Qual a equação da parábola de foco F 4-0 e vértice v 2-0 )?

Perguntado por: Melissa Teresa Maia de Cardoso  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (22 avaliações)

2 - Qual a equação da parábola de foco no ponto F(4,0) e vértice no ponto V(2,0)? Solução: Como já sabemos que VF = p/2, vem, 2 = p/2 \ p = 4. Logo, (y - 0)2 = 2.4(x - 2)2 \ y2 = 8(x-2) \ y2 - 8x + 16 = 0, que é a equação da parábola.

Como encontrar a equação de uma parábola?

Como a reta focal da parábola P é paralela ao eixo−OX, sua equação deve ser da forma P : (y − y0)2 = ±4p(x − x0), que se escreve, portanto, na forma: P : y2 + Dx + Ey + F = 0.

O que é a diretriz de uma parábola?

Uma parábola é o conjunto de todos os pontos equidistantes de um ponto (chamado o "foco") e de uma reta (chamada a "diretriz").

Qual o foco da parábola?

O que são o foco e a diretriz de uma parábola? Parábolas são normalmente conhecidas como gráficos de funções do segundo grau. Elas também podem ser vistas como o conjunto de todos os pontos cuja distância de um certo ponto (o foco) é igual à sua distância de uma determinada reta (a diretriz).

Como calcular o foco de uma lente?

O procedimento experimental consiste em posicionar o objeto a uma distância o em relação ao centro da lente. Em seguida, move-se o anteparo até que a imagem projetada sobre ele esteja bem focalizada visualmente. Mede-se a distância, i, entre o centro da lente e a superfície do anteparo.

determinar a equação da parábola conhecendo se o foco e a reta diretriz

43 questões relacionadas encontradas

Como calcular a equação reduzida da parábola?

5.3.1 Equação reduzida de uma parábola

F = ( 0 , p / 2 ) . ⁡ ( P , F ) = dist ⁡ x 2 + ( y - p 2 ) 2 = y + p 2 . x 2 + y 2 - p ⁢ y + p 2 4 = y 2 + p ⁢

Como calcular equação reduzida da elipse?

Dada uma elipse no plano cartesiano, determinamos sua equação reduzida, que é uma equação na forma (x-h)²/a²+(y-k)²/b²=1.

Como calcular a equação reduzida da hipérbole?

5.2.1 Equação reduzida da hipérbole

c x - a 2 = ± a ( x - c ) 2 + y 2 ) .

Como determinar o foco de uma lente convergente?

Se a lente é convergente a distância focal é positiva, se é divergente a mesma é negativa. Podemos determinar a distância focal de uma lente convergente, medindo diretamente “o” e “i” e determinando f a partir da equação (1). 24 Alternativamente a distância focal pode ser determinada utilizando-se o método de Bessel.

O que é o foco de uma lente?

O foco principal de uma lente convergente (convexa) ou de um espelho côncavo parabólico é o ponto em que os raios incidentes e paralelos ao eixo convergem, depois de refratados ou refletidos, respetivamente.

Qual é a fórmula da distância focal?

1 /D = 1 oD + 1 iD , com oD = iC - d , sendo iC a distância entre a imagem real, inicialmente formada, e a lente C. Logo, a partir desse relacionamento, /D fica determinado.

Quais são os elementos da parábola?

A parábola é uma curva plana cujos pontos P são equidistantes a uma reta R e a um ponto fixo F. O ponto F é o foco e a reta R é a diretriz parábola. O ponto V da parábola mais próximo do foco F é o vértice.

Quais são as características de uma parábola?

A parábola é definida como um texto narrativo alegórico breve, onde são utilizadas situações e seres humanos para fazer uma comparação entre o que é real e fictício, transmitindo assim lições éticas e religiosas. É comum também a comparação de seres inanimados com pessoas.

Qual é a função do foco?

Foco em geral é tomado como o centro de e é nessa asserção que é tomada como o ponto onde se concentram os raios luminosos que passam por uma superfície transparente. Alternativamente é o ponto de convergência ou donde saem emanações.

O que é foco explique?

O que é Foco:

Foco é um substantivo masculino que significa a nitidez de uma imagem, a visão de um objetivo bem definido, o centro e o ponto de convergência.

Como funciona o foco?

Na fotografia, foco é um ajuste que serve para dar mais nitidez ao assunto da foto. Este recurso é ajustado através da objetiva, girando o anel de focalização até obter a nitidez desejada para as imagens que se pretende manter no plano focal.

Como calcular o grau intermediário?

Como calcular o grau intermediário? Esse grau vai aumentado com o envelhecimento. O grau final para perto é a soma do grau de longe com a adição. Por exemplo, se você tem +1,50 de esférico para longe e adição de +1,25 seu grau final será de +2,75.

O que ocorre com a luz quando ela atravessa uma lente convergente?

A lente convergente, como foi falado, tem a característica de convergir os raios de luz em um ponto específico. Dessa forma, observe a imagem abaixo. Nela temos uma lente convergente e raios de luz que estão se aproximando dela. Quando eles passam por ela começam a convergir para um ponto, que é conhecido como foco.

Como calcular a equação da hipérbole?

Exemplo 2. Encontre a equação reduzida da hipérbole que possui dois focos com coordenadas F2 (0, 10) e eixo imaginário medindo 12. Utilizando a relação notável, obtemos: 102 = a2 + 62 → 100 = a2 + 36 → a2 = 100 – 36 → a2 = 64 → a = 8.

Como se faz uma hipérbole?

Para o ramo da esquerda, com a ponta seca do compasso em F1 e raio qualquer menor que F1C, marque o ponto e1 e com mesma abertura com a ponta seca em e1, marque e2 e do mesmo modo marque e3. Para o ramo da direita proceda da mesma forma, sendo F2d1 = F1e1.

Como encontrar a equação reduzida da Circunferencia?

Equação reduzida da circunferência

Então: (x - xc)2 + (y – yc)2 = R2 → esta é a chamada equação reduzida da circunferência.

Artigo anterior
Qual é o menor município do estado de São Paulo?
Artigo seguinte
O que poderá ser alegado pelo réu na contestação?