Como ocorre a aquisição da linguagem do sujeito surdo?
Perguntado por: Letícia Isabela Teixeira de Assunção | Última atualização: 22. April 2022Pontuação: 4.9/5 (49 avaliações)
De acordo com os estudos de Quadros (1997) a aquisição da linguagem de sinais na criança surda acontece em quatro estágios: o período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações e estágio das múltiplas palavras.
Como se dá a aquisição da linguagem da criança surda a aquisição de Libras como L1 e a aquisição do português como L2?
A aquisição da Língua de Sinais pelos surdos ocorre de forma semelhante a aquisição de língua oral pelos ouvintes. Inicialmente os surdos vão adquirir a L2 até conseguirem internalizar as regras de sua língua. Porém,isto só acontecerá naturalmente se o surdo tiver contato com os seus pais.
Como ocorre o processo de aquisição da língua sinalizada?
Inicia por volta dos 12 meses da criança surda e vai até por volta dos 2 anos. ... Com menos de 1 ano, usam a apontação assim como uma criança que adquire a língua oral, e este processo desaparece quando inicia o estágio de um sinal.
O que a língua de sinais possibilitou ao sujeito surdo?
O surgimento da Língua Brasileira de Sinais proporcionou aos surdos uma oportunidade educacional e através do intérprete possibilitou uma melhor comunicação entre surdos e não surdos.
Como os surdos conseguiram status linguístico?
O reconhecimento do status linguístico das línguas de sinais é recente. A UNESCO, em 1984, declarou que “a língua de sinais deveria ser reconhecida como um sistema linguístico legítimo” e a Federação Mundial do Surdo, em 1987, adotou sua primeira Resolução sobre Língua de Sinais, rompendo com uma tradição oralista.
O Surdo e o Processo de Aquisição da Linguagem.
Como o surdo é visto pela sociedade?
Atualmente o surdo tem conquistado o seu espaço, mas ainda existem limitações impostas, a exclusão ainda ocorre em um grau bastante elevado, os surdos são ainda considerados muitas vezes como limitados, como fracassados.
Como surgiu a Lei 10436?
Lei nº 10.436 – Como Surgiu? A lei nº 10.436 – Lei de Libras, embora tenha sido publicada em 2002, começou a ser desenvolvida no ano de 1993, por meio de um projeto de lei. Nesse projeto, o grande intuito era conceder para a Língua Brasileira de Sinais o reconhecimento como língua oficial no Brasil.
Por que a língua de sinais é intensamente valorizada pelos sujeitos surdos?
Por que a Língua de Sinais é intensamente valorizada pelos sujeitos surdos? Por ser universal, assim, unifica as culturas e cria um certo status em relação aos ouvintes.
Qual a importância da língua de sinais no processo de escolarização do sujeito surdo?
Através da língua de sinais propicia-se o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, facilitando assim o processo de aprendizagem, servindo de apoio para a leitura e compreensão do mundo.
Qual a importância da Libras para os surdos?
A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.
Como ocorre o processo de aquisição da linguagem de surdos e de ouvintes?
A aquisição da linguagem oral acontece espontaneamente antes mesmo da criança ir para a escola. Já a Língua de Sinais, normalmente, os surdo só entrará em contato a partir de um surdo adulto, ou um intérprete. A família é à base de construção da personalidade de uma criança.
Quais são os estágios de aquisição da língua?
É comum dividir o estágio inicial da aquisição de linguagem em duas fases: pré-lingüística e lingüística. No estágio pré-lingüístico, a capacidade lingüística da criança desenvolve-se sem qualquer produção lingüística identificável.
Como se dá a aquisição de Libras?
E para que seja possível aprenderem a Libras, precisam ter tido contato com adultos surdos usuários dessa língua ou estarem inseridos num escola bilíngue com acesso à sua língua materna.
O que é L1 e L2 para os surdos?
A educação bilíngue refere-se ao uso de duas línguas para se comunicar, no caso de indivíduos surdos, L1(primeira língua) língua de sinais e L2 (segunda língua) língua oficial do país.
O que vem a ser língua materna L1 e segunda língua L2 para os surdos?
O Surdo que tem a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2) é considerado bilíngue. Para que o aluno Surdo alcance essa condição de bilingüismo, é necessário que as escolas ofereçam uma educação bilíngüe (Libras /Português), utilizando os métodos pedagógicos do Bilingüismo.
Por que é importante as crianças surdas adquirirem sua primeira língua L1 língua de sinais o mais cedo possível?
Outros estudos feitos por vários pesquisadores assinalam que os surdos, a exemplo dos ouvintes, podem se desenvolver linguisticamente, desde que sejam expostos à Língua de Sinais o mais cedo possível; se isto não acontecer, o desenvolvimento global do indivíduo surdo poderá ser afetado de modo significativo.
Qual a importância da educação bilíngue para surdos?
O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.
Qual a importância dos aspectos visuais na aquisição da língua materna para os surdos?
A VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Nesse sentido, saber ler uma imagem demanda ter conhecimentos e sensibilidade para compreender como ela se apresenta, “como as imagens significam, como elas pensam, quais são os seus modos específicos de representar a realidade.” (SANTAELLA, 2012, p.
Como a Libras contribui para a escolarização do aluno com surdez no processo ensino-aprendizagem?
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças.
Como surgiu os sinais da comunicação em Libras?
A Libras foi criada, então, junto com o INES, a partir de uma mistura entre a Língua Francesa de Sinais e de gestos já utilizados pelos surdos brasileiros. Ela foi ganhando espaço pouco a pouco, mas sofreu uma grande derrota em 1880.
Quando surgiu a primeira escola para surdos no Brasil?
O governo imperial apoiou a iniciativa de Huet e destacou o Marquês de Abrantes para acompanhar de perto o processo de criação da primeira escola para surdos no Brasil. O novo estabelecimento começou a funcionar em 1º de janeiro de 1856, mesma data em que foi publicada a proposta de ensino apresentada por Huet.
Quem criou a Lei de Libras no Brasil?
Origem da Língua Brasileira de Sinais
Isso porque a Libras foi criada com base no método criado pelos franceses no século XVIII. Aqui no Brasil, o pioneiro na educação de surdos foi o professor francês Ernest Huet, que se mudou para o Brasil em 1855 a convite do imperador d. Pedro II.
Como é ser surdo nos dias de hoje?
Pessoas surdas são aquelas que possuem perda auditiva (total, bilateral ou parcial) de 41 decibéis ou mais. Por exemplo, se a pessoa possui deficiência auditiva moderada, o som mais baixo que ela consegue ouvir em boas condições de audição é a partir de 41 decibéis.
Como se dá a aquisição da linguagem da criança surda?
A criança surda tem o direito de adquirir a língua de sinais, sua língua natural, com toda bagagem cultural. Essa língua é que irá auxiliá-la no desenvolvimento da segunda língua no seio familiar ou dentro da própria escola.
Qual é a Lei que reconhece a Libras?
Lei que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão dos surdos completa 19 anos. A Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, completou no dia 24, 19 anos.
Qual a diferença de endomarketing e comunicação interna?
Qual é o responsável pela hereditariedade?