martinho Miranda Pinheiro  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)

Marquises são estruturas em balanço formadas por vigas e lajes ou por apenas uma laje. Normalmente, são projetadas com a função arquitetônica de cobertura e proteção de “halls” de entrada das construções. ... A estrutura da marquise a ser projetada, depende principalmente do vão do balanço e da carga aplicada.

Como é feita laje em balanço?

Uma vez que uma laje em balanço trabalha unicamente na direção do balanço, as mesmas podem ser calculadas como vigas retangulares, engastadas em uma extremidade e livre na outra, com uma faixa arbitrária. A fim de facilitar os cálculos, recomendo utilizarmos uma faixa de 1,0 m de largura.

Quanto a laje pode ficar em balanço?

10 cm para lajes em balanço (ABNT NBR 6118:2014 p. 74). ABNT NBR 6118:2014 p.

É normal laje balançar?

Desde já agradeço." É normal que as edificações apresentem ligeiras trepidações e movimentações. Esses comportamentos das estruturas são calculados e previstos e devem ficar dentro de faixas de tolerância definidas pelos projetos estruturais.

Qual o melhor tipo de laje para balanço?

Laje Maciça

Esse tipo de laje é mais indicado para projetos de estruturas que precisam de um “travamento mais eficaz”. Oferecendo mais segurança, elas são ideais para construções que precisem de balanço, como, por exemplo, marquises.

Como funciona os esforços na LAJE em BALANÇO e o correto posicionamento da armadura negativa

20 questões relacionadas encontradas

Qual a laje mais usada?

A laje maciça é culturalmente a mais utilizada no Brasil. Moldada in loco, ela é constituída de uma malha de vergalhões de aço e concreto lançado sobre uma forma, normalmente de compensados de madeira. A construção da laje é finalizada após a cura do concreto.

Qual o tipo de laje mais resistente?

Laje Maciça

Essa é a laje mais comum. ... As lajes maciças mais comuns são a tradicional e a nervurada. Prós: Vence grandes vãos, mais resistente à trincas e fissuras, acabamento liso na parte inferior (no caso da laje tradicional).

Porque a laje treme?

Muito provável que sua laje esteja sofrendo efeitos dinâmicos, isso pode ser ocasionado por dois fatores: esbeltez da lajes e falta de armaduras necessárias para combater flechas.

Quando a laje treme?

Quando pulo, a laje treme!!!

A vibração não necessariamente quer dizer que haja algum problema na laje, a menos que seja uma vibração muito grande ou muito "duradora". Se for vibração ou sonido firme e rápido, pode estar dentro da normalidade.

É possível utilizar lajes pré fabricadas em balanço?

Comumente, a arquitetura de uma construção prevê regiões em balanço, como por exemplo as marquises. Se deparando com isso, uma solução bastante comum é o uso de lajes treliçadas em balanço. ... A laje treliçada consiste em vigotas pré-moldadas apoiadas em vigas com enchimento de bloco cerâmico ou EPS.

Vão máximo da laje nervurada?

Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.

Vão máximo de laje protendida?

O vão máximo recomendado, na direção das faixas, é de 13,00 m. As espessuras mínimas e as esbeltezes devem ficar limitadas aos valores estipulados para os tipos de lajes mostrados anteriormente.

O que é uma estrutura em balanço?

Suspensa no ar, a estrutura em balanço é um recurso arquitetônico que imprime leveza visual ao projeto e flexibiliza a circulação abaixo dela, pois se estende de forma levitada, sem apoios visíveis tocando no solo. A sustentação acontece em apenas uma das extremidades da estrutura, por ancoragem ou por contrapeso.

Como saber se a laje está cedendo?

Como saber se a laje está cedendo?
  1. Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
  2. Mofo e bolores. ...
  3. Paredes descascadas e com bolhas. ...
  4. Descolamento do revestimento. ...
  5. Falhas de concretagem.

Como saber se a laje está boa?

Por esse motivo, diante de anormalidades em sua edificação, é fundamental identificar e procurar a melhor forma de solucionar.
...
5 sinais de que um imóvel está com problemas estruturais
  1. Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
  2. Mofo e bolores. ...
  3. Paredes descascadas e com bolhas. ...
  4. Descolamento do revestimento. ...
  5. Falhas de concretagem.

Como saber se a laje suporta outro andar?

Avalie a estrutura atual

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma avaliação detalhada da estrutura atual para saber se ela suporta um andar superior. Não basta adicionar colunas e elevar a construção, viu? É preciso uma laje mais resistente e um alicerce reforçado para isso.

Como reparar desníveis em laje?

Aplique uma nata de cimento e espalhe logo em seguida o produto. Realize a compactação até a espessura de referência. Sarrafeie o produto com o auxílio de uma régua de alumínio. Realize o acabamento com o uso de uma desempenadeira.

Como tratar infiltração na laje?

Para combater as infiltrações em lajes sem tráfego, são comumente utilizadas as mantas aluminizadas (com proteção de alumínio) e as mantas ardosiadas (protegida por pequenas escamas de ardósia natural ou grânulos minerais).

Como reforçar laje forro?

Para reforçar a laje, você pode precisar dobrar colunas de sustentação, instalar vigas de metal, e dar um novo acabamento em alguns pontos onde essas estruturas de reforço foram instaladas. Inclua tudo isso no seu orçamento, e lembre-se que as colunas podem ter que subir até o telhado para o suporte apropriado.

Qual laje e mais resistente isopor ou lajota?

São mais leves; ágeis na montagem, já que um bloco de isopor substitui cinco lajotas de cerâmica; mais resistentes tanto no transporte, na colocação e na concretagem.; facilitam as instalações elétricas e tubulações; não absorvem a água do concreto no processo de "aguar a laje", o que possibilita a cura da laje mais ...

Qual a diferença da laje H8 e H12?

A chamada laje H8 para forro é indicada para ser utilizada em vãos menores, pois ela suporta apenas o telhado, a caixa d'agua e pessoas realizando algum serviço. A chamada laje H12 para piso é indicada para dividir os andares de uma residência ou locais que possuem mais de um pavimento.

O que é melhor laje de isopor ou lajota?

A maior vantagem da laje de isopor é a diminuição da carga na estrutura. O material é leve sem oferecer riscos à segurança da obra. Quando o material comprado é de qualidade, não existe perigo nenhum no deslocamento sobre a laje.

Artigo anterior
Qual é a melhor novela mexicana?
Artigo seguinte
Porque as pessoas usam branco na sexta?