Qual a classe gramatical de onde?

Perguntado por: Melissa Madalena Neto Simões  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (43 avaliações)

Segundo a Gramática, a palavra “onde” e “aonde” são exemplos de palavras que possuem duas classificações: a de advérbio, e a de pronome relativo.

Onde é advérbio?

Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

Qual a classificação morfológica da palavra onde?

Na maioria das situações descritas nas gramáticas, ele surge apenas como pronome relativo e não como advérbio de lugar. Ocorre em frases interrogativas directas ou indirectas e significa «em que lugar»: (1) «Onde moras?» (= Em que lugar moras?) (2) «Ele perguntou onde é que moras.» (= Perguntou em que lugar moras.)

Qual o verbo que acompanha a palavra onde?

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação. Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar…

Onde advérbio e onde pronome?

Sobre a diferença do "onde e aonde", vamos começar falando do onde. Onde pode ser pronome relativo, quando começa uma oração subordinada adjetiva ou advérbio interrogativo. Nos dois casos indica localização. Porém, quando for pronome relativo, poderá ser trocado por “em que”, o que não ocorre quando é um advérbio.

COMO APRENDER CLASSES GRAMATICAIS EM 9 MINUTOS - Português para Concursos

25 questões relacionadas encontradas

Como usar o pronome onde?

A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".

Em que é onde?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Onde ou aonde exemplo?

Veja os exemplos com onde e aonde: “A casa onde ela mora é muito longe” fica “A casa em que ela mora é muito longe”. “O local aonde eu fui não tinha internet” fica “O local ao qual eu fui não tinha internet”.

Qual a diferença entre aonde ou onde?

Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde. Ou seja: a + onde = aonde.

Onde é ou aonde é?

O mais adequado é: “Esta é a rua ONDE fica o nosso depósito.” ONDE significa “no lugar” (=o depósito fica NA RUA). AONDE significa “ao lugar”.

Onde é classificada?

A palavra “onde” é classificada como um advérbio de lugar, possuindo um significado bastante similar à expressão “em que”. Além dessa classificação mais preponderante, também é possível que “onde” seja utilizado como pronome relativo.

Como fazer uma classificação Morfologica?

Na análise morfológica, as palavras são analisadas e classificadas nas dez classes de palavras ou classes gramaticais existentes: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Como fazer a classificação Morfologica de uma frase?

A Análise morfológica analisa a classe gramatical dos elementos que formam um enunciado linguístico individualmente, sem que haja ligação entre eles. São classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Onde frases?

Exemplos de frases com onde
  • Onde você mora?
  • Onde está a minha caneta?
  • Você sabe onde está minha bolsa?
  • Onde fica a sua empresa?

Quais são os advérbios de lugar?

Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”.

Onde é um pronome na frase?

Questão 1 – O termo “onde” é um pronome na frase: a) “Onde havia florestas construímos cidades de concreto [...]” c) “[...] não é onde queremos viver [...]” d) “[...] então no fim de semana rumamos para onde há floresta ou praia [...]”

Onde eu estou ou aonde eu estou?

Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Faz três dias ou fazem três dias?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Em que ou em quais?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

Em que ou em quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Como substituir em que?

1 no qual, na qual, nos quais, nas quais, onde, quando.

Onde é pronome o quê?

ONDE é um pronome relativo e serve para ligar uma oração principal a uma subordinada adjetiva ao mesmo tempo que substitui um termo da oração principal, evitando a repetição. uma vez que, nessa frase, o pronome está retomando entrevista, que não é um lugar!!!

Artigo anterior
Como escrever um aditamento?
Artigo seguinte
Qual a ética aristotélica?