Qual a diferença entre PUN e gun?

Perguntado por: Lisandro Jesus  |  Última atualização: 6. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

A GUN é caracterizada por ulceração marginal da gengiva, com formação de áreas de necrose, porém sem envolver o periodonto de inserção. Já a PUN exibe áreas de necrose tecidual com perda de inserção periodontal, formação de bolsas e sequestros ósseos.

Qual o diagnóstico diferencial das doenças periodontais Necrosantes?

As doenças periodontais necrosantes têm sido descritas entre as populações jovens, quer nos países desenvolvidos quer nos países em desenvolvimento, mas há evidência que sugere que estas doenças são mais prevalentes nos países em desenvolvimento (Albandar & Tinoco, 2002).

O que é a GUNA?

A gengivite ulcerativa necrosante (GUN), também conhecida por doença de Vincent, boca de trincheira, gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) e gengivite fusoespiroquetal, pode ser definida como uma infecção gengival aguda e de etiologia complexa, caracterizada por um rápido início, sintomatologia dolorosa no ...

São características das doenças periodontais Necrosantes?

As doenças periodontais necrosantes são caracterizadas por rápida destruição tecidual, sintomatologia dolorosa e possível perda de função.

Quais os sinais clínicos e sintomas da Gun e Pun?

É uma infecção dolorosa das gengivas. Os sintomas incluem dor aguda, sangramento e hálito fétido. O diagnóstico baseia-se em achados clínicos. O tratamento inclui desbridamento cuidadoso, melhora da higiene oral, enxágues bucais, cuidados de suporte, e, se o desbridamento precisar ser adiado, antibióticos.

melhor carabina de pressão 5.5 de 1000,00 a 1500,00 dicas para comprar certo - OPINIÃO SINCERA

22 questões relacionadas encontradas

Quais as características clínicas da GUNA?

A gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) é uma infecção dolorosa das gengivas que causa febre, às vezes hálito fétido e sensação de mal-estar. Se as bactérias normais na boca crescerem além do normal, as gengivas podem se tornar infectadas.

São sinais clínicos normalmente observados na gengivite?

A gengivite é uma condição inflamatória que envolve apenas o periodonto de proteção, caracterizando-se por sinais clínicos de inflamação (vermelhidão, edema e sangramento) limitados à gengiva, enquanto a periodontite envolve, além do periodonto de proteção, o periodonto de sustentação, apresentando destruição ...

Quais são os tipos de doenças periodontais?

Tipos de periodontite
  • Periodontite crônica. ...
  • Periodontite agressiva. ...
  • Doença periodontal avançada. ...
  • Boa higiene bucal. ...
  • Visitas odontológicas regulares. ...
  • Cirurgia de retalho periodontal (cirurgia de redução de bolsa) ...
  • Enxertos de tecidos moles. ...
  • Enxerto ósseo.

O que é uma doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

O que causa periodontite ulcerativa necrosante?

Fatores etiológicos predisponentes de risco também estão diretamente relacionados com o início e severidade da doença, dentre eles: tabagismo, comprometimento sistêmico (estresse, desnutrição, deficiência hormonal, infecção por HIV, leucemia, neutropenia e tratamento imunossupressor), sendo, na maioria dos casos, ...

Quais bactérias causam GUNA?

Causas. A doença periodontal necrosante é causada por uma infecção bacteriana que inclui bactérias anaeróbicas como a P. intermedia e as do geno Fusobacterium, bem como as espiroquetas, como as Borrelias e Treponemas.

Qual a causa da gengivite?

Como a gengivite surge? Tudo começa quando os restos de comida nos dentes atraem bactérias. Elas, então, começam a se alimentar, multiplicam-se e fixam residência na boca. Em grandes quantidades, passam a atacar a gengiva, originando uma inflamação.

Qual o antibiótico para curar gengivite?

Alguns dos antibióticos os mais eficazes para estas circunstâncias incluem o metronidazole e a amoxicilina. A gengivite pode causar a dor de dente e gomas dolorosas. os apaziguadores de dor Anti-inflamatórios tais como o paracetamol e o ibuprofeno podem ajudar a facilitar a dor, o inchamento e o incómodo.

Como fazer o diagnóstico diferencial entre Acatalasia e GUNA?

O diagnóstico diferencial entre GUNA e manifestações bucais da acatalasia é de extrema importância para que não se incorra em iatrogenias, uma vez que os indivíduos acatalasêmicos são sensíveis ao peróxido de hidrogênio largamente utilizado como antisséptico em pacientes com GUNA.

Quais são as 3 principais doenças Necrosantes na periodontia?

As formas de doenças periodontais necrosantes envolvem a gengivite ulcerativa necrosante (GUN), a periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e a estomatite necrosante, cujo tratamento com agentes antimicrobianos de ação local e sistêmica parece ser um importante adjunto para o controle dessas patologias.

Porquê da GUNA?

A gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) é mais frequente em fumantes e pacientes debilitados que estão sob estresse. Outros fatores de risco são má higiene oral, deficiências nutricionais, imunodeficiência (p. ex. HIV/aids, uso de fármacos imunossupressores) e privação de sono.

O que causa a doença periodontal?

A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.

Como é formada a doença periodontal?

Quando a placa bacteriana não é perturbada, cria uma zona fértil para as bactérias periodontais se multiplicarem. Esta situação produz derivados prejudiciais que ativam a resposta inflamatória natural do seu organismo, levando a gengivas inchadas e inflamadas.

Como é o tratamento da doença periodontal?

Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Como saber se a periodontite está avançada?

Sinais e sintomas.

✓ perda óssea severa; ✓ exposição das raízes dentárias; ✓ retração gengival; ✓ mobilidade dos dentes (em alguns casos);

Quais os tipos de bolsas periodontais e qual tipo de defeito é gerado?

As bolsas periodontais são perdas ósseas verticais, enquanto que a periodontite é a inflamação do tecido de suporte do dente (periodonto) que gera perda óssea horizontal, segundo a dentista. É comum a presença de bolsas periodontais quando o paciente desenvolve a periodontite, mas isso não é uma regra.

Qual o principal sinal clínico que determina o diagnóstico da gengivite?

A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Como é feito o diagnóstico da gengivite?

O diagnóstico de gengivite se dá por meio da descrição dos sintomas do paciente e da avaliação bucal, sendo que o profissional examina dente, gengivas, língua e as paredes internas da boca. O odontólogo procurará por acúmulo de placa e depósitos de tártaro nos dentes e, em seguida, avaliará a situação das gengivas.

Como classificar gengivite?

Em um paciente tratado e estável em que o limite de profundidade de sondagem seja menor ou igual a 4mm, com sangramento entre 10 e 30% e perda óssea radiográfica, deve-se considerar gengivite localizada. Se o sangramento estiver presente em mais de 30% dos sítios se considera uma gengivite generalizada (Quadro 6).

Quais os principais sinais e sintomas da gengivite ulcerativa necrosante?

Principais sintomas
  • Vermelhidão nas gengivas;
  • Dor intensa nas gengivas e dentes;
  • Sangramento da gengiva;
  • Sensação de gosto amargo na boca;
  • Mau hálito persistente.

Artigo anterior
Como ver dispositivos Windows?
Artigo seguinte
Quem deve fazer a APR?