Qual a diferença entre união estável e concubinato?

Perguntado por: Henrique Rúben Martins  |  Última atualização: 13. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (2 avaliações)

No concubinato os envolvidos são aqueles que chamamos de amantes e na união estável são os parceiros, companheiros ou conviventes. No concubinato, os envolvidos têm impedimentos para o casamento. Não podem se casar por um ou ambos serem casados.

Qual a diferença de união estável para concubinato?

A expressão união estável, adotada pela atual Constituição brasileira, veio substituir a expressão concubinato. Podemos dizer, então, que união estável era o concubinato não adulterino, ou puro.

Quais os direitos de quem vive em concubinato?

Nesse caso, esse novo casal que se formou tem direitos e deveres por lei. Se essa concubina (o) não trabalhava e se dedicava ao lar, tem direito a pensão por morte e, em caso de separação do casal, ela (ou ele) tem direito aos bens adquiridos juntos com o cônjuge, e essa a decisão judicial acima mencionada.

O que é uma relação de concubinato?

O concubinato é uma relação interpessoal e sexual entre um homem e uma mulher em que o casal não quer ou não pode casar-se plenamente.

O que é uma declaração de concubinato?

Atualmente, o concubinato vem definido no artigo 1727 do Código Civil como a relação impedida e que não pode ser considerada como entidade familiar. Trata a lei como concubinato a relação não eventual entre o homem e a mulher, impedidos de casar.

CONCUBINATO X UNIÃO ESTÁVEL X UNIÃO ESTÁVEL PUTATIVA - DIREITO DE FAMÍLIA - AULA A DOIS

15 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de concubinato?

Há, portanto, apenas duas possibilidades: a união entre pessoas desimpedidas que é a chamada de união estável (antigo concubinato puro) e a união entre pessoas impedidas é chamada de concubinato (antigo concubinato impuro).

Qual é a lei do concubinato?

LEI No 8.971, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994.

Quais os efeitos do concubinato?

O efeito do concubinato que se dá ênfase, neste momento, é o direito à pensão por morte, benefício com a finalidade da manutenção econômica da família, cuja subsistência foi abalada pela perda do segurado (morte) que auxiliava no sustento da família.

Em que situação o concubinato concubina poderá participar da herança?

Partilha de bens em concubinato impuro exige comprovação de esforço comum. Nos casos de concubinato impuro – relação afetiva em que uma das pessoas já é casada –, a partilha de bens somente é possível se comprovado que o patrimônio adquirido decorreu de esforço comum.

Qual a diferença entre companheira e concubina?

Assim, companheiros são o homem e a mulher que instituem, em união estável, uma convivência pública, contínua e duradoura, e estabelecida com o objetivo de constituição de família (CC/02, artigo 1.723). Concubinato é a relação não eventual entre o homem e a mulher, impedidos de casar (CC/02, artigo 1727).

Qual a diferença entre concubinato puro e impuro?

O concubinato puro se referia àquelas pessoas que não casavam por opção, visto não possuir nenhum impedimento legal. Já o concubinato impuro referia-se às relações entre um homem e uma mulher, que se estabeleciam contrariamente às condições impostas ao casamento, ou seja, materializadas nos impedimentos matrimoniais.

O que é o concubino?

Que ou quem vive ou se relaciona com outra pessoa como se estivesse casado com ela.

Quem vive em união estável é convivente?

Na prática, as pessoas que vivem em união estável usam o termo “companheiro (a)” ou “convivente” para se referir ao seu estado civil.

Quais os pontos negativos da união estável?

Uma das principais desvantagens da união estável. em relação ao casamento, é que quando uma pessoa. é casada, salvo se o regime de bens for o da. separação total, é necessária a assinatura do outro.

Quais os dois tipos de união estável?

Existem duas maneiras de oficializar a união estável entre duas pessoas: por meio de contrato particular ou por meio de escritura pública. Para realizar pelo primeiro modo, o contrato é firmado pelo casal na presença de um advogado de família.

Quem tem união estável tem cônjuge?

Lembrando que os pares que são casados no papel, chamamos de “cônjuge” ou “esposo, esposa, marido”. Na União Estável são chamados de “companheiros”.

Qual o entendimento do STF a cerca dos direitos no concubinato?

Em plenário virtual, os ministros do STF decidiram que uma mulher que viveu por três anos uma relação de concubinato não tem direito à pensão por morte do homem.

Quando a companheira não tem direito a herança?

Assim, se o companheiro possuir bens antes da união estável, e vier a falecer sem deixar ascendentes, descentes ou colaterais até o 4º grau, o companheiro sobrevivente não terá direito a sucessão, seguindo a ordem de vocação hereditária prevista no artigo 1.844, onde os bens serão entregues ao município por ser ...

Sou amante a três anos tenho algum direito?

Não. O Código Civil é claro em afirmar que as relações não eventuais entre homem e mulher, impedidos de casar, constituem concubinato (termo que hoje é interpretado apenas para dizer que uma pessoa é impedida de casar, sem qualquer conotação pejorativa).

Qual era o papel de uma concubina?

Na Bíblia, uma concubina era uma mulher adquirida por um homem como esposa secundária. Seu objetivo era fornecer um herdeiro masculino no caso de uma esposa estéril, fornecer mais filhos em geral para aumentar a força de trabalho e a riqueza da família e satisfazer os desejos sexuais do homem.

O que a lei diz sobre união estável?

A lei não exige mais um prazo mínimo de relacionamento para a configuração da união estável. Veja o que diz a lei: Código Civil - Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002.

Como era a vida de uma concubina?

As concubinas eram as mais belas e educadas escravas, que cantavam e dançavam para o sultão. Em geral, tinham direito a só uma noite de amor com ele. Mas, se engravidassem, viravam amantes regulares – por supostamente serem mais férteis para gerar herdeiros.

Quais são os direitos e deveres dos conviventes?

2° São direitos e deveres iguais dos conviventes: I - respeito e consideração mútuos; II - assistência moral e material recíproca; III - guarda, sustento e educação dos filhos comuns.

Qual é o direito de uma amante?

Em suma, entende-se que caso seja configurada essa união estável, o amante tem sim o direito à meação, que é a parte do patrimônio que cabe aos companheiros, assim como o direito à herança, desde que esses bens tenham sido adquiridos na constância do relacionamento.

O que é concubinato adulterino?

Como assevera o autor supra, o concubinato adulterino, mesmo que considerada entidade familiar, caracteriza-se como relacionamento simultâneo ao casamento, por conseguinte violador do princípio da monogamia, e que por isso não poderia ser protegida pelo Estado.

Artigo anterior
O que é self ego id e superego na psicologia?
Artigo seguinte
Qual o tempo de vida de uma pessoa que tem LMC?