Qual a direção e o sentido do campo magnético induzido na espira?

Perguntado por: Wilson Sousa Tavares  |  Última atualização: 28. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (33 avaliações)

O sentido da corrente elétrica induzida, em uma espira, depende da variação do fluxo magnético sobre ela. Caso o polo magnético norte de um imã esteja apontado para a espira e esse ímã aproxime-se, por exemplo, a espira produzirá um campo magnético norte para se opor à tal variação.

Qual é o sentido da corrente induzida na espira?

Quando o imã é afastado da espira, a corrente induzida tem sentido contrário àquele indicado porque, assim, gera um campo magnético cujo polo sul se confronta com o polo norte do imã. Os dois polos se atraem, ou seja, o campo gerado pela corrente induzida na espira se opõe ao movimento de afastamento do imã.

Qual é a direção e sentido do campo magnético induzido na bobina?

Sentido da corrente elétrica induzida

Essa regra afirma que a direção e o sentido do campo magnético gerado por uma corrente elétrica podem ser determinados pelo gesto de fechar os dedos da mão em torno do dedão, que deve estar apontado no sentido que a corrente atravessa o condutor.

Qual é a direção do campo magnético?

As linhas de indução desse campo são concêntricas em relação ao fio. O seu sentido é determinado pela regra da mão direita, de acordo com ela, quando apontamos o polegar no sentido da corrente elétrica, os demais dedos da mão fecham-se no sentido do campo magnético.

Como descobrir o sentido do campo magnético?

Para saber a direção e o sentido do campo magnético, basta usar a regra da mão direita. Para isso, estenda a mão, e faça como se você fosse envolver o fio com seus dedos. Deixe seu dedão apontando no sentido da corrente, ou seja, do positivo para o negativo.

ELETROMAGNETISMO - AULA 10 (CAMPO MAGNÉTICO DE UMA ESPIRA CIRCULAR)

33 questões relacionadas encontradas

Como calcular o campo magnético em uma espira?

Intensidade: pode ser calculada pela expressão: B = μ . i 2 . r . Aqui, r é o raio da circunferência formada pela espira.

Como determinar a direção e o sentido da força magnética que age numa carga em movimento?

Para relacionar o campo magnético, o sentido do deslocamento do corpo e a força magnética, utiliza-se a regra da mão esquerda. Para relacionar os sentidos da força, a corrente e o campo magnético (externo, e não o gerado pela corrente elétrica no fio), utiliza-se a regra do tapa com a mão direita.

Qual a diferença entre campo magnético e indução magnética?

O campo magnético é a região em torno de um ímã onde acontecem as interações magnéticas. Um ímã é, assim, representado por meio de vetor denominado indução magnética. Da mesma forma que as cargas elétricas criam em torno delas um campo elétrico, o ímã cria em torno de si o campo magnético.

O que são as espiras de uma bobina?

Uma espira é um tipo de circuito elétrico que possui diversas funções voltadas, principalmente, à produção de campo magnético, eletricidade e energia mecânica. É componente dos geradores de energia elétrica, assim como dos motores elétricos, dos transformadores, indutores e de vários outros dispositivos.

O que é uma espira circular?

Resumindo: Uma espira circular percorrida por uma corrente i, cria em seu centro um campo magnético retilíneo perpendicular ao seu plano, cuja intensidade é dada pela fórmula acima, a direção é perpendicular ao plano da espira e o sentido é dada pela regra da mão direita.

O que é um campo magnético induzido?

Quando a corrente elétrica passa pelo primeiro enrolamento, um campo magnético é produzido pela bobina, sendo então concentrado e transmitido através da barra de fero. A segunda bobina, exposta ao campo magnético oscilante, gera um campo magnético induzido, contrário àquele que é transmitido pela barra de ferro.

Quais são as características do vetor campo magnético no centro da espira?

(FCC-SP) Uma espira circular é percorrida por uma corrente elétrica contínua, de intensidade constante. Quais são as características do vetor campo magnético no centro da espira? É constante e paralelo ao plano da espira. No centro da espira é nulo.

Como é o campo magnético de uma espira circular?

Uma espira percorrida por uma corrente elétrica origina um campo magnético análogo ao do ímã e, então, atribui-se a ela um polo norte, do qual as linhas saem; e um polo sul, ao qual elas chegam.

O que acontece com a corrente elétrica induzida na espira de cobre quando o ímã é afastado da espira a a corrente elétrica induzida aumenta?

Variação da Corrente Induzida: Ímã da Espira de Cobre

Isso ocorre porque a força eletromotriz induzida é diretamente proporcional à taxa de variação do fluxo magnético. Portanto, à medida que o ímã se distancia da espira, a corrente elétrica induzida na espira de cobre diminui progressivamente.

O que ocorre na indução elétrica?

Indução eletromagnética é um fenômeno da Física que está relacionado ao surgimento de uma corrente elétrica por meio de um condutor, imerso em um já existente campo magnético, no momento em que se dá a variação do fluxo que atravessa tal campo.

Como funciona o campo magnético de uma bobina?

Quando percorridos por uma corrente elétrica, eles passam a funcionar como eletroímãs, produzindo um campo magnético constante em seu interior. A intensidade do campo magnético produzido nos solenoides é diretamente proporcional à corrente elétrica que os percorre, bem como ao número de espiras que os formam.

Quando se enrola fio em espiras se forma uma?

Uma bobina constitui-se de um fio condutor enrolado de tal modo que forma pelo menos uma espira. Se por ela passar uma corrente elétrica, gera-se um campo magnético no sentido perpendicular ao plano da bobina.

Qual é a intensidade do campo magnético no centro da espira?

intensidade do vetor indução magnética no centro da espira depende da intensidade da corrente elétrica, do raio da espira e do meio onde ela se encontra.

Como o campo magnético gera a corrente elétrica?

Um campo magnético variável gera um campo elétrico induzido, também variável. Este campo elétrico variável dá origem a um campo magnético variável. Então, quando houver cargas elétricas aceleradas, vai haver produção de ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas são geradas pela movimentação de cargas.

Como uma bobina gera energia?

Seu funcionamento parte do principio de que, quando a corrente elétrica passa num enrolamento de fios, gera-se um campo magnético e, inversamente, quando se interrompe um campo magnético, gera-se eletricidade em qualquer enrolamento de fio dentro das linhas de força do campo magnético.

Onde o campo magnético é mais forte?

Na região dos polos vemos que as linhas de indução magnética estão mais próximas umas das outras, sendo assim, consideramos que próximos aos polos o campo magnético é mais intenso.

Qual a direção e o sentido da força magnética?

A força magnética é sempre perpendicular (90°) à velocidade da partícula carregada e ao campo magnético, simultaneamente. Como a força magnética faz um ângulo de 90° com a velocidade da partícula, a velocidade não se altera, somente o seu sentido e direção, logo a força magnética não realiza trabalho.

Qual é a diferença entre direção e sentido?

Portanto, podemos atribuir o termo direção sempre que estivermos tratando de: direção horizontal, direção vertical, direção circular. Já o termo sentido estará sendo empregado em: da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita, de baixo para cima, de cima para baixo, sentido anti-horário, sentido horário.

Qual é a direção e o sentido da força elétrica sobre a carga?

Força elétrica é força que uma carga elétrica exerce sobre outra. Ela é repulsiva para cargas de mesmo sinal e atrativa para cargas de sinais opostos.

Artigo anterior
Como limpar o histórico do Windows?
Artigo seguinte
Quantos são os nervos periféricos?