Qual a diferença entre vacância e exoneração?

Perguntado por: Camila Soraia Pinho Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

A vacância ocorre quando o cargo público é desocupado, isto é, se torna vago. A vacância de cargo público decorrerá de exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, posse em cargo inacumulável e falecimento.

Qual a diferença entre Vacancia e exoneração?

33. No caso da vacância, o servidor mantém o vinculo funcional com o cargo anterior, até o final do estágio probatório do novo cargo. 2) Exoneração? A exoneração, é o desligamento voluntário do servidor ou então a sua dispensa de forma não punitiva.

O que é pedido de Vacancia?

É a desocupação de cargo público federal, com a geração de vaga, por motivo de posse em outro cargo público inacumulável, sem que haja interrupção do tempo de serviço público e mantida a relação jurídica estabelecida entre o interessado e a União.

O que é a vacância do cargo público?

A palavra vacância pode ser entendida como “vago”. Logo, a vacância de cargo público pode ser entendida, portanto, como a liberação ou desocupação de determinado cargo. O cargo em si também pode ficar livre por motivos específicos.

Como funciona a vacância?

A vacância é quando o cargo público fica vago. ... Quando o cargo público está vago ou desocupado, fala-se cargo vacante. Em nossa legislação, ocorre a vacância de cargo público nas seguintes hipóteses: exoneração; demissão; promoção; readaptação; aposentadoria; posse em outro cargo inacumulável; falecimento.

Qual a diferença entre demissão e exoneração? #AGU Explica

41 questões relacionadas encontradas

Quem tem direito a Vacancia?

Servidor público estatutário pode solicitar a declaração de vacância do seu cargo ao tomar posse em outro cargo não acumulável, desde que essa hipótese esteja expressamente prevista na legislação estatutária à qual ele se submete como uma das situações que resultam em vacância de cargo.

Quando é possível pedir vacância?

O conhecidíssimo "pedido de vacância" é a forma pela qual é comumente conhecido o pedido de declaração de vacância pela posse em outro cargo inacumulável, previsto no art. ... Entre esses casos de vacância, podemos citar a exoneração, a demissão, o falecimento e a aposentadoria do antigo ocupante do cargo, agora vago.

Qual é o significado de Vacancia?

Vacância, no mercado financeiro, é o termo que usamos para identificar as porções de um investimento imobiliário que não estão gerando rentabilidade.

O que é Vacancia e de que forma ocorre?

O termo vacância significa vago. Quando falamos de vacância de cargo ou emprego público está relacionada a liberação, ou desocupação, de algum cargo. É bastante comum que o cargo fique vago ou desocupado por motivos como exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria ou falecimento.

O que é cargo em extinção na Vacancia?

No que pertine à extinção de cargos na vacância, entendemos que a não incidência no cômputo seria possível nas contratações realizadas, para desempenharem atividades-meio, na medida em que estes cargos forem extintos, sendo desnecessário aguardar a vacância de todos os cargos existentes.

Como fazer uma declaração de Vacancia?

Nome:_______________________________________________________ CPF nº ______________________ Matrícula nº _____________________ Órgão:________________________________________ vem requerer de Vossa Excelência a declaração de VACÂNCIA do cargo __________________________________a partir de ____/____/______, em razão de ...

Quem tem direito a recondução?

Servidor federal estável, submetido a estágio probatório em novo cargo público, tem o direito de ser reconduzido ao cargo ocupado anteriormente, independentemente da esfera administrativa a que pertença o novo cargo.

Quando devo pedir exoneração para assumir outro cargo público?

Não há tempo mínimo para se pedir exoneração. Se for após o período do estágio probatório não haverá recondução ao cargo anterior, perdendo assim o vínculo público. O que acontece na maioria das vezes é pedir exoneração do cargo atual para tomar posse em outro cargo, para o qual foi aprovado em concurso público.

Que quer dizer exoneração?

A exoneração é o desligamento do servidor. Ela pode ocorrer a pedido do servidor público que não pretende mais trabalhar naquele cargo da Administração, ou por iniciativa da Administração.

O que é exoneração a pedido?

Exoneração a pedido: é a manifestação unilateral e expressa de vontade do servidor em deixar de ocupar o cargo na instituição. Exoneração de ofício: dá-se em duas situações: quando o servidor não é aprovado no estágio probatório, e não possui caráter punitivo.

Quem foi exonerado pode prestar concurso?

Servidor exonerado pode fazer concurso público? O funcionário público que passou por uma exoneração, que é o processo administrativo decorrente de um desligamento voluntário ou sem caráter punitivo, pode prestar um novo concurso a qualquer momento, sem restrições.

Como sair de um cargo público para outro?

No caso do servidor de cargo de provimento efetivo ou de carreira a exoneração se dá a pedido, ou de ofício pela administração, de duas formas: quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; ou, quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

O que precisa para pedir exoneração?

Como pedir exoneração de cargo público municipal?
  1. cópia do documento de identificação oficial;
  2. cópia da certidão de casamento ou divórcio, se houver;
  3. cópia do termo de desligamento — que deve ser lavrado na unidade de exercício do funcionário, comprovando a data do seu afastamento;
  4. cópia do último contracheque;

Quem já é concursado pode fazer outro concurso?

Respondendo diretamente e de forma objetiva, é possível sim, desde que você esteja no período que chamamos de estágio probatório. Trata-se do intervalo de tempo em que o servidor é avaliado pelos seus superiores, no que diz respeito às atividades que está realizando no cargo em que ocupa.

Quanto tempo demora um pedido de exoneração?

Conforme previsto na LC 263/80, o servidor público pede a exoneração, deverá aguardar, em serviço, pelo prazo de 15 dias para que a tenha efetivamente concedida. Mas este prazo pode ser dispensado se não houver prejuízo ao serviço público. Diferentemente ocorre com a exoneração de cargo em comissão.

Quando a pessoa pede exoneração pode voltar?

Exoneração a pedido pode ser revertida? ... Esse caso é quando ocorre a retratação, ou seja, o pedido de desistência da exoneração, antes da publicação da portaria com a exoneração. Dessa forma, ele poderá retornar ao seu cargo anterior normalmente.

Quando é configurado um caso passível de exoneração de ofício?

Para exoneração de ofício: a) Quando não satisfeitas às condições do estágio probatório. b) Quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

Como funciona a recondução?

A recondução do servidor público é um processo de readmissão do empregado que, tendo ocupado cargo estável, seja reprovado em estágio probatório de um segundo cargo. Ainda, esse tipo de provimento de cargo público se aplica também em casos no qual o ocupante original de determinada função é reintegrado ao seu posto.

O que é recondução em cargo público?

Recondução é o retorno, à atividade, do(a) servidor(a) estável ao cargo anteriormente ocupado, em decorrência de não aprovação em estágio probatório em outro cargo, desistência do cargo a que estava submetido a estágio probatório ou reintegração do ocupante anterior do cargo.

Qual a diferença de reintegração e recondução?

Recondução. A última forma de provimento em cargo público é a recondução. Ela é o retorno de servidor estável ao cargo anteriormente ocupado. Esse retorno pode ocorrer por inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou em caso de reintegração do anterior ocupante do cargo.

Artigo anterior
O que é 700 caracteres?
Artigo seguinte
Quais são as causas de acidentes com resíduos?