Qual a diferença entre pesquisa básica e aplicada Cite um exemplo de cada?

Perguntado por: Hugo Alexandre Reis Pereira Torres  |  Última atualização: 13. Oktober 2024
Pontuação: 4.4/5 (64 avaliações)

A pesquisa básica busca avançar as fronteiras do conhecimento criando novas teorias ou modificando as existentes. Por outro lado, a pesquisa aplicada preocupa-se principalmente em criar soluções para problemas, coletando e analisando dados empíricos para chegar a resultados de pesquisa válidos.

O que é pesquisa básica e aplicada exemplos?

Enquanto a pesquisa básica é uma pesquisa científica focada na melhoria das teorias científicas, a aplicada consiste na realização de trabalhos originais com finalidade de aquisição de novos conhecimentos, porém dirigida primariamente para um determinado fim ou objetivo prático.

Quando uma pesquisa é aplicada?

DEFINIÇÃO BÁSICA DE PESQUISA APLICADA

A pesquisa aplicada é aquela cujo principal objetivo é a geração de conhecimento para aplicação prática e imediata, dirigidos à solução de problemas específicos envolvendo os interesses locais, territoriais e regionais.

Qual a diferença entre pesquisa básica e pesquisa pura?

A pesquisa pura, também conhecida como pesquisa básica ou pesquisa fundamental, é um ramo da pesquisa científica que se concentra na ampliação das teorias científicas existentes. Normalmente, a pesquisa pura pode ser exploratória, descritiva ou explicativa; embora, em muitos casos, seja de natureza explicativa.

Qual é a diferença entre pesquisa pura e aplicada?

Na pesquisa pura, o pesquisador, comumente, busca a atualização de seus conhecimentos, enquanto na pesquisa aplicada a finalidade não é somente procurar uma nova tomada de posição teórica, mas realizar uma ação concreta, ou seja, operacionalizar os resultados do trabalho.

Pesquisa Qualitativa ou Pesquisa Quantitativa: Qual escolher? Vantagens e Desvantagens

18 questões relacionadas encontradas

O que significa pesquisa básica?

Pesquisa básica, também chamada pesquisa pura ou pesquisa fundamental, é uma pesquisa científica focada na melhoria de teorias científicas para melhoria da predição ou compreensão de fenômenos naturais ou de outro tipo. Ela refere-se ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico.

Como é feita a pesquisa aplicada?

A pesquisa aplicada concentra-se em torno dos problemas presentes nas atividades das instituições, organizações, grupos ou atores sociais. Ela está empenhada na elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções.

O que é pesquisa básica Segundo autores?

Segundo Appolinário (2011, p. 146), a pesquisa básica tem como objetivo principal “o avan- ço do conhecimento científico, sem nenhuma preocupação com a aplicabilidade imediata dos resultados a serem colhidos”.

Quais são os diferentes tipos de pesquisa científica?

Tipos de pesquisa – As abordagens metodológicas que podem ser utilizadas em pesquisas científicas se dividem em três tipos: quantitativa, qualitativa e quanti-qualitativa.

Qual a diferença entre os tipos de pesquisa?

A principal diferença entre esses tipos de pesquisa se dá no objetivo final de cada uma delas. Na pesquisa exploratória o objetivo é conhecer melhor um determinado tema, na pesquisa descritiva se busca um aprofundamento no tema, enquanto a explicativa procura conectar as ideias para compreender causas e efeitos.

Quais são os 2 tipos de pesquisa?

Quanto à utilização dos resultados: • Pesquisa Pura: – visa resolver problemas; – de natureza teórica. Pesquisa Aplicada: – ênfase prática na solução de problemas.

Quais são os 4 métodos de pesquisa?

Quais são os quatro tipos de pesquisa?
  • Investigação através de pesquisas. ...
  • Pesquisa correlacional. ...
  • Investigação causal comparativa. ...
  • Pesquisa experimental.

Como fazer uma pesquisa básica?

Duas perguntas primordiais para se fazer quando você for produzir uma pesquisa básica é para quê serve e o porquê dos acontecimentos estudados. Para serem então difundidos não apenas na comunidade científica, mas para a comunidade em geral.

O que é uma pesquisa de caráter científico?

A pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de procedimentos objetivos, utilizados por um pesquisador (cientista), para o desenvolvimento de um experimento, a fim de produzir um novo conhecimento, além de integrá-lo àqueles pré-existentes1,2.

Como fazer uma pesquisa participante?

Como desenvolver uma pesquisa participante
  1. Definição dos objetivos, conceitos, hipóteses, métodos e do quadro teórico da pesquisa;
  2. Delimitação da região a ser estudada;
  3. Organização do processo de pesquisa participante. ...
  4. Seleção e formação dos pesquisadores ou de grupos de pesquisa;

Por que é básica a pesquisa básica?

A pesquisa básica tem o papel fundamental de abastecer as inovações da ciência aplicada. Por isso, as duas abordagens são frequentemente coordenadas na pesquisa e desenvolvimento.

O que é uma pesquisa bibliográfica exemplo?

Consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em livros, artigos, teses etc. (SEVERINO, 2018).

O que é a pesquisa qualitativa e quantitativa?

A pesquisa qualitativa e quantitativa são duas abordagens diferentes para a coleta de dados usados para testar hipóteses. A pesquisa quantitativa é um método numérico de coleta de dados, enquanto a pesquisa qualitativa é uma abordagem não numérica para a coleta de dados.

O que é uma pesquisa aplicada Segundo Gil?

Outrossim, Gil (2010) destaca que a pesquisa aplicada abrange estudos elaborados com a finalidade de resolver problemas no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem. Já Gerhardt e Silveira (2009, p.

Qual a metodologia aplicada?

O que é uma metodologia aplicada? É o processo onde os conhecimentos adquiridos nas pesquisas saem da página e vão para a prática. Neste tipo de metodologia, editores estão ali apenas para a área da escrita, e os pesquisadores transformam o conhecimento em solução para um determinado problema ou situação proposta.

O que é pesquisa aplicada ao meio ambiente?

A ideia é questionar se o estilo de vida que levamos prejudica o planeta, pensando nas relações de consumo e na forma como nos relacionamos com o meio ambiente. O nome vem da ideia de que deixamos “rastros”, pegadas em nossa trajetória de vida.

Quais são os tipos de metodologia?

Principais tipos de metodologia de ensino
  • Metodologia de ensino tradicional. ...
  • Metodologia de ensino construtivista. ...
  • Metodologia tradicional de ensino sociointeracionista. ...
  • Metodologia de ensino freiriana. ...
  • Metodologia de ensino Montessori. ...
  • Metodologia de ensino Waldorf. ...
  • Metodologia de ensino Reggio Emilia.

Qual a diferença entre os três tipos de pesquisa?

Na pesquisa exploratória o objetivo é conhecer melhor um determinado tema, na pesquisa descritiva se busca um aprofundamento no tema, enquanto a explicativa procura conectar as ideias para compreender causas e efeitos.

Quais são os três tipos de pesquisa?

Grande parte das pesquisas pode ser dividida em três categorias: exploratória, descritiva e causal. Cada uma delas tem uma finalidade específica e só podem ser usadas de determinadas maneiras.

Artigo anterior
Quem tem hérnia de disco não pode pegar peso?
Artigo seguinte
Como saber quantos metros de piso devo comprar?