Quais são e como se classificam os fatores que afetam a produtividade de um animal ou rebanho?

Perguntado por: Xavier Flávio Macedo Vieira  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)

Vários fatores influenciam a produtividade do animal e a qualidade do leite, dentre eles estão os genéticos, os ambientais (clima, solo) e as técnicas de manejo. Sendo assim, essa pesquisa visa identificar esses fatores de produção. Se caracteriza por ser qualitativa, descritiva e explicativa.

Quais são os principais fatores que interferem na eficiência reprodutiva em sistemas de produção de bovinos?

Fatores que interferem na eficiência reprodutiva de vacas leiteiras de alta produção
  1. Introdução. ...
  2. Índices Zootécnicos Reprodutivos. ...
  3. Detecção e sincronização de estro. ...
  4. Biotecnologias aplicadas a embriões. ...
  5. Doenças pós-parto. ...
  6. Falhas fisiológicas. ...
  7. Nutrição e condição corporal. ...
  8. Estresse calórico.

Quais fatores interferem no desempenho reprodutivo dos animais domésticos?

Fatores ambientais, como o estresse térmico, podem influenciar o número de montas, a duração e a intensidade do estro.

Quais fatores afetam o potencial produtivo da bovinocultura no Brasil e por que eles afetam?

Os principais fatores que interferem na produção de carne bovina no país estão ligados ao processo produtivo como a alimentação, a sanidade, o manejo e o potencial genético do rebanho.

Quais os fatores genéticos a serem avaliados em um animal produtor de leite?

As percentagens de gordura e proteína do leite apresentam herdabilidade mais elevada, entretanto, existe correlação genética negativa entre a produção de leite e os teores de gordura e proteína.

Fatores que afetam a produtividade agrícola

15 questões relacionadas encontradas

Como avaliar o valor genético de um toró para produção de leite?

O teste de progênie mede o desempenho de um touro, baseado na performance média de suas progênies em diferentes rebanhos, comparativamente aos de outros reprodutores em prova. A distribuição das progênies em diferentes rebanhos determina o nível de confiabilidade do valor genético do touro.

Como o melhoramento genético pode beneficiar o produtor de leite?

O primeiro e mais óbvio benefício proporcionado pelo melhoramento genético para bovinos de leite é o aumento da produtividade. Com o uso do sequenciamento genético e diversas tecnologias já implementadas nesse setor, é possível realizar os teste genômicos com foco no interesse econômico da atividade.

Quais são os principais fatores inibidores da produção de carne bovina no Brasil?

Dentre os principais fatores inibidores da produção de carne bovina no Brasil, estão aqueles inerentes ao processo produtivo, ligados a alimentação, sanidade, manejo e potencial genético.

Quais são os impactos ambientais causados pela bovinocultura?

Os resultados mostram que o Brasil é o segundo maior produtor e exportador de carne bovina do mundo. Apesar do bom desempenho econômico, os principais impactos ambientais são: degradação de pastagens, poluição dos recursos hídricos, degradação de ecossistemas ambientais e emissão de gases do efeito estufa.

Quais os fatores que afetam o desfrute?

É uma medida que reflete o aproveitamento do rebanho, sendo influenciada por diversos fatores, tais como: raça, sistema de criação (a pasto ou confinamento), natalidade, idade ao abate, idade à primeira cria, lotação, peso ao abate, abate de fêmeas, ou seja, todos os índices da propriedade refletem-se na taxa de ...

Qual característica representa a eficiência reprodutiva do animal?

A eficiência reprodutiva é determinada pela capacidade dos machos e fêmeas desempenharem, com plenitude, seu potencial de fertilidade, produzindo crias saudáveis.

Quais os fatores que podem interferir na reprodução dos touros?

Desse modo, fatores como ida- de, estado nutricional, genética, clima (luminosidade, tem- peratura e estresse) e alimentação são algumas variáveis e pode-se afirmar que qualquer modificação ou alteração nelas pode alterar tanto a produção quanto a qualidade do sêmen produzido (SANTOS et al., 2008; CHACUR et al., 2013; ...

Quais os fatores que levam ao baixo desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho leiteiro nacional?

A falta de assistência técnica, de controle leiteiro e de um manejo correto, associados com a baixa utilização de inseminação artificial, são alguns dos fatores responsáveis pela baixa produtividade.

O que são indicadores de eficiência reprodutiva?

Eficiência reprodutiva é a habilidade de fazer a vaca ficar gestante o mais rápido possível, após o período voluntário de espera.

O que é eficiência reprodutiva?

A eficiência reprodutiva em um rebanho está relacionada à capacidade de emprenhar as vacas em tempo hábil. A reprodução é essencial para o sucesso de uma fazenda de gado leiteiro e está altamente associada à lucratividade. A relação entre reprodução e lucratividade pode ser facilmente entendida.

São medidas de eficiência reprodutiva?

A eficiência reprodutiva é medida pela relação entre o número de bezerros desmamados por ano e o número de fêmeas em idade de reprodução.

Quais são os impactos ambientais da pecuária?

Veja quais são as principais consequências da pecuária na natureza e saiba como você pode contribuir para mudar essa realidade!
...
  • Devastação da Amazônia. ...
  • Desmatamento de outras regiões. ...
  • Consumo de água. ...
  • Desperdício de alimentos. ...
  • Emissão de gases do efeito estufa. ...
  • Perda de biodiversidade.

Quais os impactos da pecuária para o meio ambiente?

Dentre os muitos impactos ambientais da pecuária, ela também se encontra como a principal causa da extinção de espécies, zonas mortas nos oceanos, poluição da água e destruição de habitats. Ela contribui para a extinção de espécies de muitas maneiras.

Qual o principal impacto ambiental causado pelo avanço da pecuária?

A degradação ambiental no Brasil, decorrente da exploração da agropecuária, tem transformado consideravelmente o seu perfil, resultando em um grande desmatamento, compactação do solo, erosão, assoreamento de rios, contaminação da água subterrânea e perda de biodiversidade.

Quais os fatores que tornam ou tornam o Brasil no maior exportador de carne bovina do mundo?

Qualidade da carne bovina

O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, resultado de décadas de investimento em tecnologia que elevou não só a produtividade como também a qualidade do produto brasileiro, fazendo com que ele se tornasse competitivo e chegasse ao mercado de mais de 150 países.

Quais são as principais demandas dos sistemas de criação de bovinos de corte no Brasil?

No Brasil, os sistemas de produção de carne bovina caracterizam-se pela dependência quase que exclusiva de pastagens. À exceção da região Sul, ou seja, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, em todas as demais, as forrageiras predominantemente utilizadas são tropicais.

Quais são os principais desafios da cadeia de produção de carne bovina?

Para aumentar a produção de carne será necessário eficiência no sistema produtivo, com a adoção de tecnologias como, o manejo correto de pastagem (manejo, piquetes e adubação), aumento da taxa de lotação, de investimento em reprodução animal (melhoria na precocidade sexual das matrizes, diminuição da taxa de ...

Porque o melhoramento genético é um fator de avanço na produção leiteira?

Para o aumento em produtividade é preciso que haja melhoramento genético associado a melhorias no manejo do rebanho, porque a quantidade de leite que um animal produz é o resultado da sua capacidade genética e das condições de ambiente que lhe são impostas.

Para que serve o melhoramento genético?

O melhoramento genético nada mais é do que uma ciência utilizada em plantas e animais para a obtenção de indivíduos ou populações com características específicas. Ou seja, é a seleção ou alteração intencional do material genético de seres vivos, visando o desenvolvimento de características desejáveis.

Como a avaliação genômica pode ajudar o produtor a ter um rebanho mais lucrativo?

Esta tecnologia revolucionária permite que os produtores desenvolvam geneticamente seus rebanhos mais rápido do que nunca, criando oportunidades para que fazendas leiteiras comerciais tenham maior controle de seus futuros animais e consequentemente maior lucratividade.

Artigo anterior
Quais são os principais problemas ambientais causados pela atividade agrícola?
Artigo seguinte
O que faz morrer um peixe beta?