Onde se encontra os ácidos nucleicos?

Perguntado por: Cláudia Rita Pinheiro de Andrade  |  Última atualização: 2. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (27 avaliações)

Os ácidos nucleicos são substâncias presentes no interior das células dos organismos vivos. Esse nome se deve ao fato de serem substâncias orgânicas de caráter ácido que, inicialmente, foram encontradas no interior do núcleo celular.

Onde são encontrados os ácidos nucleicos DNA e RNA?

Atualmente sabemos que o DNA pode ser encontrado tanto no núcleo celular (formando os cromossomos e parte dos nucléolos), quanto na mitocôndria e nos cloroplastos. O RNA é outro ácido nucleico encontrado no nucléolo, nos ribossomos, no citoplasma, nas mitocôndrias e nos cloroplastos.

Onde se encontra o DNA da célula?

O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias. Portanto, é identificado em todas as formas de vida do planeta, com exceção de alguns vírus.

O que é encontrado nos ácidos nucleicos?

Os ácidos nucleicos são formados pelos nucleotídeos, moléculas compostas por três componentes: Grupo fosfato; Açúcar de cinco carbonos (pentose); Base nitrogenada (base contendo nitrogênio).

Quais os tipos de ácidos nucleicos?

Podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características.

DNA E RNA - ÁCIDOS NUCLEICOS - BIOQUÍMICA | Biologia com Samuel Cunha

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de ácido nucleico de um vírus?

Os vírus são formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma capa proteica chamada de capsídeo.

Quais são as principais diferenças entre os dois tipos de ácidos nucleicos existem nos seres vivos?

A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.

Qual é a estrutura dos ácidos nucleicos?

Estrutura. Como vimos, os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos, os quais apresentam três componentes básicos: um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. ... A pentose é um açúcar com cinco carbonos, a do DNA é chamada de desoxirribose, enquanto a do RNA denomina-se ribose.

O que pode ser encontrado no DNA?

O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

Como se chama a pentose do DNA e a pentose do RNA?

Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico). Bases nitrogenadas: são compostos cíclicos que contêm nitrogênio.

O que constitui o DNA?

O DNA é constituído por duas longas cadeias polinucleotídicas formadas a partir de polímeros, chamadas nucleotídeos. ... Uma Molécula de Ácido Fosfórico: A molécula de fosfato de um nucleotídeo se liga na molécula de açúcar de outro nucleotídeo, formando a longa cadeia nucléica do DNA.

Onde no nosso corpo encontramos a receita para as nossas características?

É por isso que dizemos que o DNA contém todas as informações de um organismo, porque é nele que encontramos o código necessário para a produção de cada proteína do nosso corpo.

Onde se encontra a uracila?

Uracila é uma das quatro bases nitrogenadas encontradas na molécula de ARN: uracilo e citosina (derivada de pirimidina) e adenina e guanina (derivadas de purina). Ácido desoxirribonucleico ( DNA ) também contém cada uma destas bases nitrogenadas, exceto que a timina é substituída pelo uracilo.

Como o DNA e o RNA são compostos?

O DNA e o RNA são compostos por quatro diferentes bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), timina (T) (ou uracila, U, no RNA) e citosina (C). Um dos códons presentes no DNA responsável pela codificação do aminoácido leucina possui a combinação G-A-T.

São os componentes básicos do DNA e do RNA?

Os ácidos nucleicos são formados por três componentes básicos, os quais formam nucleotídios: pentose, ácido fosfórico e bases nitrogenadas. O DNA e o RNA diferenciam-se pelo tipo de pentose e pelas bases nitrogenadas presentes. ... A uracila é uma base nitrogenada exclusiva do RNA, e a timina é uma exclusividade do DNA.

O que é o código genético?

O código genético diz respeito aos códons e aos aminoácidos que eles codificam. ... O código genético pode ser definido como a relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).

Em quais produtos o DNA está presente?

O biólogo, doutor em Genética de Microrganismos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Airton Vialta afirma que o DNA está presente em todos os seres vivos, sejam frutas, legumes, verduras, animais ou seres humanos.

Onde pode ser encontrado o DNA?

O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas. No interior do núcleo é possível encontrar corpos os nucléolos, compostos proteicos, DNA, RNA e os genes nucleares, também denominados de código genético.

Como é a estrutura de um nucleotídeo?

O nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas – uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses. ... As bases púricas variam em Adenina e Guanina, enquanto que as bases pirimídicas são classificadas em Timina, Uracila e Citosina.

Quais são os componentes básicos de um nucleotídeo?

Os nucleotídeos apresentam um açúcar de cinco carbonos (pentose), uma base nitrogenada (citosina, timina, uracila, adenina ou guanina) e um ou mais grupos fosfato.

Quais são os componentes de um nucleotídeo?

Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos) Um grupamento fosfato.
...
Bases Nitrogenadas
  • » Adenina (A)
  • » Guanina (G)
  • » Citosina (C)
  • » Timina (T)

Qual a diferença entre a ribose e Desoxirribose?

O açúcar de cinco carbonos no DNA é chamado de desoxirribose, enquanto que no RNA, o açúcar é ribose. Esses dois são muito similares na estrutura, com apenas uma diferença: o segundo carbono da ribose liga-se a um grupo hidroxila, enquanto o carbono equivalente da desoxirribose tem um hidrogênio.

Quais as principais diferenças entre o DNA é o RNA?

Diferenças entre DNA e RNA

Quanto ao número de fitas, normalmente o RNA apresenta uma hélice simples, enquanto o DNA tem uma dupla-hélice. ... A diferença é que no RNA a adenina se pareia com a uracila e no DNA a adenina se pareia com a timina.

Quais são os tipos de RNA que existem?

Características do RNA
  • RNA (ribonucleic acid) é uma sigla em inglês que significa ácido ribonucleico. ...
  • Existem três tipos de RNA, o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico.
  • O RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida.

Que tipos de organismos podem ser infectados por vírus?

Os vírus são parasitas que se destacam principalmente pelas doenças causadas no homem, entretanto, eles não parasitam apenas as células humanas. Esses organismos, que só se reproduzem no interior de células, podem infectar qualquer ser vivo, desde uma bactéria até uma planta, por exemplo.

Artigo anterior
O que é caducidade?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre radioterapia e braquiterapia?