Qual a diferença entre tumor benigno e maligno?

Perguntado por: António Gonçalves Baptista  |  Última atualização: 11. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

Tumores benignos crescem devagar e de forma limitada; já os tumores malignos, em geral, crescem rápido e tendem a ser invasivos. Apesar dos tumores algumas vezes serem cancerígenos, tumor e câncer não são sinônimos. Tumor se refere a um crescimento celular anormal em qualquer parte do corpo.

Como é o tumor maligno?

O tumor maligno, também chamado de neoplasia maligna, é o que dá nome à doença câncer. Consiste na multiplicação anormal, descontrolada, rápida e agressiva das células, que têm a capacidade de invadir outros órgãos e tecidos além da origem.

Como saber se um tumor é maligno ou benigno?

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.

O que um tumor benigno pode causar?

Dependendo do tamanho, os tumores benignos podem comprimir os órgãos e os tecidos vizinhos. Se estiverem em uma região cerebral, podem trazer risco de morte ao paciente.

Qual é a diferença entre câncer e tumor?

O câncer é a forma maligna do tumor, com a capacidade de crescer desordenadamente e se disseminar para outras regiões do corpo, enquanto os tumores benignos possuem crescimento ordenado e com limites bem definidos.

Qual a diferença entre tumor maligno e tumor benigno?

20 questões relacionadas encontradas

Quando tumor vira câncer?

O câncer ocorre quando existe uma alteração que as leva à replicação sem controle, formando o tumor maligno.

Qual o tipo de câncer mais fácil de ser curado?

Confira a seguir os sete tipos de câncer com maior chance de êxito nos tratamentos, de acordo com a American Cancer Society:
  • Câncer de mama. ...
  • Câncer de próstata. ...
  • Câncer testicular. ...
  • Câncer de tireoide. ...
  • Melanoma. ...
  • Câncer do colo do útero. ...
  • Linfoma de Hodgkin.

Tem cura tumor benigno?

O tumor benigno tem cura e na maioria dos casos não precisa de tratamento. O médico pode simplesmente acompanhar o tumor para se certificar que ele não causa nenhum problema. Caso os sintomas sejam um problema, o tratamento do tumor benigno é a cirurgia para removê-lo sem danificar os tecidos circundantes.

Quem tem tumor benigno tem mais chance de ter câncer?

É importante saber que a maioria dos tumores benignos não possuem risco de desenvolvimento e/ou evolução para o câncer. Converse com seu médico, ele é o profissional indicado para lhe orientar, indicar tratamento e acompanhamento de seu caso.

É necessário retirar um tumor benigno?

Em muitos casos, os tumores benignos não precisam de tratamento. O médico pode preferir apenas acompanhá-los para verificar seu desenvolvimento. Se eles causarem sintomas, é possível realizar tratamentos que vão desde a cirurgia até através de procedimentos realizados pelo radiologista intervencionista.

Quando o tumor é benigno precisa fazer quimioterapia?

O tratamento dos tumores benignos é realizado, na maioria das vezes, por meio de cirurgia. O médico retira todo o tumor e, em geral, isso resolve o problema, curando o paciente. No caso dos tumores malignos, o tratamento pode seguir a linha tradicional, com radioterapia, quimioterapia e, eventualmente, cirurgia.

Quais os sintomas de um tumor benigno?

Um tumor benigno, apesar de "benigno" no nome, pode causar alguns impactos na qualidade de vida e manifestar sinais como:
  • Nódulos.
  • Sangramentos;
  • Dor de cabeça, tontura ou problemas na visão;
  • Perda de apetite ou de peso;
  • Dores e desconfortos no local onde surgiu;
  • Dificuldades na respiração.

Quais são os sete sintomas do câncer?

Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes:
  • Perda de peso inexplicável.
  • Fadiga.
  • Suores noturnos.
  • Perda de apetite.
  • Dor nova e persistente.
  • Problemas com a visão ou audição.
  • Enjoos e vômitos frequentes.
  • Sangue na urina.

Quais as chances de cura de um câncer maligno?

Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são curados. No Brasil estima-se que este número seja menor, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos bem mais tardiamente. Podemos, portanto, concluir que há casos de câncer que têm cura e outros não.

Qual o tipo de câncer que não precisa fazer quimioterapia?

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

Qual o tipo de câncer que mais mata?

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:
  • pulmão (1,76 milhão de mortes)
  • colorretal (862 mil mortes)
  • estômago (783 mil mortes)
  • fígado (782 mil mortes)
  • mama (627 mil mortes)

Onde fica o tumor benigno?

O que é um tumor benigno

Há vários exemplos de tumores benignos que são comuns, como: Pólipos: mais encontrados no intestino, após uma colonoscopia; Lipomas: tumor composto por gordura que pode surgir em qualquer local do corpo; Miomas: formados por fibras e tecido muscular e que aparecem na cavidade uterina.

Qual o formato de um tumor benigno?

✅ Formato e aparência: Muitos tumores benignos podem ser sentidos como uma massa ou nódulo perceptível ao toque. Já os malignos podem apresentar alterações na cor, tamanho e forma.

Como saber se o resultado da biópsia é maligno ou benigno?

O resultado do exame deve ser interpretado pelo médico que solicitou e pode indicar ausência de células cancerígenas (nódulo benigno) ou presença de células cancerígenas ou tumorais (nódulo maligno).

Qual a probabilidade de um tumor benigno virar maligno?

Não. Um nódulo benigno não pode virar maligno, seja na mama, na tireoide ou em qualquer outro local do corpo. Um tumor benigno será sempre benigno e não pode tornar-se um tumor maligno (câncer). Ambos possuem comportamentos celulares que os diferenciam desde a origem.

Como tratar tumor benigno sem cirurgia?

  1. O principal tratamento para nódulo benigno tireoide é a ablação de tireoide, um procedimento minimamente invasivo realizado a partir da radiofrequência que necrosa o nódulo e conserva as funções do órgão.
  2. Sim, a ablação da tireoide funciona!

Qual é a causa do tumor?

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

Qual é o câncer mais silencioso?

O câncer de ovário é conhecido como um “assassino silencioso” porque muitos dos sintomas mais óbvios só se desenvolvem quando ela já atingiu um estágio mais avançado.

Qual o tipo de câncer que não tem cura?

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.

Qual é o pior câncer maligno ou benigno?

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.

Artigo anterior
Porque meu bebê é tão vermelho?
Artigo seguinte
Como Moyers classifica as Maloclusoes?