Qual a diferença entre transporte coletivo e individual?

Perguntado por: Inês Sofia de Ramos  |  Última atualização: 10. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (34 avaliações)

Conforme esta concepção, se a viagem é personalizada, a exemplo do que ocorre com os táxis, seria o caso de transporte individual de passageiros. Por outro lado, se a viagem é realizada em itinerários fixos, como ocorre com os serviços públicos municipais de ônibus, estaria se falando em transporte coletivo.

O que são transportes coletivos e individuais?

O transporte individual proporciona uma maior flexibilidade, tanto de trajectos como de destinos em relação ao seu principal concorrente, o transporte colectivo, que se encontra normalmente limitado no que toca ao trajecto, de modo a servir todos os passageiros, oferecendo para além disso, uma gama de destinos bastante ...

Qual a diferença entre transporte público e transporte coletivo?

Já o transporte coletivo é aquele não individual e com características de deslocamento diário dos cidadãos. De acordo com o consultor legislativo Rodrigo Borges, ele, por muitas vezes, é entendido como sinônimo de transporte público, pois é utilizado para conduzir uma grande quantidade de usuários.

Quando é considerado transporte coletivo?

Transporte público ou transporte coletivo é um sistema de transporte para passageiros por conjuntos de viagens em grupos para uso pelo público geral, normalmente administrados em horários programados, operados em rotas estabelecidas e que cobram uma taxa por cidade.

É um meio de transporte coletivo?

Os principais meios de transporte urbano motorizado de passageiros são o ônibus, o automóvel, o trem e o metrô.

TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO X INDIVIDUAL

29 questões relacionadas encontradas

Qual é o meio de transporte individual?

Como reflexo das mudanças proporcionadas pelo novo coronavírus, a mobilidade individual está em forte crescimento, por meio do uso de carros particulares, bicicletas, patinetes e scooters elétricos.

Quantas pessoas é considerado transporte coletivo?

Micro-ônibus: veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até vinte passageiros. Ônibus: veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de vinte passageiros, ainda que, em virtude de adaptação com vista à maior comodidade destes, transporte número menor.

O que é serviço público de transporte coletivo?

O Transporte Público Coletivo de Passageiros é considerado um serviço de utilidade pública e que, em regra, se opera por meio dos contratos de concessão ao particular, os quais estão sujeitos a um regime jurídico abrangendo princípios, normas e regulamentos que devem ser observados.

Quem é o responsável pelo transporte coletivo?

A Constituição Federal de 1988 estabelece que o transporte público coletivo urbano é atribuição dos poderes públicos municipais, responsáveis pelo seu planejamento, implementação e gestão — o que inclui o próprio financiamento do serviço.

Por que o uso de transporte coletivo?

Ao optar pelo transporte coletivo, o cidadão contribui para a redução das emissões de poluentes, favorece a mobilidade urbana e gera economia, na medida em que colabora para um desenvolvimento sustentável.

Quais são os meios de transporte coletivo?

O transporte coletivo (que abrange metrô, trem, ônibus, escolar e fretado) foi responsável por 15,3 milhões de viagens diárias no ano passado.

Que vantagens do transporte coletivo oferece em relação ao individual e desvantagens?

Resposta verificada por especialistas

Facilita a mobilidade do trânsito dentro das cidades; Seu uso disseminado pode contribuir para a conservação das cidades. Desvantagens : Os ruídos produzidos por ônibus e metrôs podem fazer mal à saúde (poluição sonora);

Qual é o meio de transporte coletivo mais antigo?

O primeiro meio de transporte coletivo usado no Brasil foi o bonde de tração animal, chamado de bonde Sant'Anna e adotado em 1872. O serviço esbarrava na falta de flexibilidade das operações, já que o bonde não fazia curvas e era obrigado a ir e vir na mesma linha de trilhos.

Como se classifica o transporte coletivo de passageiros?

O transporte de passageiros pode ser classificado como internacional, interestadual ou intermunicipal.

Quais são as desvantagens do uso do transporte coletivo?

DESVANTAGENS: Superlotação a que está sujeito, principalmente nos horários de pico, tempo gasto nos pontos e estações, falta de segurança nos pontos de espera, inflexibilidade da rota e dos horários, tempo gasto com caminhadas até os pontos ou estações e impossibilidade de transportar cargas.

O que diz a lei sobre transporte público?

A Lei Federal n° 10.233/2001, que regula o serviço de transporte coletivo interestadual, foi pontualmente alterada pela recente Lei n° 14.298/2022. Quanto aos operadores de fretamento, foi explicitamente vedada a venda de bilhete de passagem (artigo 13, V, "a").

Quem é o dono do metrô?

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).

Quem trabalha na SPTrans é funcionário público?

A SPTrans contrata todos os seus funcionários e serviços por meio de seleção pública.

O que é um transporte coletivo interestadual?

Serviço de transporte público coletivo prestado aos passageiros com ônibus de características urbanas, entre localidades/cidades próximas situadas em: Estados/Unidades da Federação diferentes: Transporte Interestadual; Países diferentes: Transporte Internacional.

Qual o meio de transporte que não para para pegar passageiro?

Trem chinês não precisa parar na estação para pegar passageiros; veja vídeo. SÃO PAULO – A China é famosa por seus trens tecnológicos, como um em Xangai que utiliza tecnologia de levitação para andar em alta velocidade.

Por que o transporte público é pago?

Na maioria das cidades, o sistema de ônibus é uma concessão, ou seja, é um serviço permitido a uma empresa. Assim, não é público em sua totalidade. Você paga porque usa um serviço. Mesmo nas cidades onde há a gratuitade, você paga pelos impostos.

Quem tem direito a transporte público de graça?

Vamos começar pela idade. O artigo 39 da lei 10.741/2003 do Estatuto do Idoso prevê apenas que pessoas com 65 anos ou mais não paguem para andar de ônibus e metrô. Só que em algumas cidades e estados, a gratuidade no transporte público coletivo foi regulamentada para quem tem idade entre 60 e 64 anos.

O que diz o artigo 181?

O Anexo I do CTB define estacionamento como a “imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros”, ou seja, comete as infrações previstas no artigo 181 o condutor que mantém o veículo imobilizado por qualquer outra finalidade que não seja estritamente para o embarque ...

Qual o papel do governo federal em relação ao transporte coletivo de passageiros?

A Constituição Federal de 1988 (CF/88) define que o papel da União no transporte e na mobilidade urbana é instituir diretrizes para os transportes urbanos no conceito maior de desenvolvimento urbano.

Qual a idade limite que um ônibus pode rodar?

modificado a 7 Meses. Conforme Resolução ANTT nº 4770/2015, na prestação do serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros, sob o regime de autorização, são admitidos apenas veículos do tipo ônibus com até 20 (vinte) anos de fabricação.

Artigo anterior
Qual era o poder do faraó no Egito?
Artigo seguinte
É verdade que os ingleses não tomam banho?