Como resolver problemas com a Enel?

Perguntado por: Artur Martim Domingues de Pinheiro  |  Última atualização: 29. April 2022
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Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 00 120 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado. No caso de reclamação de não atendimento, é necessário informar o número do protocolo registrado pelo canal de atendimento anterior.

Onde resolver problemas com a Enel?

Fale com a Enel São Paulo
  • Central de Relacionamento da Enel São Paulo. 0800 72 72 120.
  • Deficientes Auditivos. 0800 77 28 626.
  • Ouvidoria da Enel São Paulo. 0800 72 73 110.

Onde ligar para reclamar da Enel?

Você pode entrar em contato pelo telefone 0800 72 73 110, em dias úteis, das 8h às 18h. Para agilizar, lembre-se de informar o número do protocolo do atendimento recebido anteriormente e o número da instalação disponível na conta de energia.

Como reclamar da Enel na Aneel?

ANEEL reclamação telefone

Para falar com os atendentes da ANEEL por telefone, ligue gratuitamente para o número 167. O serviço da Central de Teleatendimento funciona de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite.

Como abrir um processo contra a Enel?

A solicitação deve ser feita até 90 dias após a data do dano pelo site www.enel.com.br; pelo telefone 0800 062 0196 ou nas lojas de atendimento da distribuidora de energia elétrica.

Conta de luz indevida? Conteste já!

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Como entrar no Procon contra a Enel?

O consumidor que tiver dúvidas ou problemas referentes as suas contas de energia elétrica e não conseguiu um retorno satisfatório da empresa, pode procurar o @proconsp, que disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais ...

Como processar a Enel por danos morais?

O consumidor que se sentir prejudicado em casos de corte indevido de energia elétrica pode buscar orientação de advogado especializado em Direitos do Consumidor para requerer, na Justiça, indenização por danos morais e materiais.

Onde reclamar da Enel RJ?

Central de Relacionamento Enel Rio De Janeiro
  • 0800 28 00 120 (Central de Relacionamento Enel Rio de Janeiro)
  • 0800 28 21 887 (Central de Relacionamento Enel Rio de Janeiro Para Deficientes Auditivos)

Como falar com a Aneel?

As solicitações não resolvidas pela concessionária podem ser encaminhadas à Agência por meio dos seguintes canais:
  1. telefone 167;
  2. chat on-line no portal da ANEEL;
  3. 0800-727-0167 (Agências Estaduais Conveniadas);
  4. formulário no portal da ANEEL;

Onde reclamar de empresa de energia?

formulário no site da Aneel;

telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite). Lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia e os números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.

Como reclamar falta de energia?

para falta de energia ou consulta a protocolo, acesse a assistente virtual (todos os dias, 24h por dia); para os demais assuntos, acesse o chat humano (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite); formulário no site da Aneel; telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite).

Quem fiscaliza a Enel SP?

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

Quanto ganha um processo por danos morais?

danos morais de natureza leve: R$ 18.303,18 (3 vezes o teto do INSS); danos morais de natureza média: R$ 30.505,3 (5 vezes o teto do INSS); danos morais de natureza grave: R$ 122.021,2 (20 vezes o teto do INSS); danos morais de natureza gravíssima: R$ 305.053 (50 vezes o teto do INSS).

Como processar a Enel sem advogado?

Para casos até metade desse valor, não é necessário ter um advogado. Quando a disputa envolve relação de consumo, a ação pode ser proposta no juizado mais próximo do domicílio do consumidor, bastando procurar um funcionário para registrar a reclamação.

Qual o valor da indenização por corte de energia indevido?

Cobrança por estimativa da conta de luz e sua ilegalidade. Ainda que esse corte tenha permanecido apenas por um dia ou por mais de 4 horas, as indenizações por dano moral tem girado na monta de R$ 3.000,00 a R$ 15.000,00, dependendo do caso concreto ou seja das peculiaridades que envolveram o corte.

Como reclamar da conta de luz no Procon?

Onde reclamar:
  1. Procon-SP: Formulário cobrança indevida na fatura de energia elétrica.
  2. Aneel: http://www.aneel.gov.br/ Tribula de Justiça de São Paulo: http://www.tjsp.jus.br/
  3. AES-Eletropaulo: https://www.aeseletropaulo.com.br/ MetLife: telefone 0800 746 3420.

Quanto posso pedir de indenização por danos morais?

Quando a ação por dano moral é movida contra um ente público, cabe às turmas de Direito Público do STJ o julgamento do recurso. Seguindo o entendimento da 2ª Seção, a 2ª Turma vem fixando o valor de indenizações no limite de 300 salários mínimos.

Como calcular o valor da causa em ação de indenização?

De regra, o valor da causa, que será indicado ao final da petição inicial, corresponderá ao valor do bem da vida almejado, ou seja, do pedido mediato. Quando é possível essa mensuração de acordo com os critérios fixados na legislação (artigos 259 e 260 do CPC), fala-se em “valor da causa legal”.

O que caracteriza o dano moral?

Os danos morais são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, bem como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade.

Quem controla a Enel?

A Enel Brasil é uma empresa brasileira do ramo de energia elétrica controlada pelo grupo italiano Enel.

Quem fiscaliza a ANEEL?

Trata-se de uma atribuição do Ministério de Minas e Energia.

O que a ANEEL regula e fiscaliza?

A ANEEL fiscaliza

A Agência Nacional de Energia Elétrica fiscaliza as empresas do setor para garantir luz com qualidade. Aquelas que descumprem as normas podem sofrer punições, multas e até perder a concessão.

Que número ligar para falta de energia?

Telefone Enel SP – 0800 72 72 120.

Qual telefone para comunicar falta de energia?

Por tratar-se de uma situação de urgência, entre em contato imediatamente com a Eletropaulo (0800 72 72 196) ou com o Ligue-Ilume pelo 0800 779 0156.

Onde reclamar da CEE?

A CEEE Distribuição tem como canais formais de atendimento o telefone 0800-721-2333, com ligação gratuita para todo o Rio Grande do Sul. Quem está em outros estados pode entrar em contato pelo (51) 3382-4000.

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