Qual a diferença entre um argumento válido é correto?

Perguntado por: Enzo David Antunes Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)

Um argumento é formado por um conjunto de proposições das quais uma é a conclusão e as demais são premissas. Um argumento é válido quando é possível justificar adequadamente a conclusão através das premissas e é correto quando, além de ser válido, também possui premissas verdadeiras.

Qual a diferença entre um argumento válido é inválido?

Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.

Quando um argumento é considerado válido?

Definição. Um argumento é válido se, e somente se, todas às vezes que suas premissas são verdadeiras, sua conclusão também o é. A partir dessa definição podemos estabelecer o seguinte método. (2) há um caso (linha da tabela-verdade) com premissas verdadeiras e conclusão falsa e, portanto, o argumento não é válido.

O que é um argumento correto?

Um argumento é dito correto se e somente se: O argumento é válido. Todas suas premissas são verdadeiras.

O que é um argumento válido de um exemplo?

Tal conclusão não precisa ser uma verdade: se fosse assim, seria independente das premissas. Exemplo: Todos os gregos são humanos e todos os seres humanos são mortais, portanto, todos os gregos são mortais. Argumento válido, pois se as premissas são verdadeiras a conclusão deve ser verdadeira.

Argumento Válido vs Argumento Inválido

30 questões relacionadas encontradas

O que é a validade de um argumento?

Um argumento é válido se, em qualquer contexto em que suas premissas s˜ao simultaneamente verdadeiras, a sua conclus˜ao também é verdadeira. Um argumento é inválido se n˜ao é válido, isto é, se existe ao menos um contexto no qual as suas premissas s˜ao simultaneamente verdadeiras e a sua conclus˜ao é falsa.

O que é argumento indutivo exemplos?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. Quando dizemos que todos os homens que nascerem irão morrer porque até hoje ninguém deixou de morrer, estamos usando um argumento indutivo.

O que é um argumento válido Brainly?

Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa.

O que é uma argumentação dedutiva?

Os argumentos estão tradicionalmente divididos em DEDUTIVOS e INDUTIVOS. ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. Premissa : "Todo homem é mortal." Premissa : "João é homem."

Quais são os tipos de argumentos?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

Como saber se uma argumento é válido ou não?

Para que o argumento seja válido, não basta que a conclusão seja verdadeira. É preciso que as premissas e a conclusão estejam relacionadas corretamente. Distinguir os raciocínios corretos dos incorretos é a principal tarefa da lógica. Os argumentos sempre apresentam uma ou mais premissas e uma conclusão.

Como chamamos um argumento válido que tem premissas verdadeiras?

Feitas estas considerações, podemos dizer que um argumento dedutivo é válido quando as premissas e a conclusão estão de tal maneira relacionadas que é impossível o caso de as premissas serem verdadeiras e a conclusão falsa.

Como classificar um argumento?

Os argumentos podem ser válidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser válidos, com premissas falsas e conclusão falsa. Os argumentos podem ser válidos com premissas falsas e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser inválidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira.

Qual é a diferença entre uma conclusão válida é uma conclusão verdadeira?

Uma proposição é verdadeira quando se refere a um fato real e falsa quando não. “Válido” e “inválido” são valores usados para qualificar o processo de inferência. Quando uma conclusão é tirada de uma ou mais premissas, ela pode ser considerada válida ou inválida.

Qual dos argumentos é válido Natália vai à praia Se Beto for?

Qual dos argumentos é válido? Natália vai à praia se Beto for. Logo, Natália não vai a praia, pois Beto não vai.

Quais as regras dos raciocínios válidos?

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: Dedução corresponde a determinar a conclusão.

O que é argumento dedutivo e indutivo?

Diferença entre argumentos dedutivos e argumentos indutivos

argumentos dedutivos têm a conclusão necessariamente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras; argumentos indutivos têm a conclusão provavelmente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras.

O que é um argumento dedutivo e indutivo?

Diferença entre Método Dedutivo e Método Indutivo

Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

O que é o método dedutivo?

O método dedutivo é uma estrutura de pensamento lógico que permite testar a validade de informações já existentes. Ele é utilizado para resolução de problemas de física e matemática, por exemplo, que necessitam da aplicação prática de conceitos ou premissas gerais em situações específicas.

Qual é o melhor método de argumentação?

É importante que o leitor identifique que os argumentos utilizados possuem relação com o ponto de vista defendido pelo autor. Por isso, a argumentação precisa ser linear e feita de maneira lógica e estratégica, evitando confusões interpretativas por parte do leitor.

O que é a consequência lógica filosofia?

A consequência lógica é a relação entre as premissas e a conclusão de um argumento válido. Estas definições tendem a ser circulares; fornecer uma explicação razoável para consequência lógica e para o acarretamento constitui um tópico importante da Filosofia da lógica.

O que é indução exemplo?

A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos. Exemplo: “Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.

O que é o método indutivo?

O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. Somente a partir dessa análise é possível desenvolver uma teoria, na qual serão apresentadas premissas com o intuito de chegar a conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

O que são perguntas indutivas?

São perguntas, por exemplo, que visam a identificação da testemunha para os jurados ou que se referem a fatos que estão devidamente descritos nos autos, às vezes até repetidamente.

O que é a validade?

O vocábulo 'validade' tem como significado comum: qualidade ou condição de algo que se encontra em condições de produzir os efeitos dele esperados; valimento. No âmbito jurídico 'validade' não possui único significado e sim aspectos particulares, pelos quais se pode a compreender.

Artigo anterior
Qual a importância do arquivista para a empresa?
Artigo seguinte
Como tirar sensor de proximidade do WhatsApp Motorola?