Qual a diferença entre Rat e sat?

Perguntado por: Filipa Esteves Assunção  |  Última atualização: 8. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (5 avaliações)

O SAT mudou de nome? Sim. O SAT é o Seguro de Acidentes do Trabalho e agora denomina-se RAT – Riscos Ambientais de Trabalho. O RAT poderá ser acrescido de um adicional de 12%, 9% ou 6%, caso o trabalhador possa gozar de aposentadoria especial.

O que é SAT e RAT?

Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) é o termo que substitui o SAT (Seguro Acidente do Trabalho). É um tipo de contribuição previdenciária que o empregador deve pagar para que os custos da Previdência sejam cobertos com vítimas de doenças ocupacionais ou de acidentes de trabalho.

O que é a alíquota sat?

As alíquotas do SAT são de 1%, 2% e 3%, e a lei autoriza sua redução de até 50% ou sua majoração em até 100%, segundo o desempenho da empresa em relação ao grau de risco de sua atividade econômica.

O que é o SAT na folha de pagamento?

Essa contribuição é chamada de SAT (Seguro de Acidente de Trabalho). Porém, para formar um fundo para conseguir pagar o trabalhador acidentado, a Previdência cobra uma “taxa” – algo muito próximo ao que as seguradoras fazem. Quem deve pagar essa taxa – compulsoriamente – são as empresas.

Como calcular Rat e sat?

Exemplo de cálculo:
  1. Alíquota de SAT/RAT do estabelecimento da empresa = 3%
  2. Índice FAP do estabelecimento da empresa = 1,5.
  3. SAT de 2024 será: SAT x FAP = 3 x 1,5 = 4.5%

O que é o FAP? E o RAT (SAT)? Quantas siglas!!!!

40 questões relacionadas encontradas

O que é um RAT?

O RAT é justamente um valor adicionado a remuneração do colaborador que está exposto a algum risco enquanto exerce sua atividade profissional. Dessa forma, o RAT não pode ser descontado do trabalhador.

Para que serve o RAT?

O RAT é uma contribuição previdenciária que a empresa deve quitar para cobrir os gastos da previdência com os trabalhadores que se acidentaram ou portadores de doença ocupacional.

É obrigatório usar SAT?

Embora o SAT não seja mais obrigatório para o credenciamento, sua importância como dispositivo de contingência permanece importante estar preparado para enfrentar desafios tecnológicos e atento para a parte das alterações na legislação para aplicação correta das práticas fiscais e assim garantir conformidade fiscal ao ...

Qual é a finalidade do SAT?

​​​​​​​​​​​​O equipamento SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) documenta, de forma eletrônica, as operações comerciais dos contribuintes varejistas do Estado de São Paulo, substituindo os equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

Quem deve pagar o SAT?

As empresas nas quais o risco de acidente do trabalho relativo a atividade preponderante seja considerado como leve a alíquota é de 1%; para as de grau médio 2%; e para as de grau grave a alíquota é de 3%, incidentes sobre a totalidade da remuneração paga pelas empresas aos empregados e avulsos.

Qual a base de cálculo do SAT?

Exemplo de Cálculo:
  • Alíquota de SAT/RAT do estabelecimento da empresa = 3%
  • Índice FAP do estabelecimento da empresa = 1,5.
  • SAT de 2023 será: SAT x FAP = 3 x 1,5 = 4.5%

Como saber o SAT de uma empresa?

Como saber o SAT de uma empresa? Acesse o site da Previdência Social: Acesse o site oficial da Previdência Social, onde é possível encontrar informações sobre o RAT e o SAT. Consulte o CNPJ da empresa: Informe o CNPJ da empresa que deseja consultar o RAT.

Como é feito o cálculo do RAT?

Em síntese, o cálculo é baseado na divisão do valor total de beneficiários pelo total de remuneração, multiplicado por 1.000. O resultado disso é o índice de custo — fator multiplicador que pode influenciar diretamente na alíquota RAT.

O que é SAT na contabilidade?

O SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) documenta, de forma eletrônica, as transações comerciais realizadas em estabelecimentos físicos no estado de São Paulo.

Qual o valor do SAT?

Quanto custa fazer o SAT? Atualmente, o valor fica em torno de US$ 100, mas varia conforme o candidato precise fazer a redação ou não. O pagamento deve ser feito no fim do processo de inscrição e pode ser feito com cartão de crédito ou sistemas como PayPal.

O que significa as siglas SAT?

A sigla SAT significa Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, projetado pela Secretaria de Fazenda de São Paulo, sendo esta a função do equipamento.

Como emitir nota fiscal no SAT?

Acesse o menu vendas > notas fiscais > avulsa escolha o cliente e o cupom para emitir uma nota das vendas de determinados cupons para um determinado cliente, mesmo que essa venda não seja deste cliente.

Qual o valor máximo do SAT?

A Secretária da Fazenda definiu que na emissão de SAT CFe, o Valor Máximo permitido é de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Tem como emitir Nota Fiscal sem o SAT?

​Sim. Por ser um documento eletrônico com validade jurídica, a emissão de NFC-e exige a segurança proporcionada pelo certificado digital.

O que substitui o SAT?

Hoje, então, usamos a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, a NFC-e, que substitui o Cupom Fiscal. A NFC-e é obrigatória em praticamente todos os estados brasileiros, tendo como principal vantagem a consulta on-line, por parte do consumidor.

Sou obrigado a pagar o RAT?

Sou obrigado a pagar a Rat? A partir dessa jurisprudência, a Receita Federal passou a exigir o adicional de RAT dos empregadores em todos os casos, com a finalidade de cobrir os rombos dos cofres públicos causados pela concessão demasiada de aposentadorias especiais.

Quem emite a Rat?

Intitulado anteriormente de Seguro Acidente de Trabalho (SAT), o RAT é uma forma do governo federal dar maior peso às atividades que oferecem mais risco à saúde.

Qual é a alíquota do RAT?

Ele é a alíquota efetiva que deve ser aplicada sobre a folha de pagamento para chegar ao valor devido ao INSS. Isso significa que, da folha de pagamento da empresa do cliente, 1% deverá ser destinado ao pagamento do RAT ajustado.

Qual o RAT para o código do CNAE?

CNAE - Relação de Atividades Preponderantes e Correspondentes Graus de Risco (RAT) Mensal = 0,16% | IPC-Fipe Mar. - Mensal = 0,26% | IGP-DI Mar. Mensal = -0,30% | INCC-DI Mar.

Como diminuir a Rat?

Existe um modo de diminuir o multiplicador do FAP, gerando economia para o empresário. Isso é possível através da apresentação de Recurso Administrativo contra os Nexos Técnicos Previdenciários, responsáveis por estabelecerem ligação entre a doença e o trabalho no âmbito da Previdência Social.

Artigo anterior
Pode tirar o iPhone do carregador?
Artigo seguinte
Qual o jogos mais vendidos do Nintendo switch?