Qual a diferença entre cumulativo é acumulativo?

Perguntado por: Clara Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)

Assim, acumulativo é utilizado mais para caracterizar o ato de acumular coisas e cumulativo é usado para expressar efeitos sobrepostos em uma escala.

O que é o efeito cumulativo?

adjetivo Que acumula com o passar do tempo; cuja quantidade, valor, número aumenta com o tempo: juros cumulativos; efeito cumulativo. Que se realiza por cumulação, por acumulação, por acúmulo.

O que é algo cumulativo?

1. Que se faz ou se exerce por acumulação. 2. Que pertence a mais de um.

O que é um desconto cumulativo?

Esse recurso é muito utilizado no e-commerce nos dias de hoje. Nesses casos, o valor a ser devolvido pode ser simplesmente transferido para a conta do cliente ou, então, aparecer como desconto ou bônus em sua conta para as próximas compras. Justamente por isso que podemos chamar de desconto cumulativo.

O que significa não é cumulativo?

Os impostos não cumulativos são aqueles que incidem sobre o valor agregado entre uma operação e outra. Na prática, o contribuinte tem o direito de compensar em operações futuras o tributo pelo qual ele já pagou – em um sistema de créditos e débitos.

Qual a diferença entre os regimes CUMULATIVO e NÃO CUMULATIVO (PIS/COFINS)?

23 questões relacionadas encontradas

O que é regime cumulativo e não cumulativo?

Até então, os tributos cumulativos eram a única opção às empresas. No caso do PIS e COFINS não cumulativo há créditos para o abatimento das comercializações anteriores. Esses créditos são descontados do valor pago ao Governo. Outros impostos já usam o regime não cumulativo, como é o caso do ICMS.

Porque o ICMS é um imposto não cumulativo?

O ICMS será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.

O que é um desconto não cumulativo?

"Promoção Não Acumulativa" quer dizer que nenhum cupom de desconto ou promoção anunciados em nosso site ou através de qualquer outra mídia podem ser utilizados na compra de produtos que já se encontram "em promoção"ou "em liquidação" em nosso site.

O que é um desconto progressivo?

Entre elas, podemos citar o desconto progressivo. Essa é uma estratégia que estimula o consumidor a comprar mais, em contrapartida, a loja oferece diversos descontos nos preços. Ou seja, quanto mais o consumidor comprar, maiores serão as reduções de valores oferecidas a ele.

O que é requisitos cumulativos?

Como já foi dito, os pressupostos formais não são alternativos, são cumulativos, ou seja, para ser válida uma medida provisória precisa ao mesmo tempo possuir os dois requisitos.

O que é uma prova cumulativa?

Avaliação cumulativa

Essa avaliação é aquela voltada à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. O professor trabalha junto com o aluno e o acompanha em seu dia a dia. Assim, o estudante recebe orientações contínuas, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

O que significa cumulativamente no direito?

2. Que pertence a mais de um. 3. Diz-se das disposições legais sobre hipóteses já prevenidas por outras disposições.

Quem pode optar pelo regime não cumulativo do PIS e COFINS?

Nesse cenário enquadram-se as pessoas jurídicas que tributam pelas regras do Lucro Presumido, pois apresentam PIS e COFINS cumulativos. ... A legislação informa que apenas as pessoas jurídicas tributadas pelas regras do Lucro Real se enquadram nessa situação. Os percentuais são de 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS.

O que é progressivo na Netshoes?

DESCONTO PROGRESSIVO

Para participar da promoção “GANHE 10% OFF”, “GANHE 15% OFF” ou “GANHE 20% OFF”, o cliente deverá inserir 1 ou mais produtos da lista selecionada no carrinho, de acordo com as seguintes faixas: GANHE 10% OFF na compra de 2 itens. GANHE 15% OFF na compra de 3 itens.

Como funciona o desconto progressivo da Hering?

A regra do desconto progressivo depende de qual campanha está ativa no site, sendo que o desconto é aplicado em cima do valor total do pedido.

É correto afirmar que o ICMS tem incidência Não-cumulativa?

NÃO CUMULATIVIDADE DO IMPOSTO

O imposto é não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou por outro Estado.

Quando o ICMS se torna cumulativo?

O ICMS pode se Tornar um Imposto de Caráter acumulativo e não permitir o crédito quando: - O adquirente for consumidor final da mercadoria, Salvo Exceções:(Na Revenda de mercadoria há uma exceção que permite o crédito de IPI quando a PJ adquire material destinado para revenda passa a ser equiparada a indústria.

É correto dizer que o ICMS deve ser não cumulativo e seletivo?

O ICMS, de acordo com o estabelecido na CF, será não cumulativo e poderá ser seletivo em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços. ... A CF estabelece que o ICMS deve ser cumulativo e, em razão da essencialidade das mercadorias e dos serviços, não seletivo.

O que é COFINS não cumulativa?

O regime não cumulativo do PIS e do COFINS consiste em deduzir, dos débitos apurados de cada contribuição, os respectivos créditos admitidos na legislação. A sistemática é denominada "regime de não cumulatividade do PIS e COFINS".

O que é o regime da não cumulatividade?

Regime não cumulativo é um regime tributário em que uma empresa pode não recolher PIS e COFINS, caso eles já tenham sido recolhidos em uma operação anterior da mesma cadeia produtiva. Dessa forma, não há recolhimento cumulativo.

Quais impostos são cumulativos?

São exemplos de impostos cumulativos:
  • Imposto sobre Serviços (ISS);
  • Programa de Integração Social (PIS); e.
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Quem pode ser do regime cumulativo?

O regime cumulativo é um tipo de regime tributário que pode ser escolhido por um empreendedor. Nele, todos os impostos que são pagos em uma determinada operação – como importação, por exemplo -, não são abatidos nas próximas operações da empresa.

Quais os contribuintes estão obrigados ao recolhimento do PIS e da COFINS sobre as receitas financeiras?

Art. 6º São contribuintes da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a receita ou faturamento as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) (Lei Complementar nº 70, de 1991, art.

Quem está sujeito ao regime de incidência cumulativa?

1) Regime de Incidência Cumulativa

As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no Lucro Presumido ou arbitrado estão sujeitas à incidência cumulativa.

Artigo anterior
Como é a floresta tropical ou equatorial?
Artigo seguinte
Qual a configuração eletrônica do íon Ca2+?