O que é pimenta do reino?

Perguntado por: Cláudia Renata Marques Lima Garcia  |  Última atualização: 17. Dezember 2021
Pontuação: 4.1/5 (74 avaliações)

A pimenta-preta, também conhecida como pimenta-redonda e, no Brasil, como pimenta-do-reino, é uma das mais antigas e conhecidas especiarias. É o produto agrícola de maior influência em eventos históricos podendo ser traçado um paralelo com a importância do petróleo nos tempos modernos.

Porque o nome de pimenta-do-reino?

A pimenta preta (Piper nigrum) no Brasil é conhecida como pimenta do reino. ... Depois da colonização no Brasil passou a se chamar pimenta do reino, pois vinha de Portugal e logo do reino. A especiaria era muito utilizada na culinária real, pois resistia mais tempos às longas viagens de navio.

Que mal faz a pimenta-do-reino?

Realmente, o condimento não é 100% absorvido pelo sistema digestivo (como praticamente tudo o que ingerimos). Mas isso não quer dizer que ele vai ficar no seu corpo eternamente. O restante simplesmente é eliminado nas fezes. Portanto, fique tranquilo e saiba que a pimenta-do-reino não faz mal, muito pelo contrário.

Qual é a pimenta-do-reino?

Os diferentes tipos de pimenta-do-reino

Apesar de sua versão mais conhecida ser a pimenta-preta, existem algumas variações desta especiaria. Da espécie Piper nigrum é possível se utilizar a pimenta-verde, branca e preta, todas em um diferente estágio do mesmo grão. Já a pimenta-rosa diz respeito a uma espécie a parte.

Para que serve a pimenta-do-reino?

Benefícios da pimenta do reino para a saúde

Um dos mais conhecidos é o auxílio no sistema digestivo e na absorção dos nutrientes. Assim, ajuda a evitar azia e prisão de ventre. Ela também atua como um termogênico natural, acelerando o metabolismo e a queima de calorias.

Benefícios da Pimenta do Reino - Para Que Serve? Faz Mal? Como Usar? [DICAS]

30 questões relacionadas encontradas

Qual os benefícios do chá da pimenta do reino?

Benefícios da pimenta-do-reino para a saúde
  1. Ajuda a prevenir câncer e envelhecimento precoce. ...
  2. Tem propriedades anti-inflamatórias. ...
  3. Promove a saúde do cérebro. ...
  4. Reduz os níveis de açúcar no sangue. ...
  5. Pode reduzir os níveis de colesterol. ...
  6. É um tempero versátil. ...
  7. Melhora a digestão e a saúde intestinal.

Quais os benefícios do chá de pimenta do reino?

O chá preparado com a pimenta do reino é conhecido como um medicamento popular oriundo da medicina Ayurvédica para auxiliar no tratamento de tosses e dores de garganta, em decorrência das propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que as pimentas apresentam.

Qual a diferença da pimenta preta para a pimenta-do-reino?

A diferença está apenas na secagem. A versão preta é seca com a película que a envolve, o que garante mais picância, e a branca passa por esse processo sem a casca — por isso, tem sabor suave. Forma de uso: a planta é consumida seca, em grãos ou moída. Pode-se acrescentar na receita antes do cozimento e nas marinadas.

Quanto consumir de pimenta-do-reino por dia?

Espalhar uma pitada de pimenta-do-reino todos os dias nos alimentos é o suficiente para obter os seus benefícios. A melhor maneira de aproveitar suas propriedades é usar os grãos de pimenta frescos para serem moídos na hora pois assim mantém-se todos os seus componentes nutricionais.

Qual pimenta-do-reino e mais forte?

A pimenta preta de Tellicherry, da costa de Malabar na Índia, é considerada por chefs como a melhor pimenta-do-reino do mundo.

Quais são os efeitos colaterais da pimenta?

Em geral, as pimentas têm propriedades nutritivas e fazem bem ao organismo, mas, no Brasil, o consumo é tão baixo que seus valores nutritivos não fazem tanta diferença. Em excesso, porém, a pimenta pode causar irritações na boca, no estômago e no intestino.

Quem tem pressão alta pode comer pimenta do reino?

Quem tem pressão alta pode comer pimenta? Sim, pois a pimenta pode ajudar a reduzir a pressão alta. Um estudo chinês descobriu que a substância que torna a pimenta picante é responsável também por aumentar a produção de óxido nítrico – molécula que protege os vasos sanguíneos contra inflamação.

Quais os sintomas de alergia a pimenta?

Conforme o alergista e imunologista clínico Daniel More informou em artigo, uma alergia a especiarias também pode provocar sintomas como:
  • Inchaço nos lábios e outras regiões do corpo;
  • Congestão nasal;
  • Urticária – erupção ou lesão na pele com manchas ou placas vermelhas e coceira;
  • Náusea;
  • Diarreia;

Quais as características e formas de utilização da pimenta-do-reino?

A pimenta-do-reino é usada em larga escala como condimento, proporcionando sabor agradável e facilitando a digestão dos alimentos, sendo consumida também pelas indústrias de carnes e conservas e, ainda, nas indústrias farmacêuticas. É utilizada na culinária de diversos países.

Pode misturar pimenta-do-reino com cominho?

Dica: A pimenta-do-reino preta e o cominho formam uma dupla incrível, mas tenha cuidado pois essa mistura produz sabores fortes e picantes.

Quais são as características da pimenta-do-reino?

Características Morfológicas: Espécie perene, arbustiva e trepadeira, que apresenta frutos na forma de pimenta preta, pimenta branca e pimenta verde. As folhas são sempre inteiras com disposição alternadas. O caule é frequentemente articulado e a inflorescência geralmente é do tipo espiga.

Onde é usada a pimenta-do-reino?

A Pimenta-do-reino em Pó é um dos condimentos mais apreciados no mundo e vai bem com quase tudo. Ela agrega sabor a todo tipo de carne grelhada, cozida ou assada. Pode ser usada em saladas de verduras e legumes, ovos, omeletes e suflês.

Quem tem pedras nos rins pode comer pimenta-do-reino?

“O risco oferecido pela pimenta-do-reino é praticamente nulo e também não é preciso excluir alimentos específicos do cardápio sem recomendação médica”, tranquiliza Ita Heilberg, coordenadora do Ambulatório de Litíase Renal da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo.

Para que serve cúrcuma com pimenta preta?

Cúrcuma com Pimenta Preta é uma combinação chave, uma vez que a Pimenta Preta aumenta a absorção da curcumina pelo organismo. Além disso, juntas formam um excelente suplemento para o bem-estar e melhora da saúde em geral. Previne doenças, possui ação antioxidante e fortalece a saúde cerebral.

Qual o valor da pimenta-do-reino?

Mercado da pimenta-do-reino

A maior parte da produção vem de pequenas propriedades, que encontram nessa cultura uma forma de renda importante: cada pimenteira adulta produz 5 quilos do produto, que é vendido a cerca de R$ 10 por quilo.

Para que serve açafrão com pimenta do reino?

Curcumina no açafrão e piperina na pimenta preta melhoram a saúde devido às suas qualidades anti-inflamatórias, antioxidantes e combate a doenças. ... Quando combinadas, a curcumina e a piperina tendem a ter um efeito maior sobre a inflamação, digestão, redução da dor e combate ao câncer.

Como usar folha de pimenta para furúnculo?

Modo de uso: emplastro. Modo de preparo: a folha deve ser aquecida para se proceder ao emplastro. Recomenda-se sobrepor, à parte afetada (furúnculo), a face adaxial (superior ou ventral) da folha, localmente referida como o 'peito' da folha.

Como emagrecer com pimenta do reino?

Como usar a pimenta para emagrecer

Para ajudar a emagrecer, a pimenta deve ser usada na forma fresca, desidratada ou em molhos caseiros, podendo ser adicionada às refeições, especialmente o almoço e o jantar.

Para que serve a Pimenta-do-reino branca?

Pimenta-do-reino branca pode ser utilizada em caldos e molhos brancos. ... Assim como as outras, ela é utilizada para complementar pratos culinários (sobretudo caldos e molhos claros ou brancos) e pode ser encontrada na forma seca, em grãos ou moída.

Quais os benefícios que a pimenta traz para a saúde?

Poderoso termogênico natural, a pimenta é capaz de acelerar o metabolismo do nosso organismo, favorecendo a queima de gordura, o aumento do gasto calórico e, por tabela, o emagrecimento.

Artigo anterior
O que significa mmhg na pressão arterial?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora o bacalhau a cozer?