Qual a ética aristotélica?

Perguntado por: Matilde Ângela Simões  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

A ética de Aristóteles (384 a.C — 322 a.C.) é uma teoria da virtude, isso quer dizer que os princípios éticos estão determinados pelo caráter, ou melhor, pelo caráter virtuoso de uma pessoa. A teoria ética aristotélica está presente na obra Ética a Nicômaco, uma das obras fundamentais do filósofo clássico grego.

Qual é a ética de Aristóteles?

Resumo: A ética em Aristóteles é voltada para a razão prático-teleológica, no sentido da busca de todas as coisas por um bem, e sendo esta a busca também das ações humanas, este deve ser o melhor dos bens, cuja finalidade encontra-se em si mesmo.

Quais as principais características da ética aristotélica?

A ética é um saber prático e pressupõe três elementos fundamentais da filosofia aristotélica: o uso correto da razão, a boa conduta (eupraxia) e a felicidade (eudaimonia).

Quais são as principais características de ética?

A ética é a área da filosofia que expressa, sem se ligar ao senso comum, o estudo da moral de forma imparcial, racional, laica e de forma organizada. Assim, é a ética que determina, por meio da razão, as condutas de certo ou errado.

Quais são as principais ideias de Aristóteles?

Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”.

Ética Aristotélica - Brasil Escola

16 questões relacionadas encontradas

O que Aristóteles pensava sobre ética e moral?

Para Aristóteles não existem virtudes inatas, mas todas são adquiridas pela repetição dos atos, que geram os costumes (mos), aos quais dão o nome de moral. Os atos, para gerarem as virtudes, não devem desviar-se nem por defeito, nem por excesso, pois a virtude consiste na justa medida, longe dos dois extremos.

Quais são os 3 três elementos da ética?

Três Princípios Fundamentais da Ética em Pesquisa
  • Respeito pelas pessoas.
  • Beneficência.
  • Justiça.

Quais são os elementos da ética?

Diferentemente da Moral, em que os valores e princípios revelam-se interiorizados, na Ética há uma exteriorização dessa base principiológica e axiológica. Destarte, a Ética é um agir consubstanciado na Moral. Quando a conduta humana é baseada nos valores e princípios morais, exteriorizando-os, há o agir ético.

Quais são os 4 princípios éticos?

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

Quais os principais elementos da ação ética?

Para que haja conduta ética é necessário que exista o agente consciente (aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício). A consciência moral se reconhece como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas humanas em conformidade com os valores morais.

O que é moral e ética segundo os pensadores Platão e Aristóteles?

Aliás, a etimologia dos termos é semelhante: moral vem do latim mos, moris, que significa “maneira de se comportar regulada pelo uso”, daí “costume”, e de moralis, morale, adjetivo usado para indicar o que é “relativo aos costumes”. Já ética vem do grego ethos, que tem o mesmo significado de “costume”.

O que é a moral para Platão?

É procura da Virtude mas devendo-se observar que, para Platão como para os Antigos, esta palavra tem ressonâncias diferentes daquelas que lhe conhecemos atualmente. A «Virtude», a arete, é ao mesmo tempo a excelência, a perfeição, mas também, areskei o que agrada, o que se aparenta, portanto, com o agradável e o útil.

O que é ética para Platão?

A ética, segundo Platão, deve ter por base a idéia da ordem ou da justa proporção que consiste em equilibrar elementos diversos que desemboquem no mesmo fim. Por exemplo, a justa medida entre o prazer e a inteligência, é por meio deste equilíbrio que as ações humanas atingem o bem.

O que se entende por ética e moral?

A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Por conta disso, estamos falando de um conceito de caráter particular e que se baseia, sobretudo, em hábitos e costumes. Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral.

O que é ética e quais são seus principais princípios?

A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas na sociedade e seus grupos. Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado. Simplificando: É ser honesto, solidário e justo.

Quais são os componentes éticos da cidadania?

Os valores da cidadania são políticos: igualdade, eqüidade, justiça, bem comum. Ser cidadão é ser chamado à responsabilidade para lutar pela defesa da vida com qualidade e do bem-estar geral.

O que é ética o que é cidadania?

A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive.

Quais são os exemplos de cidadania?

Veja abaixo como podemos exercer a cidadania.
  1. Alistar-se como eleitor. ...
  2. Praticar a direção defensiva. ...
  3. Cobrar promessas políticas. ...
  4. Exigir cumprimento de serviços de órgãos públicos. ...
  5. Respeitar o próximo. ...
  6. Não destruir o patrimônio público. ...
  7. Praticar a doação.

O que é ser um cidadão ético?

Ser cidadão ético é uma referência de dignidade, princípios e valores que se aprende na família, pois ser ético com o próximo, a natureza, animais e instituições é um dever de todo ser humano. Ser ético nada mais é do que agir de forma honesta, proceder bem, sem prejudicar os outros.

Que é a ética?

Significado de ticar

Marcar, assinalar com tique: Ticar ingressos, passagens. Etimologia (origem da palavra ticar). Tique + ar.

Quais são os seus princípios?

Amor, felicidade, liberdade, paz e respeito são exemplos de princípios universais. Como cidadãos – pessoas e profissionais -, esses princípios fazem parte da nossa existência e durante uma vida estaremos lutando para torná-los inabaláveis.

O que é o conceito de ética?

CONCEITO DE ÉTICA

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.

Qual a diferença entre ética e moral sua resposta?

A principal diferença entre moral e ética é esta: a moral é o conjunto de regras que diz às pessoas o que é certo e o que é errado, enquanto a ética é uma reflexão sobre a moral (ou filosofia da moral). A moral é o conjunto de normas que dizem respeito ao bem e ao mal, ao certo e ao errado.

O que é moral é um exemplo de?

A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade. O termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. São as regras definidas pela moral que regulam o modo de agir das pessoas.

O que Platão comenta sobre ética e sabedoria?

O filósofo erudito falou muito sobre ética e acreditou que a felicidade, ou bem-estar, era o objetivo mais elevado do pensamento e da conduta moral. Portanto, essas virtudes agem como um mapa prático para alcançar a felicidade. A sabedoria é a capacidade de discernir nosso bem maior e a ação correta em cada momento.

Artigo anterior
Qual a classe gramatical de onde?
Artigo seguinte
O que a base faz na unha?