Qual a diferença entre traumatismo craniano e traumatismo Cranioencefalico?

Perguntado por: Eduardo António Melo  |  Última atualização: 20. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (75 avaliações)

O traumatismo craniano é uma lesão que atinge somente o crânio, normalmente ocasionada por um forte impacto. Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico.

Qual a diferença entre traumatismo craniano e traumatismo crânio-encefálico?

O termo traumatismo craniano se refere a qualquer dano causado a cabeça devido a um trauma. O termo mais correto, na verdade, é traumatismo cranioencefálico, porque inclui as partes moles (pele, subcutâneo, músculos), ossos cranianos e o conteúdo do crânio, incluindo o cérebro.

Quais são os três tipos de traumatismo craniano?

Por convenção, a gravidade da lesão cerebral é inicialmente definida pelo GCS:
  • 13 a 15 é TCE leve.
  • 9 a 12 é TCE moderado.
  • 3 a 8 é TCE grave.

Qual traumatismo é considerado mais grave?

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

O que causa traumatismo cranioencefálico?

Causas comuns de traumatismo craniano são quedas (especialmente em idosos e crianças pequenas), acidentes com veículos motorizados, agressões físicas e acidentes durante a prática de esportes ou atividades recreativas.

TRAUMATISMO CRANIANO JOGADOR OU TRAUMA NO CRÂNIO: O que significa? Tem diferença ? #cortes 🎬 ✂️

43 questões relacionadas encontradas

O que significa trauma crânio encefálico?

Os traumatismos cranioencefálicos são divididos entre abertos (quando há a exposição do tecido cerebral provocada por fratura ou perfuração do crânio) ou fechados (sem exposição dos tecidos), e classificados como primários (lesões com manifestações imediatas) ou secundários (lesões que se manifestam horas, dias e até ...

O que é um trauma cranioencefálico?

O politraumatismo é a lesão em duas ou mais partes do corpo, causadas por trauma externo, como em um acidente. "Casos de politraumatismo podem incluir as mais variadas lesões, como fraturas de membros, do crânio e da coluna; e também lesão em órgãos abdominais, no cérebro e lesões vasculares.

Quais os sinais clínicos de gravidade no trauma cranioencefálico?

hipertermia por desregulação do Centro Termorregulador; alterações da visão; ferimento ou hematoma no couro cabeludo; deformidade do crânio (depressão ou abaulamento);

O que acontece com uma pessoa que teve traumatismo craniano?

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio que geralmente é provocada por uma pancada forte na cabeça, podendo causar sintomas como perda da consciência e/ou memória, confusão mental ou dor de cabeça e, em alguns casos, lesões cerebrais graves.

Quais as complicações do trauma crânio encefálico?

Hidrocefalia. A hidrocefalia comunicante é a forma mais comum após o TCE e ocorre quando a obstrução é no espaço subaracnóideo. Pacientes com hidrocefalia podem apresentar náuseas, vômitos, cefaleia, papiledema, demência, ataxia e/ou incontinência urinária.

Quais as regiões mais afetadas por um TCE?

Os locais de ocorrência mais comuns são os lobos temporal e frontal, que são as regiões mais vulneráveis quando há impacto direto.

Qual o tratamento para traumatismo cranioencefálico?

O tratamento do TCE grave visa à monitorização da Pressão Intracraniana (PIC) e à manutenção da perfusão cerebral, bem como otimização da oxigenação e da Pressão Arterial (PA) e o controle da temperatura, glicemia, convulsões e outros potenciais insultos que possam levar à lesão cerebral secundária.

Como fica a pupila quando se tem um traumatismo craniano?

Numa vítima com lesão cerebral, uma pupila subitamente dilatada revela que o III nervo craniano, que está situado paralelamente ao tronco cerebral, foi empurrado para baixo com o aumento da pressão intracraniana.

Quais as sequelas do TCE?

Casos moderados a graves podem deixar sequelas como: Problemas cognitivos, como irritabilidade, lentidão, mudanças de comportamento, perda de memória e déficit de atenção); Distúrbios de movimento, como paralisia e perda de equilíbrio; Convulsões.

Qual exame detecta traumatismo craniano?

A avaliação por imagem do traumatismo crânio-encefálico (TCE), no atendimento emergencial, até o presente, deve ser realizada preferencialmente pela tomografia computadorizada (TC). A TC além de diagnosticar fraturas ósseas, também pode avaliar lesões parenquimatosas e hemorragias ou coleções extra-axiais.

Qual o tipo de cirurgia para traumatismo craniano?

A depender do que o paciente teve pode ser necessário fazer mais de uma cirurgia. Se ele teve uma lesão intracraniana e precisou de uma neurocirurgia para evacuar um hematoma, fazer uma craniectomia descompressiva, isso é uma cirurgia que precisa acontecer de forma imediata.

Quem sofre traumatismo craniano volta ao normal?

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Quais os graus de traumatismo craniano?

A partir da GCS, o paciente pode ser classificado em 3 categorias de gravidade:
  • Leve (13-15);
  • Moderado (9-12);
  • Grave (3-8).

Quanto tempo demora uma cirurgia de traumatismo craniano?

Nos procedimentos em que é necessária a abertura de uma “janela” no crânio (ou craniotomia) para acesso a lesões cerebrais, como um aneurisma cerebral, por exemplo, a cirurgia pode durar de 2 a 8 horas, ou mais, a depender da complexidade do procedimento.

Qual conduta pode ser adotada uma vítima de TCE grave?

Condutas no TCE grave (GCS 3-8)

No cenário de TCE grave, a prioridade inicial é garantir a estabilização do paciente, assegurando vias aéreas desobstruídas, respiração adequada e circulação eficaz. A intubação endotraqueal pode ser necessária para garantir uma ventilação controlada e a administração de oxigênio.

Como está classificado o trauma cranioencefálico?

Por convenção, a gravidade da lesão cerebral é inicialmente definida pelo GCS: 13 a 15 é TCE leve. 9 a 12 é TCE moderado. 3 a 8 é TCE grave.

Quais os cuidados de enfermagem diante de um trauma cranioencefálico?

Manter cabeça alinhada e decúbito elevado a 30°C. Observar a circulação como: verificação de pulso, coloração, temperatura e umidade da pele. Manter acesso venoso calibroso ou cateter venoso central para quantifi- cação da volemia, realizando balanço hídrico a cada hora.

Quanto tempo de observação após TCE?

Na observação de um paciente com TCE leve se evoluir com melhora dos sintomas pode receber alta com segurança em 12 horas ou menos7(B).

Porque os médicos abrem os olhos das pessoas e colocam uma luz?

Talvez um dos procedimentos mais temidos, por trazer algum desconforto, seja dilatar a pupila. O exame é realizado para aumentar propositalmente o tamanho das pupilas durante a consulta oftalmológica Assim, o médico consegue examinar completamente a saúde do nervo óptico e da retina.

O que uma pancada na cabeça pode causar a longo prazo?

O risco de declínio cognitivo e demência praticamente dobra nas pessoas que sofreram pancadas na cabeça. Leia mais no artigo do dr. Drauzio. Estudos revelam que pessoas que sofreram pancadas na cabeça podem apresentar declínio cognitivo e demências.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para descongelar hambúrguer?
Artigo seguinte
Como chamar homens?