Qual a eficácia da sentença da ação popular ambiental?

Perguntado por: Júlia Eduarda Pacheco  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

A sentença na ação popular ambiental terá eficácia de coisa julgada oponível erga omnes se for julgada procedente ou improcedente com apreciação de provas. A coisa julgada é peculiar à natureza do direito tutelado [direito transindividual] e ao fato deste ter sido defendido em juízo por substituto processual.

Quais os efeitos da decisão em ação popular?

Julgada procedente a ação popular deverá o juiz prolator da decisão, decretar a invalidação do ato impugnado, condenar os responsáveis na indenização cabível, além das perdas e danos quando for o caso e condenar os réus no pagamento das custas e sucumbência.

O que é uma ação popular ambiental?

O exercício da ação popular ambiental visa proporcionar ao cidadão o direito de impugnar, preventiva ou repressivamente os atos da Administração que resultem em degradação ambiental, além de apurar e imputar a responsabilidade administrativa e criminal do agente causador do dano.

Como funciona a ação popular?

A ação popular é uma ação constitucional posta à disposição de qualquer cidadão que visa a invalidar ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural (art.

Qual o objetivo do mandado de injunção ambiental?

O mandado de injunção ambiental, regulamentado pela Lei 13.300/2016, é cabível na ausência de normas que regulamentem a proteção do meio ambiente e do clima estável.

Ação Civil Pública e Ação Popular - Ação Popular

20 questões relacionadas encontradas

O que é mandado de segurança coletivo ambiental?

Mandado de Segurança. M andado de segurança é o instrumento processual previsto na Constituição Federal de 1988, no seu artigo 5º., incisos LIX e LXX, para a tutela de direitos líquidos e certos ante ato abusivo ou ilegal de autoridade pública no exercício da função, ou de quem lhe faça as vezes (equiparados pela lei).

Quais são os mecanismos para efetivação da tutela civil ambiental?

A tutela processual do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado poderá ser exercida, via de regra, mas não exaustivamente, por meio dos seguintes mecanismos: ação civil pública, ação popular, mandado de segurança coletivo e mandado de injunção coletivo.

Quando cabe a ação popular?

Qualquer eleitor, inclusive aquele com idade entre 16 e 18 anos, é parte legítima para ingressar com uma ação popular. O cidadão menor de 18 anos pode ingressar em juízo sem precisar de assistência, haja vista que se trata de um direito político previsto pela Constituição.

Precisa ser advogado para entrar com ação popular?

Somente o CIDADÃO possui legitimidade ativa para propor ação popular (CF, art. 5º, LXXIII), devendo constituir advogado para tanto. A qualidade de cidadão será comprovada por meio da juntada de título de eleitor.

Como ficam as custas na ação popular?

O processo de Ação Popular é isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência, ressalvados os casos em que o instrumento tenha sido usado com outros fins que não o da efetiva defesa do patrimônio público.

O que é ação civil pública ambiental?

“Ação Civil Pública é o instrumento processual adequado para reprimir ou impedir danos ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico e a qualquer outro interesse difuso ou coletivo (art. 1°, Lei 7.347/85)”.

Qual a diferença entre ação civil pública e ação popular?

Enquanto a ação popular pode ser ajuizada por qualquer cidadão que tenha titulo de eleitor, a ação civil pública somente pode ser proposta pelos entes legitimados, previstos no artigo 5o da Lei 7.347/85. Outra diferença é que na ação popular, somente a administração pública ou seus agentes podem ser réus no processo.

Quais as ações para preservar o meio ambiente?

20 Dicas para preservar o meio ambiente
  • Não corte, nem pode árvores sem autorização. ...
  • Preserve a vegetação nativa. ...
  • Não altere cursos d'água ou banhados, eles são protegidos por lei. ...
  • Não crie peixes sem licença. ...
  • Respeite os períodos de proibição da pesca.
  • Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.

Quais são os pressupostos para a propositura da ação popular?

O STJ já pacificou o entendimento de que, para a existência de uma ação popular, são necessários três pressupostos: a condição de eleitor do proponente, a ilegalidade ou ilegitimidade do ato e a lesividade decorrente do ato praticado.

Quem julga a ação popular?

O Supremo Tribunal Federal é competente para processar e julgar ação popular cujo pedido seja próprio de Mandado de Segurança coletivo contra ato de presidente da república, “ex vi” do artigo 102, I, d, da Constituição. 2.

Quem pode ser réu na ação popular?

Quanto à legitimidade passiva, podem figurar como réus na ação popular, pessoas jurídicas, públicas ou privadas, pessoas físicas, enfim todos aqueles que foram responsáveis pelo dano ou que obtiveram algum benefício com a lesão ao patrimônio público, no caso da legitimidade passiva, a formação do litisconsórcio passivo ...

Quais os casos que não precisa de advogado?

Em quais situações você não precisa de um advogado
  • Os Juizados Especiais. Os Juizados Especiais nada mais são o que os antigos Juizados de Pequenas Causas. ...
  • Processos Trabalhistas. Problemas trabalhistas acontecem com mais regularidade do que gostamos de admitir. ...
  • Habeas Corpus.

Precisa de advogado para mandado de injunção?

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO

O mandado de injunção, ao contrário de outros remédios, não é gratuito e também precisa da assistência de advogado.

Precisa de advogado para entrar com Mandado de Segurança?

Para acionar a ação do mandado de segurança, é necessária a contratação de um advogado. O prazo para o impetrante entrar com o pedido na justiça é de 120 dias, a partir da data do conhecimento da violação (ou ameaça de violação) de um direito (líquido e certo) seu.

O que pode ser objeto de ação popular?

O objeto da ação popular é o combate ao ato ilegal ou imoral e lesivo ao patrimônio público, contudo, não se exige o esgotamento de todos os meios administrativos e jurídicos de prevenção ou repressão aos atos ilegais ou imorais e lesivos ao patrimônio público para seu ajuizamento.

O que é ação popular exemplos?

Por exemplo: se algum órgão público determina que um prédio histórico tombado deve ser demolido, um cidadão pode entrar com uma ação popular pedindo a suspensão desse ato, evitando que a demolição aconteça.

Quais são os tipos de ação popular?

A ação popular, junto com o Direito de sufrágio, direito de voto em eleições, plebiscitos e referendos, e ainda a iniciativa popular de lei e o direito de organização e participação de partidos políticos, constituem formas de exercício da soberania popular (Constituição Federal Art. 1 e Art.

Qual é o objeto de tutela do direito ambiental?

Este é o bem jurídico (imaterial) essencial à vida de todos. Assim, embora o objeto de tutela do direito ambiental seja o equilíbrio ecológico (macrobem), ele também cuida da função ecológica exercida pelos fatores ambientais bióticos e abióticos (microbens).

Qual o bem juridicamente tutelado pelo sistema jurídico ambiental?

O meio ambiente como bem jurídico tutelado tem como ênfase ser um bem da comunidade, abrange a sociedade e todas as camadas sociais sem qualquer tipo de discriminação diante do interesse de proteção e da natureza social17.

Como é efetuada uma tutela ambiental?

A Constituição Federal, em seu Art. 225, prevê que a tutela do meio ambiente artificial será efetuada por meio de condutas positivas e negativas impostas pelos entes federativos, com o objetivo de protegê-lo e garantir uma condição digna de convivência em harmonia na cidade edificada artificialmente.

Artigo anterior
Quem tem cisto no pulso pode fazer academia?
Artigo seguinte
Como resolver problemas com a Enel?