Qual a diferença entre sinédoque é metonímia?

Perguntado por: Alícia Faria de Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)

Sinédoque e metonímia
Alguns defendem que na sinédoque ocorre uma relação quantitativa entre os termos da frase, ocorrendo redução ou ampliação, e na metonímia ocorre uma relação qualitativa, havendo contiguidade entre os termos da frase.

O que é sinédoque exemplo?

Sendo assim, podemos dizer que a Sinédoque é uma figura de inclusão em que ocorre substituição da parte pelo todo, ou vice-versa. Em exemplos práticos, é o que acontece com: chaminé pela fábrica, o telhado pela casa, o singular pelo plural, a substância pelo produto, a nação pelo governo, o gênero pela espécie.

O que é metonímia exemplos?

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Quais são os tipos de metonímia?

Tipos de metonímia
  1. O efeito pela causa (ou a causa pelo efeito) ...
  2. A parte pelo todo (ou o todo pela parte) ...
  3. O autor pela obra. ...
  4. O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto) ...
  5. A marca pelo produto. ...
  6. O singular pelo plural.
  7. O continente pelo conteúdo. ...
  8. A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)

Quando ocorre a metonímia?

Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.

METONÍMIA e SINÉDOQUE FIGURAS DE LINGUAGEM DE PALAVRAS Descubra o que são e a diferença entre elas

31 questões relacionadas encontradas

Como identificar uma metonímia?

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. Metonímia é uma figura de linguagem que surge da necessidade do falante ou escritor dar mais ênfase à comunicação.

Como surgiu a metonímia?

A metonímia é formada pela união de duas palavras gregas, o meta (mudança) + onoma (nome), traduzindo mudança do nome. Como a própria nomenclatura já supõe, a metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra ou termo em uma oração, sem que a mesma perca o sentido.

Quais são os tipos de Metaforas?

Metáfora é uma figura de linguagem em que se verifica uma comparação implícita, isto é, sem conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Desse modo, existem metáforas impuras (mais simples, por serem diretas) e puras (mais complexas, por serem indiretas).

Como diferenciar metonímia de metáfora?

20. Metáfora e metonímia
  • Metonímia é a substituição de um termo por outro que com ele tem relação lógica de sentido constante. ...
  • Na metáfora, a relação entre as palavras se estabelece a partir da semelhança, implícita, que se pode observar entre seres ou objetos diferentes. ...
  • Observe o anúncio 4.

Qual é o exemplo de Hiperbole?

Exemplos do uso de hipérbole

Vejamos mais alguns exemplos muito comuns do uso da hipérbole: Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto disso. Quando tomei a picada da injeção, eu não senti absolutamente nada. Eu morro de rir quando assisto a essa série!

O que é uma ironia exemplos?

Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga

A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é comparação e 3 exemplos?

O que é a Comparação:

Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

Qual a diferença de sinédoque para Anástrofe?

A anástrofe ocorre quando um adjunto adnominal composto por preposição mais substantivo é anteposto ao substantivo por ele qualificado. Já a sínquise ocorre quando a inversão feita produz o não entendimento ou a ambiguidade do enunciado.

Quanto mais o homem constrói mais o homem destrói?

A natureza constrói e o homem destrói. Lembremo-nos de que um dia essa destruição fará falta.

O que é Hipálage figura de linguagem?

A hipálage ocorre quando um adjetivo que caracteriza um ser é atribuído a outro. Há uma inversão no uso do adjetivo com a intenção de produzir efeitos de sentido mais expressivos no texto. Essa figura de linguagem está presente em textos literários, mas também no dia a dia.

O que é metonímia é metáfora?

Metáfora e metonímia são figuras semelhantes por estabelecerem relação entre dois termos. Porém, como vimos, a metonímia está ligada à substituição de termos com os quais tenha relação direta por meio de implicações, ou seja, de pressuposição, consequência.

Qual é a principal diferença entre comparação é metáfora?

A comparação e a metáfora são muito parecidas. Ambas empregam as palavras fora do seu sentido normal, por analogia. A diferença entre elas está no uso de termos comparativos.

O que é metáfora exemplos de frases?

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.

Como identificar a metáfora?

Como identificar a metáfora? É possível identificar ainda a metáfora ao perceber a substituição de uma palavra do sentido denotativo (significado literal) e, atribuída ao contexto conotativo (termo fora do conceito literal).

Quais as características da metáfora?

A metáfora é uma figura de linguagem. Consiste numa comparação implícita entre dois elementos que apresentam uma ou mais características em comum, sem que essa característica esteja salientada. Assim, a comparação é feita de modo subentendido, não havendo também um termo comparativo explícito.

Como identificar uma frase metáfora?

Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.

O que é metonímia Wikipédia?

Metonímia (do grego μετωνυμία, transl. metonymía, 'além do nome' ou 'mudança do nome') é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, dada a sua contiguidade (e não a similaridade) material ou conceitual com outra palavra.

Como fazer uma metonímia?

Exemplo de metonímia: Comprei Maisena para fazer o bolo. Neste caso, a palavra "maisena", que é uma marca, está sendo utilizada no lugar do produto, que é o amido de milho. Este é o tipo de metonímia que substitui a marca pelo produto. Exemplo de metáfora: Margarida é uma gata.

O que é uma personificação exemplos?

Exemplos de personificação

"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão 'dizer' para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.

Artigo anterior
Quem construiu a Estrada de Ferro Sorocabana?
Artigo seguinte
Quando o PDCA deve ser aplicado?