Qual a diferença entre suspensão multilink e por eixo de torção?

Perguntado por: Mateus Hélder Domingues Moura Pinheiro  |  Última atualização: 22. September 2024
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Eixos rígido ou de torção possuem construções mais simples, baratas e robustas que o sistema de suspensão multilink, sem perda tão grande de desempenho quando se leva em conta a aplicação em veículos de baixo custo, já que a tecnologia automotiva de amortecedores e molas, hoje, é muito superior do que há 30 anos.

Qual a principal desvantagem técnica do sistema multilink frente ao sistema eixo de torção?

A suspensão multilink possui desgaste de buchas maior que no eixo de torção. O custo de produção e desenvolvimento é maior também, assim como o preço de seus componentes. Com subchassi, há peso maior e complexidade mecânica.

O que significa suspensão multilink?

Nesse sentido, a suspensão multilink é, basicamente, um tipo avançado de suspensão utilizado em veículos automotores, como carros de passeio, SUVs e alguns veículos esportivos. Essa suspensão é composta por múltiplos braços (daí o termo “multilink”) que conectam a roda ao chassi do veículo.

O que é eixo de torção?

EIXO DE TORÇÃO é o lugar geométrico dos centros de torção. momento de inércia polar de um eixo circular de seção vazada com raio interno c1 e raio externo c2. o ângulo de torção φ do eixo circular é igual ao ângulo de rotação da extremidade livre.

O que é eixo multilink?

A multilink, ou multibraço, é uma evolução do sistema duplo A. Nela, vários braços móveis ligam a roda à estrutura do carro, dando maior liberdade ao projeto e à geometria de suspensão, o que também faz com que ela seja complexa.

EIXO RÍGIDO OU MULTLINK, QUAL A MELHOR OPÇÃO DE SUSPENSÃO TRASEIRA DO SEU VW|AUDI?

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Quais são os 3 tipos de suspensão?

Principais tipos de suspensão
  1. Suspensão de Eixo Rígido com Feixe de Molas. Pode-se considerar o eixo rígido, como um dos sistemas mais antigos se comparado com outros tipos de suspensões atuais. ...
  2. Suspensão Telescópica MacPherson. ...
  3. Suspensão Duplo A / Suspensão “Double WishBone“ ...
  4. Supensão Multilink.

Qual a função do amortecedor multilink?

Ele dissipa a energia acumulada nas molas pela movimentação da suspensão, mantém a estabilidade do automóvel e assegura o contato dos pneus com o piso pelo maior tempo possível, proporcionando mais segurança e dirigibilidade.

Qual a diferença entre suspensão McPherson e multilink?

A suspensão independente mais comum é a do tipo McPherson. Ela é diferente da suspensão multilink porque possui uma torre vertical presa à carroceria, formada por amortecedor e mola, que é ligada diretamente à roda pela manga de eixo, e apenas um braço oscilante fixado ao quadro de suspensão.

Como funciona a suspensão com barra de torção?

É também chamada de barra de torção, pois é o elemento torçor do sistema. A barra transversal é posicionada entre os dois braços de suspensão e soldadas a estes. Dessa forma a barra realiza a conexão mecânica das rodas, e por conta disso o movimento de uma das rodas é refletido na outra até certo ponto.

Quais são os principais tipos de suspensão?

Conheça 6 principais tipos de suspensão
  1. Eixo rígido ou barra de torção. Um dos sistemas mais antigos, empregado em carruagens, esse tipo de suspensão surgiu antes do automóvel. ...
  2. Feixe de Molas. ...
  3. McPherson ou telescópica. ...
  4. Double wishbone ou Duplo “A” ...
  5. Multilink. ...
  6. Suspensão Independente.

Onde se aplica à suspensão multilink?

A Multilink pode ser aplicada nos dois eixos de um veículo, apesar de ser mais utilizada na parte traseira como nos modelos Fiat Toro e Volkswagen Taos. Nos casos onde ela está presente na dianteira é adicionado o quinto braço flexível, que servirá exclusivamente para atuar na caixa de direção do automóvel.

Onde é aplicada a suspensão multilink?

O sistema multilink é usado nas suspensões dianteira e traseira, mas o primeiro substitui um braço lateral por um tirante que conecta o rack ou a caixa de direção ao cubo da roda.

Quanto tempo dura uma suspensão carro?

Afinal, quanto tempo dura um amortecedor? Se você respondeu 10.000 km ou mais de 100.000 km, pode ter acertado. O desgaste dos componentes internos – válvulas, haste, selo retentor e óleo hidráulico – se dá conforme o uso do carro (tipo de piso, carga etc.).

Qual o conceito de suspensão McPherson?

A suspensão MacPherson é um tipo de suspensão automotiva com maior altura, molas helicoidais e amortecedores telescópicos, largamente utilizada na indústria automobilística. Recebe esse nome em homenagem ao seu inventor, Earle S. MacPherson.

Quais são os tipos de suspensão automotiva?

Quais são os tipos de suspensão automotiva?
  • Suspensão independente. Nesse tipo de suspensão, cada roda do veículo é conectada independentemente ao chassi do carro, permitindo que cada roda se mova de maneira independente em relação às outras.
  • Suspensão rígida. ...
  • Suspensão McPherson. ...
  • Suspensão multilink. ...
  • Suspensão a ar.

Como podemos chamar o sistema de suspensão do tipo Ponte de torção?

O sistema de suspensão traseira mais usado hoje no mundo é o eixo de torção, também chamado de barra de torção ou viga de torção deformável.

Para que serve barra de torção?

Esta barra é instalada nas fixações originais do veículo sem necessidade de adaptações. A principal função destas barras é oferecer maior rigidez torcional ao chassi do veículo, não permitindo deformações ou trincas na carroceria (túnel) ao mesmo, melhorando o desempenho e o comportamento em curvas e chuvas.

Quantos tipos de suspensão existem?

QUAL O MELHOR TIPO DE SUSPENSÃO PARA CARROS?
  • SISTEMA DE SUSPENSÃO MACPHERSON. Esse é um sistema criado na década de 40, utilizado no famoso Ford Vedette, um clássico dos automóveis. ...
  • TRIÂNGULO DUPLO. ...
  • SUSPENSÃO PASSIVA E ATIVA. ...
  • MULTILINK. ...
  • BARRA DE TORÇÃO / EIXO RÍGIDO. ...
  • SUSPENSÕES MODIFICADAS.

Quais são os três tipos de suspensão traseira?

Os vários tipos de suspensões
  • 1- Eixo rígido ou Barra de Torção. Este sistema é sempre utilizado no eixo traseiro. ...
  • 2- Suspensão Independente. ...
  • 3- Suspensão MacPherson. ...
  • 4- Triângulo duplo. ...
  • 5- Multilink.

Qual suspensão é mais confortável?

Já as suspensões a ar e de rosca por possuírem regulagem de altura deixam o veículo mais confortável. O que é uma grande vantagem, pois as estradas brasileiras não muito boas para carros rebaixados, por esse motivo, ter a opção de regular a altura conforme o tipo de estrada é ótimo.

Qual marca tem a melhor suspensão?

As melhores marcas para a suspensão do seu carro, COFAP, NAKATA, MONROE, STOCKAIG, CORVEN.

Qual a melhor suspensão Nakata ou Cofap?

Estilo de Condução: Considere seu estilo de condução e as condições de estrada em que você costuma trafegar. Desse modo, se priorizar o conforto e estabilidade, os amortecedores Nakata podem ser a melhor opção. Por outro lado, se busca durabilidade e resistência, os amortecedores Cofap também são uma excelente escolha.

Qual é melhor suspensão ou amortecedor?

Ou seja, enquanto a suspensão é o sistema responsável pelo contato direto do solo com o conjunto das rodas, o amortecimento faz com que esse contato não seja percebido inteiramente pelos passageiros do veículo, garantindo sua estabilidade.

O que é um amortecedor pressurizado?

São amortecedores semelhantes aos hidráulicos, porém com algumas diferenças importantes: O ar é substituído internamente pelo gás nitrogênio (gás inerte) a baixa pressão, injetado no momento da fabricação do amortecedor; O selo de vedação ou retentor é especial para esse tipo de amortecedor.

Qual o perigo de andar com o amortecedor estourado?

Eficiência reduzida da travagem – Os amortecedores gastos podem ter um efeito adverso no desempenho dos seus travões. A distância de travagem do seu veículo pode aumentar, o que pode ser crítico numa situação de travagem de emergência. Existe também um maior risco de derrapagem em pisos molhados.

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