A mita no império inca tratava-se de?

Perguntado por: Gaspar Rodrigues  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.7/5 (53 avaliações)

Resposta: A mita era um sistema de trabalho usado no Império Inca. Consistia, basicamente, no recrutamento de pessoas para trabalhos comunitários, como a construção de pontes, canais ou fortalezas.

O que era a mita no Império inca?

A mita (termo que provém da palavra que em quéchua significa turno) foi um sistema de trabalho existente na região conquistada pelo Império Espanhol na América do Sul, tendo sido aplicada na América Andina especialmente na região do Cerro Rico de Potosí (montanha rica de Potosí, em português atual Bolívia).

Como era pago a mita?

A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização, portanto, antes da chegada dos europeus. E consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas. Os homens eram sorteados, e em geral trabalhavam quatro meses, recebendo um pagamento.

Qual era o trabalho na mita?

Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.

Como indicado no texto os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita que consistia?

141. Como indicado no texto, os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia: a) no trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida por sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.

História do Império Inca | Nerdologia

31 questões relacionadas encontradas

Como indicado no texto os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita que consistia * 10 pontos?

Os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia: (1,0) a) no trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida por. sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.

O que foi o sistema de encomienda?

A encomienda, originalmente aplicada na região das Antilhas em 1503, com posterior projeção em outras porções da América espanhola, constando nos registros legislativos coloniais até o século XVIII, foi uma instituição jurídica imposta pela coroa com o objetivo de regular o recolhimento de tributos e circunscrever a ...

Quais eram os sistemas de trabalho dos indígenas na América espanhola?

A exploração do trabalho indígena constituiu-se na base para a exploração da América espanhola, e utilizou duas formas diferentes: a “encomienda” e a “mita”. ... Por isso o termo mais usado por pesquisadores para definir esta forma de trabalho é “trabalho compulsório”.

O que era a encomienda e a mita?

Mita; Era o trabalho obrigatório que os membros das aldeias tinham de prestar para os espanhóis quatro meses por ano. Encomienda; Era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas.

Como funcionavam a mita e a encomienda?

Mita era o trabalho forçado na América espanhola. Encomienda era o trabalho indígena baseado nas trocas com os colonizadores.

Qual era a importância da mita para a sociedade inca?

A mita era um sistema de trabalho usado no Império Inca. Consistia, basicamente, no recrutamento de pessoas para trabalhos comunitários, como a construção de pontes, canais ou fortalezas. ... Voltavam e morriam geralmente depois de pouco tempo, em razão das precárias condições de trabalho.

Quais foram as duas principais formas de trabalho na América espanhola comente sobre cada uma delas?

Na América Espanhola havia a mita e a encomienda, sendo duas formas de "organizar" a exploração do trabalho forçado dos povos nativos.

Como era organizado o sistema de trabalho na América espanhola?

As principais formas de trabalho compulsório foram a encomienda e a mita. Os indígenas eram divididos em grupos e consignados a um proprietário – "encomendados" – e pagavam com seu trabalho os impostos que deviam como súditos da Coroa espanhola.

O que é mita e encomienda Brainly?

Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. ... Outro sistema de trabalho bastante utilizado pelos espanhóis foi a encomienda, termo que significa “recomendar” ou “confiar” algo para alguém.

O que era a mita na América espanhola?

A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.

Que sociedade utilizava a mita?

Resposta:Os incas já praticavam a mita, bem antes que os espanhóis.

Que regimes de trabalho podem ser identificados na América Hispânica no período colonial descreva como funcionava cada um deles?

O trabalho na América Espanhola colonial era representado por duas modalidades, sendo elas a mita e a encomienda. ... Já a encomienda, os índios ficavam sob o comando de um líder espanhol que os destinava ao trabalho e ainda por cima tinha a função de doutriná-los religiosamente, convertendo-os em cristãos.

Qual era a situação dos indígenas na América Espanhola?

Resposta: A maioria absoluta da população colonial era formada pelos indígenas, que tinham sua mão de obra sistematicamente explorada pelos espanhóis. Em geral, eram submetidos a uma condição de vida miserável, responsável por garantir a dominação dos colonizadores sobre os mesmos.

Quais eram as práticas de trabalho nas colónias americanas além da mineração?

A encomienda foi uma das modalidades de trabalho mais empregadas na América Hispânica. A conquista do espaço americano ofereceu aos espanhóis a possibilidade de rápido enriquecimento através do grande volume de metais preciosos existentes na região.

O que é um encomendero?

O encomendero era chefe de parte de uma instituição colonial denominada encomienda. ... Tradicionalmente, o encomendero era uma pessoa com enorme autoridade e poder na sociedade colonial, uma vez que a quantidade de terra dada às encomiendas costumava ser muito grande e altamente produtiva.

Qual era a mão-de-obra mais utilizada na América Espanhola?

a mão de obra indígena foi a mais utilizada na América Espanhola quais as duas principais formas de exploração do trabalho indígena explique.

Quanto às relações de trabalho havia entre os Incas a instituição da mita sobre a qual é válida a seguinte afirmação?

Já a mita tem origem inca, e já era usada nessa civilização antes da chegada dos europeus. ... Assim, podemos dizer que a mita foi uma forma de trabalho que já existia entre os incas e que na encomienda o trabalho prestado servia como forma de pagamento de tributos.

Quais foram as duas principais atividades econômicas realizadas nas colônias espanholas da América que mão-de-obra foi utilizada em cada uma dessas atividades o que era o sistema da encomienda?

A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.

Qual a principal atividade econômica desenvolvida na América Espanhola?

A base da economia espanhola eram as riquezas que provinham, especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. Foi esta atividade, a mineração, a responsável pelo crescimento de outras, como a agricultura e a criação de gado, necessários para o consumo de quem trabalhava nas minas.

Qual era a principal força de trabalho explorado na América Espanhola?

Resposta: Encomienda. A encomienda foi uma das modalidades de trabalho mais empregadas na América Hispânica.

Artigo anterior
Como escrever a palavra repetiram?
Artigo seguinte
O que significa parasitando?