Qual a diferença entre transferência e contratransferência?
Perguntado por: Renata Filipa Cardoso | Última atualização: 15. April 2022Pontuação: 4.8/5 (28 avaliações)
A transferência é algo comum dentro do consultório, uma vez que sempre é esperada pelos profissionais. Entretanto, a contratransferência recebe uma vigilância constante por parte do analista, que compreende os sentimentos nutridos pelo paciente.
O que é a contratransferência?
A contratransferência é definida como um fenômeno relacional da clínica analítica, pois surge "como resultado da influência do paciente" e, portanto, está intimamente vinculada à transferência, aspecto central do método analítico.
O que é contratransferência na psicanálise?
A contratransferência, ao ser analisada como um reflexo da transferência do paciente no psiquismo do analista, funciona como guia para permitir antecipar reações, sentimentos e até mesmo pensamentos do paciente.
Onde normalmente ocorre a transferência e a contratransferência?
No caso da transferência, ocorre uma projeção de conteúdos inconscientes positivos ou negativos no outro – do cliente para o profissional --, enquanto na contratransferência é o profissional que faz transferências ou projeções para o seu cliente.
O que é contratransferência na educação?
Na contratransferência, salienta Gilliéron (1996), as emoções vividas pelo analista são consideradas reativas às do paciente, vinculando-se, portanto, ao passado deste último, e não dizendo respeito diretamente à pessoa do analista.
Transferência e Contratransferência
Quais O perigos da contratransferência durante o tratamento ou atendimento psicopedagógico?
Um outro perigo provoca angústia no analista: é o de ter que ocupar efetivamente o lugar de objeto" (idem, p. 116-7). Porém, Nasio enfatiza que a angústia é "a expressão mais franca, mais pura, diríamos até a mais saudável, a mais madura da contratransferência do psicanalista. ...
O que é um sujeito psíquico?
Em psicanálise, o conceito de Sujeito é elaborado por Lacan a partir dos pressupostos de Freud. Embora Freud faça referência ao indivíduo, à realidade psíquica, ao aparelho psíquico e à vida psíquica, a função sujeito, tal como será teorizada por Lacan, atravessa sua teoria.
Como a contratransferência pode ser utilizada no trabalho clínico?
Os resultados revelaram que a contratransferência foi considerada como uma ferramenta que auxilia na compreensão do paciente e daquilo que se passa na sessão. É utilizada como recurso terapêutico, mas seu uso suscita cuidados. ... Palavras-chave: Contratransferência, Psicanálise, Psicoterapia.
Como lidar com transferência?
A transferencia amorosa, ou de qualquer origem, é uma excelente oportunidade para a evolução psiquica do paciente. Revele seus sentimentos, pensamentos e principalmente, os devaneios e as fantasias, e o seu analista poderá ajudar você a se conhecer melhor.
O que é transferência na psicoterapia?
O contexto da transferência, como o próprio nome sugere, remonta uma troca de papéis entre as pessoas nesta relação. Algo normalmente exposto a partir dos traumas do nosso paciente e potencializa ao ser acessado por nós, psicólogos, independentemente do sexo.
O que é contratransferência na TCC?
A contratransferência é compreendida como as reações do terapeuta diante da pessoa do paciente e é um elemento fundamental na relação que se estabelece entre eles.
Quais os tipos de transferência psicanálise?
Em 1912, através de sua obra “A Dinâmica da Transferência”, Freud aprofundou os seus estudos sobre a transferência, classificando-a em dois diferentes tipos: a transferência positiva e a transferência negativa.
Quando o psicanalista se apaixona pela paciente?
Transferência, ou “amor de transferência”, é um fenômeno que ocorre quando o paciente deposita em seu analista os seus sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Um exemplo simples é quando uma paciente se apaixona por seu terapeuta, ou quando lhe dirige um ódio tão vigoroso sem motivo aparente algum.
Quais são os mecanismos de defesa do ego?
- Repressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ...
- Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ...
- Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ...
- Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.
O que acontece se o psicólogo se apaixona pelo paciente?
Já quanto a paixão ou interesse sexual do cliente pelo terapeuta pode ocorrer ou não. Quando ocorre o mais provável é que o terapeuta perceba sim, mas certeza absoluta somente se o paciente expõe, seja falando ou agindo. O ideal é que o paciente fale sobre isso e trabalhe esses sentimentos com honestidade.
Quais são as saídas para o analista para com o afeto a ele dirigido pelo paciente?
O que se dá ao paciente não deve ser jamais afeto espontâneo, mas sempre deve ser afeto conscientemente manifesto, em maior ou menor quantidade, conforme as necessidades do momento. Em certas circunstâncias, é preciso dar muito – nada, porém, que venha diretamente do inconsciente do analista.
O que fazer quando se apaixona pelo seu médico?
O que deve ser feito nestes casos é o paciente se declarar, procurar ouvir a versão do médico que foi preparado para esta situação, pois a transferência é frequentemente comum em consultório e exaustivamente estudada na faculdade.
Quais são os aspectos a serem observados em uma transferência de paciente?
Para realizar a transferência de um paciente de forma correta é necessário que se conheça e aplique alguns princípios básicos de mecânica corporal: o dorso deve ser mantido tão retificado quanto possível; os joelhos devem ser flexionados; a base de sustentação do corpo deve ser ampliada, por meio do posicionamento dos ...
Quando convidar o paciente para o divã?
O convite para o Divã é realizado em um determinado momento em que o paciente começa a se questionar qual a responsabilidade dele naquilo do que se queixa, deixando apenas de "culpar" os outros por aquilo que está na sua queixa e, ainda, quando realmente está disposto a seguir em sua análise.
O que é identificação projetiva psicanálise?
A identificação projetiva pode ser compreendida como uma fantasia inconsciente entre analista e analisando, podendo ter um caráter mais agressivo e expulsivo, portanto defensivo, ou um caráter mais comunicativo, sendo que os mecanismos de cisão e projeção, em intensidades diversas, estão sempre implicados.
Qual a importância da transferência para a psicanálise?
Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.
Como se dá a formação psíquica de um sujeito?
Para formar o eu, a criança deve ser capaz de formar um novo ato psíquico, que transformará sua realidade. Ela tem consciência de tudo que a afeta, mas não em consciência de que possui consciência. O eu se forma então de uma serie de negações sobre o que se verifica no inicio da experiência subjetiva infantil.
O que é formação psíquica?
Os limites empenham papel fundamental na formação psíquica da criança contribuído com desenvolvimento de competências necessárias para a construção da autorregulação do comportamento social, da capacidade de se expressar, do respeito, da obediência às regras morais e sociais e da flexibilidade para lidar com as ...
Quais são as três instâncias psíquicas?
O aparelho psíquico se divide em três: id, ego, superego.
O que é contratransferência negativa?
A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...
O que é batom vegano?
Como declarar valores recebidos em conta corrente?