O que significa trazer bens a colação?

Perguntado por: Leonor Carlota Torres de Barbosa  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

Assim, trazer bens à colação do inventário significa informar, no processo judicial ou extrajudicial de inventário, aquilo que o herdeiro recebeu do doador para que a parcela da legítima seja igual entre todos os herdeiros necessários.

O que é trazer à colação?

[ Jurídico, Jurisprudência ] Restituição, à massa da herança, dos valores recebidos pelos herdeiros antes da partilha.

Quais doações não estão sujeitas à colação?

As doações remuneratórias de serviços feitos ao ascendente também não estão sujeitas a colação. Sendo feita a doação por ambos os cônjuges, no inventário de cada um se conferirá por metade.

O que são bens sujeitos à colação?

A Colação é o ato pelo qual o herdeiro informa, no inventário, o recebimento de bens em vida, antecipado pelo autor da herança. É instituto de direito material pelo qual os herdeiros necessários restituem à herança as doações feitas em vida pelo ascendente comum.

O que é colação e suas consequências?

A palavra colação tem a sua origem etimológica em collatum, que quer dizer transportar; o beneficiário da doação transfere para a herança do de cujus a liberalidade dele recebida. O descumprimento do dever de colação tem como consequência a pena de sonegação, explicitamente referida no Código Civil de 2002.

O QUE É COLAÇÃO DE BENS? ELA É SEMPRE NECESSÁRIA?

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os casos em que se dispensa a colação?

A dispensa da colação pode ser outorgada pelo doador no próprio instrumento de liberalidade (art. 2.006 do CC) ou em testamento, sendo importante que a declaração inequívoca de que o bem doado pertencia à parte disponível do seu patrimônio, de modo a não alcançar a “legítima“, sob pena de “redução” (art. 2.007 do CC).

Quem são os herdeiros necessários?

Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. Veja tópico Sucessão Legítima. A parte legítima equivale a 50% dos bens do testador, do qual os herdeiros necessários não podem ser privados.

O que é colação em direito Civil?

Trata-se do meio pelo qual os herdeiros necessários restituem aquilo que receberam em vida pelo "de cujus" à herança. ... Esse é um dos dogmas da sucessão legítima: assegurar aos herdeiros a metade da herança".

O que é colação é sonegados?

Colação é o ato no qual os descendentes que concorrem à sucessão do ascendente comum são obrigados, para igualar as legítimas, o valor das doações que dele em vida receberam, sob pena de sonegação (artigo 2.002 do CC).

O que é a doação inoficiosa?

A doação inoficiosa trata-se do ato de liberalidade pelo qual o doador dispõe de mais da metade de seu patrimônio, atingindo, portanto, a legítima dos herdeiros neces- sários. A parte que excede a que o doador poderia dispor em testa- mento é nula.

É possível doação entre descendentes e ascendentes?

Nos termos do art. 496, CC, a doação feita entre ascendente e descendente é válida e não exige a anuência expressa dos outros descendentes, como ocorre na compra e venda.

Qual a diferença entre doação e adiantamento de legítima?

A transferência de bens dos pais a um dos filhos, através de doação, não depende do consentimento dos demais filhos. Contudo, a doação realizada pelos pais aos filhos, com exclusão de um ou mais herdeiros, configura-se adiantamento de legítima (conforme disposto no artigo 544 do Código Civil).

Qual o objetivo do instituto da colação?

O instituto da colação vinha definido pelo artigo 1786 do Código Civil de 1916 como sendo “o ato mediante o qual o co-herdeiro, para assegurar a igualdade das legítimas dos demais, devolve à massa hereditária, em espécie ou em valor, as doações ou dotes com que foi contemplado pelo autor da herança”.

Que valores são dispensados da colação?

O valor das benfeitorias não entram (parágrafo único do artigo 2.004). Como já mencionamos, o novo Código Civil estabelece, no artigo 2.005, que "são dispensados da colação, as doações que o doador determinar saiam da parte disponível, contanto que não a excedam, computando-se o seu valor ao tempo da doação."

O que é ser sonegado?

Significado de Sonegado

adjetivo Tirado às ocultas; bifado, furtado, roubado.

Quem pode ser o testamenteiro?

Testamenteiro universal é a pessoa que possui a posse e administração dos bens, caso não hajam herdeiros necessários deixados em testamento.

Quem não é herdeiro necessário?

Irmãos, sobrinhos e tios também são seus herdeiros (estão na sua linha sucessória); mas eles não são herdeiros necessários: você não é obrigado a deixar nada para eles. Se eles existirem mas você não tiver herdeiros necessários (ascendentes, descendentes, cônjuge), você pode dispor de tudo que tem como bem quiser.

Quem são os herdeiros legítimos de uma pessoa solteira?

São eles: descendentes, ascendentes e cônjuge. Dentro do grupo “descendentes” estão filhos, netos e assim por diante. Da mesma forma que no grupo “ascendentes” estão pais, avós etc. Dessa maneira, quem é solteiro, teve filho e neto, mas o filho veio a falecer, transferirá seus bens ao neto.

Quem são os herdeiros de quem não tem filhos?

Quem herda bens de pessoas solteiras e sem filhos?
  • Descendentes (filhos, netos, bisnetos….);
  • Ascendentes (Pais, avós, bisavós…);
  • Cônjuge/Companheiro (dependendo do caso, pode dividir a herança com descendentes e ascendentes);
  • Colaterais (irmão, sobrinho, tio, primo, tio-avô, sobrinho-neto.)

Quem será os responsável pelo pagamento das dívidas?

Os artigos 1.997 e seguintes do Código Civil tratam das dívidas do de cujus, dispondo que a herança responde pelo pagamento das dívidas e uma vez “feita a partilha, só respondem os herdeiros, cada qual em proporção da parte que na herança lhe coube” limitando assim a responsabilidade dos sucessores. Art.

Em que se constitui o instituto da doação?

No Código Civil brasileiro, a doação é o contrato por meio do qual o doador “transfere” bens ou vantagens: Art. ... Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.

O que pode ser considerado adiantamento de legítima?

A antecipação da legítima trata-se de o herdeiro receber, antecipadamente, a parte que lhe cabe da herança. Como o herdeiro recebe bens e direitos antes da partilha, deverá este, quando ocorrer a abertura da sucessão, entregar os bens, direitos ou valores para colação.

Quando é considerado antecipação de herança?

A antecipação da herança é configurada quando os pais realizam uma doação para os filhos, porém excluem um ou mais herdeiros. Por exemplo, se um casal tem três filhos e resolve fazer a doação de um imóvel para apenas um dos filhos, configura-se como antecipação de herança.

Como declarar doação em adiantamento de legítima?

Embora na doação em dinheiro não haja incidência de imposto de renda, esta deve ser declarada em local próprio, por aquele que recebe a doação (ficha “Rendimentos Isentos e não tributáveis”, no código referente a Transferências Patrimoniais – doações e heranças), informando o valor recebido, nome e o CPF do doador.

Por que na venda de ascendente a descendente é necessária a concordância dos demais herdeiros e na doação não há esta necessidade?

Na compra e venda é necessária a concordância porque não será submetida à colação. ... A venda de ascendente para descendente sem o consentimento dos demais descendentes e do cônjuge é anulável (no regime do CC/16 há quem defendia que era nula).

Artigo anterior
Como são criadas as normas?
Artigo seguinte
É crime recomendar investimento?