Qual a diferença existente entre a concha dos moluscos gastrópodes e bivalves?

Perguntado por: Jaime Manuel Miranda Moura Anjos  |  Última atualização: 10. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (74 avaliações)

Gastrópodes: possuem geralmente uma concha leve e em espiral; Bivalves: possuem conchas duplas e com uma região articulada de ligação que permite a abertura e o fechamento da concha; Cefalópodes: possuem conchas internas, como as lulas (geralmente reduzidas), ou ausentes, como nos polvos.

Qual a diferença entre gastrópodes e bivalves?

Alguns gastrópodes não possuem conchas e utilizam outros mecanismos de defesa como eliminar substâncias desagradáveis para afastar os inimigos. Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas. Bivalves – Estes possuem o corpo formado por uma concha de duas partes chamadas de valvas.

Como é a concha dos gastrópodes?

A concha típica dos gastrópodes é uma espiral cônica assimétrica, composta de voltas tubulares e contendo a massa visceral do animal. Esta concha funciona como um refúgio que o animal pode transportar. Os gastrópodes exibem conchas de uma variedade infinita de cores, formas e esculturas.

Como é a concha dos bivalves?

A concha dos bivalves é constituída por duas peças (valvas), unidas por um ligamento que normalmente é visível do exterior quando as valvas estão fechadas. As conchas glicimeris têm um contorno circular ou oval, umbos muito pronunciados, e são estriadas ou macias. Vivem em luras na areia ou lodo, no litoral.

Como podemos diferenciar os 3 principais grupos de moluscos Quais são eles?

Atualmente são conhecidas mais de 100.000 espécies de moluscos, as quais podem ser divididas em várias classes, sendo Gastropoda, Bivalvia e Cephalopoda as três principais. O filo Mollusca constitui o segundo maior filo de invertebrados, ficando atrás apenas dos artrópodes.

MOLUSCOS - BIVALVES - Ensino Fundamental

23 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características dos moluscos e como elas variam entre os diferentes grupos como bivalves gastrópodes e cefalópodes?

Estrutura e Organização dos Moluscos

são dotados de concha externa bivalve. Os gastrópodos tem uma concha externa única ( espiralada ) e os cefalópodes tem concha interna ( “pena” ) ou não tem concha. O sistema circulatório dos moluscos é do tipo aberto ou lacunoso. A excreção é feita por nefrídios que formam rins.

Qual é a principal característica do grupo dos bivalves?

Os bivalves são um grupo de organismos que são encontrados nos ambientes aquáticos, tanto marinhos quanto de água doce. Eles caracterizam-se por serem formados por uma concha composta por duas valvas articuladas, as quais possuem uma espécie de dobradiça.

Como identificar um bivalve?

Nos bivalves, contrariamente aos outros moluscos, não é possível distinguir a cabeça. 0 corpo é constituído essencialmente por um pé e uma série de lâminas branquiais (ctnedia) podendo, ou não, existir um par de sifões 0 manto tem a forma de duas abas simétricas que recobrem o corpo do animal e segregam as valvas.

Quais são os tipos de conchas?

A forma e o tipo de concha são características usadas na classificação dos moluscos. Esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.

Para que serve a concha dos gastrópodes?

Concha de gastrópode com forma espiral. Figura 5. Lesmas terrestres com conchas internas e re- duzidas. essa cavidade mantenha sempre o seu formato de cúpula, para que o ar possa circular, e é a concha que permite isso.

O que caracteriza os gastrópodes?

Animais invertebrados que apresentam o corpo coberto por uma concha espiralada que os torna assimétricos. Palavra-chave: moluscos, univalvos, massa visceral, manto.

Qual é a função da concha dos moluscos?

As conchas estão presentes na maioria dos moluscos marinhos externamente, como nas ostras, ou internamente, como nas lulas; e possuem a função de sustentar e proteger esses animais, que possuem o corpo mole.

Por que os bivalves não possuem rádula?

01 A rádula é ausente nos bivalves porque estes são animais que se alimentam de organismos planctônicos, filtrando a água pelas brânquias.

Qual é a estrutura ausente em bivalves?

Os moluscos não bivalves possuem, ainda, uma estrutura chamada de rádula: uma camada externa e cheia de espinhos da língua, que permite que esses organismos raspem o alimento para engolir.

Quais são os moluscos bivalves?

Bivalvia (bivalves): nesse grupo encontramos representantes que apresentam concha dividida em duas metades, as quais estão articuladas. As duas metades da concha mantêm-se fechadas com a ajuda de músculos fortes. Os bivalves são exclusivamente aquáticos e apresentam brânquias usadas na alimentação e nas trocas gasosas.

Quais são os exemplos de bivalves?

São exemplo de bivalves os mexilhões, os pectinideos, as ostras e as vieiras. Atendendo ao número de espécies, os bivalves são a segunda classe de Moluscos, com cerca de 20 000 espécies distribuídas por águas doces e salgadas.

Qual é o maior molusco conhecido?

O molusco Pinna nobilis, um dos maiores do mundo, está ameaçado. A espécie é vítima de um parasita identificado há três anos na costa espanhola. O crescimento dessa "praga aquática" é favorecido pelas mudanças climáticas. O desastre não é visível na superfície do Mediterrâneo.

Como os moluscos bivalves?

Os moluscos bivalves são constituídos por uma concha dividida em duas valvas. A concha é o exoesqueleto que protege a parte mole do animal. Eles são organismos filtradores, obtendo alimento (microalgas e matéria orgânica) suspenso na coluna da água por um processo de seleção destas partículas.

Quanto tempo vive o molusco bivalve?

Nas águas frias do Ártico, os bivalves da espécie Arctica islandica podem viver até mais de 500 anos.

Como é o pé dos bivalves?

O pé tem a forma de uma lâmina e é utilizado sobretudo para o animal se enterrar. As brânquias da maioria dos Bivalves juntam à sua função de trocas gasosas a de captura de alimento.

Como se locomove o bivalves?

Possuem um pé músculoso que permite ao animal cavar lodos e areia. A grande maioria das especies vivem enterradas, porém algumas espécies se locomovem na coluna da água com pequenos “saltos” como as vieiras, ou vivem migrando de lugar conforme o ciclo da maré.

Em qual ambiente os bivalves vivem?

Os bivalves são um grupo extremamente bem sucedido e diversificado. São animais exclusivamente aquáticos, mas podem ocorrer em ambientes de salinidade diversa como água salgada, doce ou salobra. A maioria das espécies é bentónica e vive junto ao fundo.

O que tem dentro da concha do mar fechada?

A concha pode ser entendida como uma carapaça protetora de animais marinhos de corpo mole, como os moluscos. Ela é formada por nácar, uma mistura orgânica de camadas de bifes (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermediária de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio cristalizado.

Artigo anterior
Quando o homicídio é consumado?
Artigo seguinte
Quais são os principais eixos do comércio mundial?