Qual a diferença entre tomada de preços e concorrência?

Perguntado por: Luana Torres  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (44 avaliações)

Tomada de Preços:
É uma modalidade mais ágil que a concorrência e possui ampla publicidade. Essa modalidade pode ser utilizada para contratos de até R$ 3.300.000,00, no caso de obras e serviços de engenharia e para os demais casos, no limite de até R$ 1.430.000,00.

O que é uma tomada de preços?

O conceito legal de tomada de preços informa que: “é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação”.

Quando se usa tomada de preços?

A modalidade de licitação por tomada de preço é utilizada para contratações de médio valor: 1,5 milhão de reais para serviços de engenharia e até 650 mil para compras e serviços de outras naturezas.

Quando usar a concorrência?

Via de regra, a Concorrência também é utilizada (independentemente do valor do contrato) nas seguintes situações:
  1. Compra de imóveis;
  2. Alienação de imóveis público;
  3. Concessão de direito real de uso;
  4. Licitações internacionais;
  5. Celebração de contratos de concessão de serviços públicos;

O que é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços?

Contrato é obrigatório? (

Nos casos de concorrência, tomada de preço, dispensas de licitação e inexigibilidades é obrigatório o termo de contrato. Nos demais casos, podem ser usados outros instrumentos, como nota de empenho de despesa ou ordem de execução de serviço, carta-contrato, autorização de compra.

Episódio 10 - A Tomada de Preços | Série Licitações

30 questões relacionadas encontradas

Quais os requisitos para que o licitante participe de uma tomada de preços?

(Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93). Assim, poderão participar de licitações na modalidade tomada de preços, aqueles que já estiverem cadastrados ou, os não cadastrados, desde que atendam às condições necessárias de cadastramento até três dias corridos antes da data marcada para o recebimento de todas as propostas.

O que é necessário para participar de uma licitação?

Para participar de um processo licitatório através do Portal de Compras Públicas, é necessário fazer o seu cadastro no portal, ficar atento ao aviso de licitações, ler os editais com atenção, levantar os documentos necessários, se inscrever nos processos e enviar as propostas.

Quais são as fases da concorrência?

Em síntese, a concorrência apresenta as seguintes fases, em seu procedimento: edital ou fase de abertura, habilitação, classificação e julgamento das propostas, homologação e adjudicação.

Qual a diferença entre concorrência e licitação?

A Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. ... Aplica-se em qualquer modalidade de licitação.

Como funciona concorrência pública?

Concorrência pública é uma modalidade de licitação para contratos de grande vulto, que se realiza com ampla competição, não havendo necessidade de cadastro prévio dos concorrentes.

Qual a diferença entre concorrência tomada de preço e convite?

23, § 4º quando diz que “nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência”. Portanto, entende-se que a concorrência substitui todas as outras modalidades, ao passo em que a tomada de preços abrange apenas o convite.

Como fazer uma licitação de tomada de preço?

Passos: Publicação do edital; Habilitação; Classificação e julgamento das Propostas; Homologação e Adjudicação. Uma vez aprovado o edital pelo setor jurídico, o setor de licitação deverá marcar o dia e hora da sessão pública que acontecerá a tomada de preços para publicar em jornal de grande circulação.

O que é o Sistema de Registro de preços?

O Sistema de Registro de Preços é um procedimento licitatório que serve para registrar os preços de fornecedores para compras futuras do poder público. Trata-se de uma maneira de seguir o princípio da economicidade, já que o uso desse sistema ajuda a administração a economizar dinheiro na hora das compras públicas.

Onde publicar tomada de preços?

No caso de Tomada de Preços, O prazo mínimo entre a divulgação do aviso e a data marcada para a sessão, será de 15 (quinze) dias.
...
  • No Diário Oficial da União;
  • Em meio eletrônico, na internet;
  • Em jornal de grande circulação regional ou nacional.

Quem assina o edital de tomada de preços?

Quem é responsável por elaborar o edital de licitação? A Lei nº 8.666/1993, em seu art. 40, §1º, afirma que a autoridade competente deverá assinar o edital, ato, que por si só, implica responsabilização deste pelas cláusulas nele incluídas, ainda que esta não o tenha redigido.

Quais são os tipos de licitação?

As modalidades de licitação são:
  • Pregão.
  • Concorrência.
  • Leilão.
  • Diálogo Competitivo.
  • Concurso.
  • Tomada de Preços (Extinta na Nova Lei de Licitações)
  • Carta-Convite (Extinta na Nova Lei de Licitações)

Qual é a diferença entre licitação e pregão?

A diferença entre licitação e pregão é que a licitação dá nome ao processo que acordará o fornecimento de produto ou serviço da empresa para o Estado, enquanto o pregão é uma das ferramentas disponíveis para colocar a licitação em prática.

O que significa concorrência pública?

O que é Concorrência Pública? Como citamos brevemente acima, a Concorrência Pública é uma modalidade licitatória utilizada pela Administração Pública para compras de produtos ou serviços de qualquer valor. Não há limite de valores para sua utilização.

Qual a diferença entre as modalidades de licitação?

As modalidades de licitação previstas na lei são: concorrência, tomada de preço, convite, concurso e leilão. Já o pregão foi instituído em 2002, através da lei nº 10.520/02. O pregão por sua vez, é o tipo de modalidade que possui a finalidade de desburocratizar o processo licitatório.

Quais são as 7 fases do processo de licitação?

Recapitulando, dentro do processo licitatório temos as seguintes fases:
  • Escolha da modalidade de licitação;
  • Elaboração do instrumento convocatório.
  • Habilitação;
  • Julgamento;
  • Homologação;
  • Adjudicação.

Quais as 3 etapas da licitação?

O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: I - preparatória; II - de divulgação do edital de licitação; III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; IV - de julgamento; V - de habilitação; VI - recursal; VII - de homologação.

O que é a fase interna da licitação?

A fase interna é a preparatória do procedimento licitatório, na qual se desenvolvem os atos e atividades iniciais, como a definição do objeto, os atos preparatórios da convocação, as regras procedimentais do certame e da futura contratação.

O que uma empresa precisa para participar de licitações?

De maneira geral, qualquer pessoa ou empresa pode participar de licitações, desde que esteja devidamente formalizada. Para participar, é necessário que a empresa tenha todos os documentos legais exigidos em ordem. Isso é necessário para que ela seja considerada apta para vender para o governo.

O que impede uma empresa de participar de licitações?

Não poderão participar da licitação as empresas que tenham entre seus dirigentes, gerentes, sócios detentores de mais de 5% (cinco por cento) do capital social, dirigentes, responsáveis e técnicos, servidor ou dirigentes de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação e empresas em consórcio.” A unidade ...

Como abrir um processo de licitação?

Como iniciar um processo de licitação?
  1. As modalidades de licitação. ...
  2. Preparação dos documentos. ...
  3. Habilitação Jurídica. ...
  4. Qualificação Técnica. ...
  5. Capacidade Financeira. ...
  6. Cadastro nos órgãos públicos. ...
  7. Análise do edital. ...
  8. Elaboração da proposta.

Artigo anterior
Como informar o evento S-1299 no eSocial?
Artigo seguinte
Como liberar limite?