Por que as briófitas são mais comuns em regiões úmidas?

Perguntado por: Madalena Branco Lopes  |  Última atualização: 12. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (69 avaliações)

Para atingir a oosfera, os anterozoides precisam nadar até ela, sendo, necessária, portanto a presença de uma película de água. Em virtude dessa necessidade, as briófitas, geralmente, são encontradas em ambientes úmidos.

Por que as briófitas precisam viver em ambiente úmido?

Ainda que sejam os primeiros indivíduos presentes no ambiente terrestre, as briófitas são altamente dependentes de água, tanto para o transporte de nutrientes quanto para reprodução. Por isso, são encontradas, na maioria das vezes, em ambientes úmidos, próximos a locais de água-doce e com sombras.

O que as briófitas e as pteridófitas são mais comuns em locais úmidos e sombreados?

Resposta: Porque elas precisam de água pra se reproduzirem, já que seus anterozóides (gameta masculino) nadam até a oosfera, local onde ocorre a fecundação.

Porque as briófitas necessitam de ambientes úmidos para a perpetuação da espécie?

As briófitas necessitam de água para a reprodução para que as flores sejam fecundadas. As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois os frutos são dispersados pela água. As briófitas necessitam de água para a reprodução, pois o gameta feminino precisa nadar em direção ao gameta masculino.

Porque as briófitas são dependentes da água?

A reprodução das Briófitas é completamente dependente da água, pois elas possuem gametas masculinos flagelados, os anterozóides (n), que nadam até os gametas femininos, as oosferas (n), para que ocorra a fecundação.

BRIÓFITAS - BOTÂNICA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

31 questões relacionadas encontradas

Por que a ocorrência de briófitas e pteridófitas é restrita principalmente aos ambientes úmidos?

A ocorrência de briófitas e pteridófitas é restrita, principalmente, aos ambientes úmidos porque essas plantas não possuem vasos condutores de seiva (xilema e floema) altamente especializados, como as angiospermas, que permitem a condução de água e nutrientes de forma mais eficiente e rápida.

Porque as briófitas e as pteridófitas dependem da água para sua reprodução?

Nessas plantas observa-se a necessidade de água para que a fecundação ocorra. Isso deve-se ao fato de que os gametas masculinos são flagelados e precisam nadar até o gametófito feminino para fecundarem a oosfera (gameta feminino).

Qual o ambiente propício para o crescimento das briófitas?

As briófitas são plantas, em sua maioria, terrestres e que vivem geralmente em ambientes úmidos e sombreados.

Como as briófitas absorvem água e nutrientes?

As plantas terrestres precisam também se fixar ao substrato. No caso das briófitas, quem realiza esta função são estruturas chamadas rizóides. Como as briófitas não possuem sistema vascular, o transporte de água e nutrientes tem de ser feito célula a célula, através de, respectivamente, osmose e difusão.

Porque os musgos são mais comumente encontrados em ambientes úmidos?

Ademais, os musgos geralmente crescem em regiões úmidas e abrigadas da luz (como interior de florestas ou próximas de rios), pois não possuem estruturas para evitar de forma eficiente a perda de água por transpiração.

Qual é a consequência da germinação de um esporo de Samambaia?

Após a liberação dos esporos, eles caem em um local propício e germinam, formando um gametófito bissexuado (n), verde e com formato semelhante a um coração. Além dessas características, é possível observar a presença de rizoides que garantem a permanência do gametófito no substrato.

Como ocorre o processo de reprodução das pteridófitas?

Reprodução das pteridófitas

Assim como nos demais vegetais, na reprodução sexuada das pteridófitas ocorre a alternância entre dois tipos de gerações, uma haplóide (n) e outra diplóide (2n). Por isso o ciclo é chamado de haplodiplobionte. A geração haplóide é o gametófito, estrutura que produz gametas através da mitose.

Quais são os principais representantes das briófitas?

Musgos, hepáticas e antóceros são exemplos de briófitas. Os musgos são plantas de pequeno porte que formam verdadeiros tapetes verdes. Briófitas são plantas avasculares que apresentam como representantes musgos, hepáticas e antóceros.

Como ocorre o transporte de água nos musgos?

A água é absorvida pelas raízes das plantas e transportada até as folhas através do xilema. Esse transporte ocorre devido à transpiração, onde a evaporação da água nas folhas cria uma tensão que puxa a água para cima.

Como as briófitas obtêm água se não possuem vasos condutores?

A outra grande diferença entre os grupos se refere aos vasos condutores de seiva. Nas briófitas, eles estão ausentes, e o transporte de água e nutrientes é feito de célula em célula, por difusão – um processo muito lento.

Qual é o habitat das briófitas?

Ao estudar ecossistemas costeiros, verificou-se que as briófitas são comuns em manguezais, no caxetal, nas restingas e nos topos de morros, mas algumas espécies são diferentes entre esses tipos de ambientes, tornando-os únicos e importantes para a proteção e preservação da brioflora.

Como as plantas que vivem na água conseguem oxigênio para sobreviver?

O oxigênio é absorvido através dos estômatos e também é por meio deles que elas perdem água. Porém, isso não acontece na forma líquida, mas sim na de vapor. Existem estômatos espalhados por todo o corpo da planta.

Porque as briófitas não crescem muito?

Em virtude da ausência de vasos condutores, as briófitas não conseguem atingir grande porte (a maioria delas apresenta altura máxima de 10 cm). Esse baixo porte deve-se ao fato de que água e outros nutrientes devem ser distribuídos pelo corpo da planta célula a célula.

Qual é o ciclo de vida das briófitas?

Nas briófitas, a fase dominante no ciclo de vida é a gametofítica, ou seja, a fase responsável pela produção de gametas. Sobre a reprodução das briófitas, marque a alternativa incorreta: a) O esporófito é dependente nutricionalmente do gametófito.

Qual a planta que não tem flor e nem fruto?

Pteridófitas: se reproduzem por esporos, não possuindo sementes, frutos e flores. São exemplos: samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas.

Por que as briófitas podem ser chamadas de anfíbios do mundo vegetal?

As briófitas e os anfíbios podem ser, realmente, comparados entre si por viverem ambos em ambientes úmidos e necessitarem de água para o encontro de seus gametas.

Porque as briófitas são consideradas plantas avasculares?

As briófitas são um grupo de plantas avasculares, ou seja, não possuem tecidos condutores de água e nutrientes, caracterizando-se por seu pequeno porte e vida em ambientes úmidos e sombreados.

Artigo anterior
Qual é a origem dos bancos?
Artigo seguinte
O que é a energia da biomassa?