Qual a diferença entre radioterapia e braquiterapia?

Perguntado por: Wilson Sandro Reis Miranda  |  Última atualização: 2. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (68 avaliações)

A radioterapia interna ou braquiterapia utiliza fontes de radiação interna (a curta distância). Na braquiterapia o material radioativo é colocado, por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral. Radioterapia interna pode envolver um implante radioativo, uma solução líquida ou uma injeção intravenosa.

Qual a diferença de teleterapia para braquiterapia?

Existem três modalidades de radioterapia: Teleterapia (tele, do grego “á distância”) ou também chamada de radioterapia externa, é feita com o uso de aparelhos de cobalto ou aceleradores lineares. A braquiterapia (brachys, do grego “próximo”) é usada fonte de radiação em contato direto com os tecidos a serem irradiados.

Como que é a braquiterapia?

O prefixo grego brachys significa “curta distância”. A braquiterapia é um tipo de radioterapia em que a fonte radioativa é colocada dentro da área a ser tratada ou junto a ela. A inserção pode ser temporária ou permanente.

Quais os Radioisotopos utilizados na braquiterapia?

A braquiterapia consiste na inserção de fios radioativos diretamente em tumores. O radioisótopo irídio-192 é largamente usado para esta finalidade.

Qual a diferença entre radioterapia Quimioterapia e braquiterapia?

A radioterapia pode ser aplicada de forma externa por um aparelho direcionado ao local do tumor. Geralmente as sessões são diárias. Outra forma é a braquiterapia, que consiste em emitir radiação por meio de um aparelho em contato com a região do tumor.

Dr.Felipe Ades- Qual é a diferença entre radioterapia e braquiterapia no câncer de colo uterino?

21 questões relacionadas encontradas

Porque se faz quimioterapia e radioterapia juntos?

A quimioterapia pode ser utilizada para complementar a radioterapia ou nos casos em que esta não pode ser aplicada. Quando o câncer já se espalhou para outras regiões do organismo ou em áreas onde a radiação não é tão eficaz.

O que é pior a radioterapia ou a quimioterapia?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que não existe opção melhor ou pior quando se fala nessas modalidades de tratamento. A radioterapia e a quimioterapia serão empregadas isoladamente ou em conjunto, dependendo da avaliação do quadro do paciente pelo médico oncologista.

Quais são os tipos de braquiterapia?

A braquiterapia é dividida em dois tipos, de acordo com a radiação utilizada: alta taxa de dose de radiação, que é feita por poucos dias, ou uma baixa taxa de dose de radiação, que precisa ser feita por um período maior de tratamento.

Quais são as doses aplicadas em braquiterapia?

As doses de teleterapia ficam ao redor de 39,6 a 50 Gy, com complementação de paramétrios variando de 9 a 20 Gy. A fração de braquiterapia varia de 6 a 7,5 Gy, num total de quatro frações. Para a braquiterapia de cúpula vaginal, a dose varia de 4 a 7 Gy, calculados de 0 a 5 mm da superfície do aplicador.

Quais são os tipos de aplicações utilizados em braquiterapia?

As aplicações mais comuns da braquiterapia de alta taxa de dose são em tumores do colo do útero,esófago, pulmões, mama e próstata. A maior parte dos tratamentos de alta taxa de dose são efectuados em regime de ambulatório, mas isso depende do local do tratamento.

O que acontece depois da braquiterapia?

Dor ou Hematomas

Logo após uma sessão do tratamento, o paciente pode sentir dor ou inchaço na região tratada, que podem ser acompanhadas de um hematoma, decorrentes da ação da radiação localizada. Essas reações são mais suaves e costumam durar no máximo alguns dias.

Como é feita a braquiterapia no colo do útero?

O médico insere no útero um condutor, que é um pequeno cano, para aplicar a radiação; terminado o procedimento, ele o retira. E isso tem de ser feito com atenção. “Se o condutor não for colocado da forma correta, o útero pode ser perfurado e a dose administrada de maneira errada.

Qual o valor de uma sessão de braquiterapia?

O custo fica em torno de R$30mil. Os planos de saúde cobrem a terapia. Ao contrário da prostatectomia(2), a técnica preserva a próstata e oferece menor risco de complicações como disfunção erétil, incontinência urinária e esclerose de colo visical.

Para que serve a teleterapia?

Radioterapia com feixe externo ou teleterapia

É o tipo de radiação mais comumente utilizada, emitida por um aparelho direcionado para o local a ser tratado. Em geral, as aplicações são feitas diariamente e duram de 10 a 40 minutos, e durante este período o paciente fica deitado e não sente nenhum incômodo.

Como é feita a marcação para radioterapia?

Sendo na área de cabeça e pescoço, o paciente usa uma máscara que ajuda a manter a posição correta durante o tratamento. Se for no restante do corpo, serão feitas marcações com uma tinta especial no local para os técnicos de radioterapia posicionarem o paciente corretamente, antes de iniciar o tratamento.

Quem faz radioterapia cai o cabelo?

Perda de cabelo.

Esse efeito é comum em pacientes que fazem radioterapia na região da cabeça e pescoço começando, geralmente, de 2 a 3 semanas após o início do tratamento.

O que é braquiterapia Endoluminal?

Outra forma de braquiterapia é a endoluminal (dentro da luz), na qual a fonte de radiação é posicionada no interior (luz) de um órgão tubular, como o brônquio pulmonar ou o esôfago, por um curto período.

Quais são os dois tipos de Radioterapia?

A Radioterapia divide-se em dois tipos, dependendo da localização da fonte de radiação em relação ao paciente, são eles a Teleterapia e a Braquiterapia.

Qual é o mais forte a quimioterapia ou a radioterapia?

Enquanto a quimio atinge todo o organismo, a radioterapia atinge apenas o tumor – e as células por perto. Mas ambas são agressivas e generalistas. Ao atingir também células saudáveis, acabam até debilitando mais do que auxiliando os pacientes.

O que não se pode comer durante a quimioterapia?

Evite o consumo dos embutidos (ex: salsicha, presunto, peito de peru, salame, mortadela, linguiça). Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia, principalmente nos intervalos das refeições. Outros líquidos, como sucos naturais, água de coco e chás (conforme orientação do nutricionista), podem ajudar na hidratação.

Quantas sessões de radioterapia são necessárias?

Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.

Pode fazer quimioterapia e radioterapia ao mesmo tempo?

A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos. Para mais informações, veja a página sobre radioterapia. Quais os benefícios da radioterapia? Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações e o resultado costuma ser muito positivo.

Porque fazer radioterapia depois da cirurgia?

A radioterapia pode ser realizada nas seguintes situações: Após a cirurgia conservadora da mama, para diminuir a chance da recidiva na mama ou nos linfonodos próximos. Após uma mastectomia, especialmente se o tumor tinha mais que 5 cm de diâmetro ou se atingia os linfonodos.

Como a radioterapia destrói os tumores?

Como funciona a radioterapia? A radiação destrói as células cancerígenas, danificando seu DNA, as moléculas que contêm a informação genética, que destrói a sua capacidade de se dividir e se reproduzir.

Qual o valor de uma sessão de quimioterapia?

Ainda é preciso considerar se o paciente possui plano de saúde, se a quimioterapia será feita em casa, clínica ou hospital. Em média, estima-se que uma sessão de quimioterapia custe em torno de R$ 1.700,00, incluindo a medicação, a aplicação e os materiais exigidos.

Artigo anterior
Onde se encontra os ácidos nucleicos?
Artigo seguinte
Quando e por quem o microscópio foi inventado?