O que se analisa na audiência de custódia?

Perguntado por: Alexandre Eduardo Santos Machado Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)

Por tudo isto, concluímos que, quando o Juiz de Direito, na audiência de custódia, analisa o fato e emprega fundamentação jurídica de acordo com a gravidade em concreto da conduta do agente para converter a prisão em flagrante em preventiva ou, ainda, adota medidas assistenciais ao preso (tais como: encaminhamento para ...

O que se discute na audiência de custódia?

1) A audiência de custódia é um ato onde a pessoa detida é levada à presença da Autoridade Judiciária (Juiz), dentro do prazo de 24 horas. Basicamente, é o momento onde o Magistrado informará ao preso os motivos pelos quais ele se encontra sob custódia e o indagará a respeito das circunstâncias de sua prisão.

O que o juiz faz na audiência de custódia?

Audiência de custódia consiste num instrumento processual de condução do preso ao juiz, mediante a realização de uma audiência sem demora após a prisão flagrante, prisão cautelar ou prisão decorrente de condenação, permitindo o contato imediato do preso com o magistrado, defensor, promotor, equipe psicossocial, etc.

O que um advogado deve fazer em uma audiência de custódia?

Após verificar atentamente se há alguma ilegalidade na prisão, o advogado deve requerer o relaxamento da prisão caso eventual ilegalidade esteja presente. Já se a prisão em flagrante foi legal, o advogado deve requerer a liberdade provisória, para que o juiz não decrete a prisão preventiva do seu cliente.

Qual é o procedimento da audiência de custódia?

O acesso ao sistema de Audiência de Custódia – SISTAC é feito através do endereço eletrônico https://www.cnj.jus.br/corporativo/. ATENÇÃO: O acesso pode ser feito através dos navegadores Chrome, Firefox, Internet Explorer (versão 9 ou superior) e Safari (versão 5 ou superior).

Audiência de Custódia (art 310 do CPP)

30 questões relacionadas encontradas

O que vem depois da audiência de custódia?

Conceder liberdade provisória, com ou sem fiança. Após a audiência de custódia: Prisão em Flagrante (arts. 301, 302, 303 CPP)

Quem realiza a audiência de custódia?

Art. 4º A audiência de custódia será realizada na presença do Ministério Público e da Defensoria Pública, caso a pessoa detida não possua defensor constituído no momento da lavratura do flagrante. Por motivos óbvios, os policiais responsáveis pela prisão do custodiado não poderão estar presentes na audiência.

Pode ser solto na audiência de custódia?

Voltando agora ao tema, se ocorreu uma prisão em flagrante na audiência de custódia o pedido a ser feito é o de liberdade provisória, com fundamento no art. 321 do CPP.

Como pedir a liberdade provisória em audiência de custódia?

Nesse momento, o advogado deve estar munido dos mesmos documentos que juntaria no pedido de liberdade provisória, quais sejam: comprovante de residência, declaração de trabalho, certidão criminal e procuração. Devendo requerer a juntada no início dos trabalhos.

Quantas horas dura uma audiência de custódia?

Obrigatória desde 2015, a audiência de custódia é o instrumento processual que garante ao preso o direito de ser apresentado a um juiz de Direito em até 24 horas após o momento da prisão em flagrante, cautelar ou decorrente de condenação.

São decisões que o magistrado pode proferir na audiência de custódia?

As decisões pelas quais o juiz poderá proferir estão previstas no artigo 310 do Código de Processo Penal, e são as seguintes: a) Relaxar a prisão ilegal; b) Converter a prisão em flagrante em preventiva, de acordo com os requisitos legais; c) Conceder a liberdade provisória com ou sem fiança.

Quais providências o juiz de garantias poderá adotar na audiência de custódia?

Além da previsão do artigo 310 do CPP, dispõe o artigo 8º, inciso IX da Resolução 213 do CNJ que na audiência de custódia o juiz deverá adotar todas as providências a seu cargo para sanar possíveis irregularidades como, por exemplo, determinar a apuração de uma tortura ou violência sofrida pela pessoa presa, ...

Qual a previsão legal da audiência de custódia?

Publicado em 11/2020 . Elaborado em 11/2020 . A Lei Anticrime (nº 13.964/19) alterou inúmeros artigos, acrescentou ao nosso ordenamento jurídico, em que pese a audiência custódia ter o passo forte quanto aos tratados internacionais, a referida lei anticrime, regulamentou, e assim, há previsão legal.

Quanto tempo leva para sair a decisão de um pedido de liberdade provisória?

O pedido de liberdade provisória pode ser concedido (com ou sem fiança), ainda, durante a audiência de custódia que, por sua vez, deve ocorrer no prazo máximo de até 24 horas depois da realização da prisão.

Como solicitar liberdade provisória?

Para se conseguir a liberdade provisória, tem-se que provar que o acusado não oferece nenhum risco à sociedade, tampouco irá ocultar provas do processo ou fugir. O juiz deverá deferir a liberdade provisória para quem não preencher os requisitos da prisão preventiva.

Como elaborar um pedido de liberdade provisória?

Conforme falamos, a liberdade provisória deverá ser solicitada nos casos de prisão em flagrante. Para os casos em que a prisão preventiva já foi determinada, deve-se solicitar a revogação da prisão. Já quando prisão for considerada ilegal, deve-se solicitar o seu relaxamento.

Como é feito o pedido de liberdade provisória?

Requisitos para conseguir a liberdade provisória
  1. Garantia à ordem pública, da ordem econômica;
  2. Conveniência da instrução criminal;
  3. Assegurar a lei penal;
  4. Quando a liberdade do acusado gerar perigo à sociedade;
  5. Quando não estiverem presentes os requisitos de autoria e materialidade do crime.

Onde ocorre a audiência de custódia?

Audiência de custódia deve ser realizada no local onde ocorreu a prisão. Compete ao juízo do local onde foi cumprido o mandado de prisão preventiva realizar a audiência de custódia.

Quais são as pessoas que participam de um julgamento?

Participam do julgamento pelo Tribunal do Júri: os jurados que formam o Conselho de Sentença; o juiz-presidente; o promotor de justiça; o advogado; o réu; o escrivão; policiais militares; funcionários da justiça. Podem participar ainda testemunhas, espectadores, bem como a própria vítima.

Quanto tempo depois da audiência sai a sentença?

é 45 dias como o .

Como saber o resultado de uma audiência de custódia?

Para consultar o andamento da audiência de custódia e necessário contratar um advogado ou procurar a defensoria pública. Também é possível consultar o andamento d audiência de custódia junto ao Fórum do local do processo.

Quanto tempo demora para sair a sentença?

O prazo legal é de 30 dias no máximo, após o fim da fase de Instrução, ou seja logo depois que o juiz recebe as contestações e ouve todas as testemunhas arroladas ele tem 30 dias para dar a sentença.

O que é artigo 310?

310 - Quando o Juiz verificar pelo auto de prisão em flagrante que o agente praticou o fato, nas condições do art. 19, I, II e III, do Código Penal, poderá, depois de ouvir o Ministério Público, conceder ao réu liberdade provisória, mediante termo de comparecimento a todos os atos do processo, sob pena de revogação.

O que é audiência de custódia no Processo Penal brasileiro?

A audiência de custódia consiste na condução do preso, sem demora, à presença de uma autoridade judicial que deverá, após a realização de contraditório entre acusação e defesa, exercendo imediato controle de legalidade e da necessidade da prisão, além de verificar as questões relativas à pessoa do conduzido, em relação ...

Artigo anterior
Como fazer para tocar música quando alguém me liga?
Artigo seguinte
Qual a quantidade de ossos pertencentes ao esqueleto axial?