Qual a diferença entre propranolol é metoprolol?

Perguntado por: Isaac Tiago Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (23 avaliações)

O metoprolol é um agente betabloqueador adrenérgico seletivo é equipotente ao propranolol na inibição da estimulação dos receptores ß1-adrenégicos, como aqueles existentes no coração, porém tem uma potência 50 a 100 vezes menor do que o propranolol no bloqueio dos receptores ß2.

Qual melhor metoprolol ou propranolol?

Propranolol , Atenolol e Metoprolol estão no mesmo grupo medicamentoso ( BETA-BLOQUEADORES ). Metoprolol é mais seletivo , podemos usar em doentes pulmonares por ter maior tolerância com menos efeitos adversos . Nos doentes com " coração fraco " o metoprolol tem sua indicação precisa.

Pode tomar propranolol é metoprolol?

Não devem ser usados em conjunto, ou usa-se um ou outro.

O que substitui o Selozok?

O Metoprolol é o mesmo medicamento que o Selozok. Só um cuidado é necessário pois o Selozok é o "succinato" de metoprolol e existe também o "tartarato" de metoprolol que sabidamente é inferior ao succinato de metoprolol.

Para que é indicado o medicamento metoprolol?

O tratamento anti-hipertensivo de longa duração com doses diárias de 100-200 mg de metoprolol tem demonstrado reduzir a mortalidade total incluindo morte cardiovascular súbita, acidente vascular cerebral e eventos coronarianos em pacientes hipertensos.

Propanolol, Atenolol, Metoprolol... Não é tudo a mesma coisa?

40 questões relacionadas encontradas

Faz mal tomar propranolol?

Cloridrato de Propranolol ocasionalmente causa hipoglicemia, mesmo em pacientes não-diabéticos, como, por exemplo, neonatos, lactentes, crianças, pacientes idosos, pacientes submetidos à hemodiálise ou pacientes com doença hepática crônica e pacientes com superdosagem.

Quem não pode tomar propranolol?

Cloridrato de propranolol, assim como outros betabloqueadores, não deve ser utilizado em pacientes nas seguintes situações: conhecida hipersensibilidade ao propranolol e aos outros componentes da fórmula; hipotensão; bradicardia; distúrbios graves da circulação arterial periférica; síndrome do nó sino-atrial; ...

Para que o propranolol é indicado?

Indicação: O propranolol é um betabloqueador indicado para: Controle de hipertensão (pressão alta). Controle de angina pectoris (sensação de pressão e dor no peito). Controle das arritmias cardíacas (alterações no ritmo dos batimentos cardíacos). Prevenção da enxaqueca (dor de cabeça forte).

O que acontece se eu parar de tomar propranolol?

pode causar um efeito chamado de efeito rebote, ou seja elevacao exagerada da PA, alem de sintomas de aumento da frequencia cardica (taquicardia), isso é o mais comum,por isso nós cardiologistas orientamos os pacientes para diminuir essas medicaçoes gradativamente.

Qual a diferença entre propranolol e enalapril?

O Propranolol é um betabloqueador (bloqueia receptores Beta) que além de de atuar na redução da pressão arterial (menos que o Enalapril) atua também no controle da frequência cardíaca (reduzindo o número de batimentos por minuto).

Qual melhor para ansiedade propranolol ou Atenolol?

Para tais sintomas o propranolol é mais eficiente. Vale lembrar que nenhum desses medicamentos tratam ansiedade patológica, apenas sintomas físicos da ansiedade. Você deve procurar seu PSIQUIATRA para realizar o tratamento completo que inclui remédio, psicólogo e mudanças de hábitos de vida .

Qual o melhor betabloqueador?

Pesquisa recém publicada no American Journal of Gastroenterology demonstrou que o carvedilol, um betabloqueador não seletivo com alfa-bloqueio adicional, é mais efetivo do que o propranolol na redução da pressão portal em pacientes com varizes esofagogástricas.

Qual a diferença entre metoprolol e bisoprolol?

Enquanto carvedilol, bisoprolol e nebivolol são produzidos em formulação única, o metoprolol pode se apresentar na forma de liberação imediata (tartarato de metoprolol) ou prolongada (succinato de metoprolol).

Qual a diferença entre propranolol e losartana?

Losartana e propranolol tem o mesmo princípio ativo? Olá ! Não , são totalmente diferentes .

Como age propranolol para dor de cabeça?

O propranolol é uma substância beta-bloqueadora, ou seja bloqueia a ação da adrenalina sobre esses receptores. Estes receptores estão presentes no coração, nos brônquios e nos vasos sanguíneos. Esta medicação pode ser utilizada para o tratamento da hipertensão arterial, arritmias cardíacas e na prevenção de enxaquecas.

Quanto tempo dura o efeito do propranolol no organismo?

Dura entre 8 e 12 h.

Quais são os efeitos colaterais do propranolol?

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): fadiga (cansaço) e/ou lassitude (relaxamento) frequentemente passageira, bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos), extremidades frias, fenômeno de Raynaud (palidez, dormência e dor nos dedos), distúrbios do sono e pesadelos.

Quanto tempo devo tomar Propranolol?

Feocromocitoma (Cloridrato de Propranolol deve ser usado apenas na presença de efetivo bloqueio alfa) Pré-operatório: Recomendam-se 60 mg diários, por três dias; Casos malignos inoperáveis: 30 mg diários.

Como o propranolol age no coração?

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Propranolol é um medicamento betabloqueador, ou seja, inibe a estimulação dos receptores beta- adrenérgicos (beta-1 e beta-2) presentes no organismo (como no coração e nos vasos sanguíneos).

Qual o efeito do metoprolol?

Efeitos na hipertensão

O succinato de metoprolol reduz a pressão arterial elevada tanto em pacientes na posição supina quanto na ortostática. Pode ser observado aumento na resistência periférica após a instituição do tratamento com metoprolol, mas com curta duração (poucas horas) e clinicamente insignificante.

Quem não pode tomar metoprolol?

Você não deve utilizar succinato de metoprolol nas seguintes situações: se tiver alergia ao metoprolol, aos demais componentes da fórmula ou a outros betabloqueadores; bloqueio atrioventricular de grau II ou de grau III, pacientes com insuficiência cardíaca não compensada instável (ou seja, edema pulmonar [água no ...

Quais os efeitos colaterais do metoprolol?

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): bradicardia, alterações posturais na pressão (muito raramente com desmaio), mãos e pés frios, palpitações, vertigem, dor de cabeça, enjoo, dor abdominal, diarreia, prisão de ventre e dispneia de esforço (dificuldades respiratórias ao ...

Qual a diferença entre o SELOZOK E o atenolol?

Tanto atenolol quando o selozok (metoprolol) fazem parte do grupo dos betabloqueadores ( atuam reduzindo a frequências dos batimentos cardíacos). Ambos são excelentes fármacos, mas o selozok faz parte de uma classe mais moderna de betabloqueadores, sendo mais seletivo e apresentando menos efeitos colaterais.

Artigo anterior
Qual a doutrina social da Igreja católica?
Artigo seguinte
O que significa a expressão ponto de inflexão?