Qual a diferença entre tautologia é pleonasmo?

Perguntado por: Inês Teresa Gaspar Garcia Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

Tautologia (de tautos, em grego, exprime a ideia de mesmo, de idêntico) é outra denominação que recebe o pleonasmo vicioso e se caracteriza pela seguida repetição, por meio de palavras diferentes, de um pensamento anteriormente enunciado devido ao "desconhecimento da verdadeira significação dos termos empregados, ...

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”. O caso do pleonasmo vicioso é a caracterização da superabundância de palavras para expressar uma ideia ou um desejo.

O que é tautologia dê exemplos?

Em filosofia e outras áreas das ciência humanas, diz-se que um argumento é tautológico quando se auto explica, de forma redundante. É a proposição que tem por sujeito e predicado um mesmo conceito, expresso ou não pelo mesmo termo. Por exemplo, dizer que “tudo o que é demais sobra” é uma afirmativa tautológica.

O que é uma coisa tautológica?

Tautologia é a repetição desnecessária de uma mesma ideia usando termos diferentes. É aplicado à linguagem e às normas de redação como algo a ser evitado na escrita formal. A tautologia é uma redundância, como a expressão "círculo vicioso".

Qual é a diferença entre o pleonasmo é redundância?

Pleonasmo é uma figura de linguagem caracterizada pela repetição enfática de uma ideia. ... Já o pleonasmo vicioso, chamado também de redundância, é um vício de linguagem, pois apresenta uma repetição desnecessária e excessiva, já que é a reafirmação do óbvio.

Nós Na Fita NNF Redundância, Pleonasmo, Tautologia Cena 10 (video engraçado)

41 questões relacionadas encontradas

O que é redundância exemplos?

O que é uma redundância:

A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".

O que é uma antítese exemplos?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Como identificar uma tautologia?

Para detectar rapidamente uma Tautologia, basta analisar a última coluna da Tabela de Verdade que você preencher na resolução da sua questão. Caso a coluna da proposição analisada só tiver valores lógicos verdadeiros, trata-se de uma Tautologia.

O que é equivalência tautológica?

Equivalência de Fórmulas e as Tabelas Verdade

Uma fórmula P é logicamente equivalente a uma fórmula Q se, e somente se, P ↔ Q é uma tautologia. Notação: P ⇔ Q ou P ≡Q .

O que é tabela-verdade tautologia?

Tautologia é quando uma dada proposição é sempre verdadeira, sem exceções. É aquela expressão que, ao montarmos a sua tabela-verdade, sempre irá apresentar a última coluna toda formada por “V's”. Ou seja, trata-se de uma expressão que nunca apresentará valoração “falsa”.

Quais sentenças são tautologia?

(1) Uma sentença composta é chamada Tautologia quando seu valor lógico for sempre verdade, independentemente dos valores lógicos das sentenças simples que a compõem.

Quais são os tipos de contradição?

contradição
  1. Afirmação oposta, inversa ou contrária ao que alguma pessoa disse;
  2. Incongruência entre ações ou comentários consecutivos relativamente àquilo que se disse;
  3. Discordância de pontos de vista, perspetivas, emoções, vocábulos ou ideias;
  4. Ação ou resultado de (se) contradizer;
  5. Impugnação ou refutação.

O que é tautologia contradição é contingência?

Resultado de tabelas de verdade

Se na coluna do operador principal todas as linhas forem verdadeiras, diremos que a proposição composta é uma tautologia. Ao contrário, se todas forem falsas, é uma contradição. Por fim, se houver pelo menos uma verdadeira e pelo menos uma falsa, diremos que é uma contingência.

Quais são os tipos de pleonasmo?

Existem dois tipos de pleonasmo: o literário e o vicioso. São tipos diferentes a depender da intenção de quem enuncia o discurso e da maneira como isso é feito.

Quando ocorre o pleonasmo?

O pleonasmo lexical ocorre quando há repetição de palavras que possuem o mesmo sentido. É o modo que os romancistas, poetas e compositores costumam explorar em suas obras.

Quando ocorre um pleonasmo?

De origem grega, polys – pleon – pleonasein (muito), pleonasmo significa redundância. Esse vício de linguagem acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem função, uma vez que o sentido da mensagem já foi alcançado antes com a apresentação de outras palavras.

Quando p ↔ q é verdadeiro?

p → q, que se lê: “p condiciona q”, assume o valor lógico falso somente quando p for verdadeira e q for falsa e será verdadeira nos demais casos. Em uma condicional p → q, a proposiç˜ao p é chamada antecedente, premissa ou hipótese, e a proposiç ˜ao q é referida como consequente, conclus˜ao ou tese.

O que é uma proposição Contrapositiva?

. Por exemplo, a proposição "Todos os morcegos são mamíferos" pode ser reescrita em sua forma condicional "Se algo é morcego, então é mamífero". Por fim, a lei diz que a sentença é idêntica à sua contrapositiva "Se algo não é mamífero, então não é morcego."

O que diz a Lei de Morgan?

O que dizem as Leis de Morgan

Em linguagem simples podemos dizer o seguinte: negar duas proposições ligadas com “e” – ou seja, uma conjunção – é o mesmo que negar duas proposições e ligá-las com “ou” (ou seja, transformá-las em uma disjunção. Para ficar mais claro: Não (p e q) é igual a (não p) ou (não q).

O que é tabela-verdade raciocínio lógico?

Tabela verdade é um dispositivo utilizado no estudo da lógica matemática. Com o uso desta tabela é possível definir o valor lógico de uma proposição, isto é, saber quando uma sentença é verdadeira ou falsa. Em lógica, as proposições representam pensamentos completos e indicam afirmações de fatos ou ideias.

Por que toda contradição é necessariamente falsa?

Segundo o princípio da não contradição uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. A lei da não contradição, assim como seu complemento, a lei do terceiro excluído (a terceira das três leis do pensamento), são correlatas à lei da identidade (primeira das três leis).

O que significa a expressão se e somente se?

Se e somente se, ou se e só se (abreviado, sse), em matemática, lógica e filosofia, é uma forma de expressão para um teorema: Se A então B, e se B então A; ou A se e somente se B. O correspondente símbolo lógico é

Como identificar uma antítese?

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

O que é a antítese?

Antítese é um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso. Não deve ser confundido com paradoxo, outro recurso que usa ideias opostas no discurso.

Como explicar uma metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Artigo anterior
Pode fumar no quarto do Ibis?
Artigo seguinte
Pode beber água e dormir?