Qual a diferença entre sigilo bancário e fiscal?

Perguntado por: Cláudio António Pires  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (30 avaliações)

O sigilo bancário seria, portanto, “o segredo de informações em função do crédito, por um lado, e, por outro, direito fundamental à privacidade”15. E o sigilo fiscal seria o segredo de informações entre o contribuinte e o Fisco.

O que é sigilo fiscal e bancário?

o sigilo bancário protege o cidadão contra a divulgação de seus dados que se encontram em poder de instituições financeiras públicas ou privadas, já o sigilo fiscal é o que ampara o contribuinte contra divulgação de informações sobre a sua situação financeira ou econômica por parte de qualquer funcionário do Fisco.

Quem pode quebrar o sigilo bancário e fiscal?

Os seguintes agentes podem solicitar a quebra: Ministério Público. Polícia Federal. Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

O que é o sigilo fiscal?

Tem-se, portanto, que sigilo fiscal é o dever, a obrigação imposta à Fazenda Pública e a seus servidores de não divulgar informação obtida em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo, ou de terceiros, e sobre a natureza e o estado de seus negócios ou atividades.

O que é quebra de sigilo bancário e fiscal?

O sigilo fiscal consiste no dever do agente público manter em segredo as informações do contribuinte. ... Conforme previsto no CTN, a quebra de sigilo fiscal pode ocorrer quando “houver requisição de autoridade judiciária no interesse da Justiça ou de autoridade administrativa no interesse da Administração Pública.

SIGILO: Fiscal, Profissional e Bancário | Prof. Eduardo Newman

36 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre a quebra do sigilo bancário?

O sigilo bancário não é, portanto, um direito absoluto. Pode haver sua quebra para investigar, por exemplo, suposta ocorrência de sonegação fiscal ou lavagem de dinheiro.

Quando se pode pedir quebra do sigilo fiscal?

- A proteção ao sigilo fiscal não é direito absoluto, podendo ser quebrado quando houver a prevalência do direito público sobre o privado, na apuração de fatos delituosos, desde que a decisão esteja adequadamente fundamentada na necessidade da medida.

Quais informações são protegidas por sigilo fiscal?

Sem prejuízo do disposto na legislação criminal, é vedada a divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de informação obtida em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado de seus negócios ou atividades.

Porque minha declaração aparece protegida por sigilo fiscal?

As informações que são protegidas por sigilo fiscal são aquelas obtidas em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do contribuinte e sobre a natureza e o estado de seus negócios, como renda, patrimônio, débitos, créditos, dívidas e movimentação financeira.

Quais as declarações mais relevantes que são protegidas por sigilo fiscal?

O objetivo é, portanto, evitar que as informações particulares de cada cidadão sejam expostas e tornadas públicas. Entre as informações protegidas por sigilo estão o patrimônio, a renda, movimentação financeira, débitos, contratos, relacionamentos comerciais e valores de compra e venda.

Quem pode quebrar sigilo bancário dizer o direito?

Para que haja acesso aos dados bancários (“quebra do sigilo bancário”), é necessária autorização judicial? Em regra, sim. Em regra, para que se tenha acesso aos dados bancários de uma pessoa, é necessário prévia autorização judicial por se tratar de verdadeira cláusula de reserva de jurisdição.

São requisitos para a quebra do sigilo?

A doutrina entende que são seis os requisitos para a decretação da quebra de sigilo bancário: - ordem judicial fundamentada. - indispensabilidade dos dados constantes da instituição financeira. - existência de fundados elementos de suspeita.

É possível a CPI decretar a quebra do sigilo bancário fiscal e de dados do investigado?

(A) É legítima a quebra de sigilo bancário, por determinação de Comissão Parlamentar de Inquérito, desde que demonstrado o interesse público relevante, individualizado o investigado e o objeto da investigação, mantido o sigilo em relação às pessoas estranhas à causa e limitada a utilização de dados obtidos somente para ...

O que significa transferência do sigilo bancário?

No Brasil, o sigilo bancário nada mais é que um direito da pessoa, seja física ou jurídica, e uma obrigação da instituição financeira. Desse modo, a LC 105, que dita as regras do sigilo bancário, dispõe que: Art. 1o As instituições financeiras conservarão sigilo em suas operações ativas e passivas e serviços prestados.

O que é necessário para quebrar o sigilo bancário?

De acordo com o magistrado, portanto, não é possível a quebra do sigilo bancário para a "satisfação de um direito patrimonial disponível, tal como o adimplemento de obrigação pecuniária, de caráter eminentemente privado, mormente quando existentes outros meios suficientes ao atendimento dessa pretensão".

Quem pode pedir extrato bancário?

É direito do consumidor o acesso a informações e a documentos pertinentes à relação de consumo. A regra aplica-se também aos bancos, pois pelo Verbete nº 297 da Súmula de Jurisprudência Predominante do Superior Tribunal de Justiça (STJ), “o Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras”.

O que aconteceu foi constatada a necessidade de comprovação documental da relação de dependência dos dependentes declarados?

Na IRPF foi constatada a necessidade de comprovação documental da relação de dependência dos dependentes declarados. Sendo declarados 7 : 1 filho de 2 anos; 1 filho de 14 e 1 filha de 15 (ambos sem CPF); 1 filho de 16 (é menor aprendiz); 1 sobrinha de 14; a esposa e a mãe.

É legal exigir o fornecimento do número do recibo do Imposto de Renda?

As empresas podem exigir apenas a entrega da primeira página do Recibo de Entrega do Imposto de Renda! A segunda página não deve ser enviada, pois ela apresenta o número do recibo para retificações e acesso a serviços no site da Receita Federal.

É possível que o Fisco acesse as informações bancárias do contribuinte?

IR: Mesmo com sigilo bancário Fisco pode acessar informações do contribuinte. ... Com esse entendimento, o Colegiado reformou a sentença que anulou o procedimento fiscal instaurado contra uma contribuinte a partir do acesso à movimentação bancária dela.

O que é quebra de sigilo judicial?

QUEBRA DE SEGREDO DE JUSTIÇA. ART 10 DA LEI 9.296.96. ... 10 da Lei 9.296/96 tipifica duas condutas: a primeira, de realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, e, a segunda, de quebrar segredo de justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Qual o entendimento da jurisprudência acerca da quebra do sigilo fiscal pela Receita Federal?

Supremo libera quebra de sigilo bancário pelo Fisco sem autorização judicial. Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal decidiu ser constitucional a Lei complementar 105/2001, que permite aos órgãos da administração tributária quebrar o sigilo fiscal de contribuintes sem autorização judicial.

Como funciona a quebra de sigilo de dados?

“Quebrar sigilo é pedir para determinados órgãos que detém dados sigilosos da pessoa investiga que repassem esses dados”, resume Karina Bonetti Badawi, professora de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie e consultora em Direito Público no escritório de advocacia Laubenstein.

É lícita a violação do sigilo fiscal do contribuinte?

198. Sem prejuízo do disposto na legislação criminal, é vedada a divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de informação obtida em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado dos seus negócios ou atividades.

É possível quebrar o sigilo do WhatsApp?

Não importa se for por suspeitas de corrupção, tráfico ou roubo, a partir do momento em que a Justiça autoriza a quebra do sigilo de alguém e a ordem é emitida para empresas de telefonia, Google e Apple, tudo o que foi feito no celular do suspeito poderá ser pego. Conversas no WhatsApp, fotos, localizações.

É possível a quebra de sigilo bancário pelo juiz de ofício?

O sigilo bancário não pode ser quebrado, notadamente de ofício, para satisfazer interesse privado do devedor.

Artigo anterior
Como usar a forma negativa em inglês?
Artigo seguinte
Quantas vezes ao dia eu posso tomar a vitamina E?