Qual a diferença entre os crimes previstos nos artigos 267 268 e 269 do CP?

Perguntado por: Luana Vitória Morais Cruz  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (5 avaliações)

Art. 268 – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: ... 269 – Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

O que quer dizer o artigo 267?

267 - Causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos: Pena - reclusão, de cinco a quinze anos. Pena - reclusão, de dez a quinze anos. § 1º - Se do fato resulta morte, a pena é aplicada em dobro.

Por que não se aplica o tipo qualificador do art 285 ao art 267?

Figura qualificada de epidemia

Não é aplicável ao crime de epidemia o tipo qualificador do art. 285, uma vez que o legislador penal fez menção expressa no art. 267, § 1º, à modalidade “qualificada” do crime. Essa figura, como indicamos anteriormente, foi elevada ao status de crime hediondo, nos termos do art.

Quanto ao crime de omissão de notificação de doença art 269 do CP é possível classificá lo como?

se trata de crime omissivo impróprio, também chamado comissivo por omissão. ... Somente o médico pode ser autor desse delito. E. ele não admite tentativa.

Quem pode ser sujeito ativo do delito contido no artigo 269 do Código Penal?

O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. O sujeito passivo é a sociedade. O crime é ainda formal, comissivo e excepcionalmente comissivo por omissão, unissubjetivo, plurissubsistente, admitindo tentativa.

Arts. 267 e 268, CP

31 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 269 do Código Penal?

269. Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória: Pena detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

O que é o artigo 269?

269. Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo. §1oÉ facultado aos advogados promover a intimação do advogado da outra parte por meio do correio, juntando aos autos, a seguir, cópia do ofício de intimação e do aviso de recebimento.

É possível a Co-autoria no crime de omissão de notificação de doença?

Paciente que instiga médico a não comunicar às autoridades sanitárias a existência da Covid-19 não é partícipe do crime de Omissão de Notificação de Doença (art. 269 do CP), porque se trata de delito de omissão própria. É possível a coautoria em crimes próprios.

Quais são os tipos de notificação compulsória?

Doenças e Agravos de Notificação Compulsória
  • Acidente de trabalho.
  • Aids.
  • Coqueluche.
  • Meningites.
  • Sarampo e rubéola (doenças exantemáticas)
  • Síndrome Gripal (com dados COVID19)
  • Síndrome Respiratória Aguda Grave (com dados COVID19)
  • Surtos Notificados (incluindo Síndrome Gripal)

É crime omitir doença?

Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

Quais os crimes contra a incolumidade pública?

São exemplos, os crimes de: incêndio, explosão, desabamento, difusão de doença ou praga, entre outros.

É punível apenas na forma dolosa não havendo tipificação da conduta de causar epidemia de forma culposa ou seja a partir de violação do dever objetivo de cuidado?

É punível apenas na forma dolosa, não havendo tipificação da conduta de causar epidemia de forma culposa, ou seja, a partir de violação do dever objetivo de cuidado. Restará configurado com a transmissão de qualquer moléstia, ainda que não infecciosa. Tem como sujeito passivo pessoa determinada.

Porque os crimes contra a incolumidade pública são considerados crimes de perigo comum?

Este instituto está presente no Código Penal de 1940, no Título VIII, “Dos Crimes contra a Incolumidade Pública” e no Capítulo I deste Código. Podemos destacar que os Crimes de Perigo Comum são destinados para tratar sobre condutas que, de certa forma, causam um perigo eminente e um risco a um certo número de pessoas.

Como solicitar conversão de multa em advertência?

É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB. Deve levar xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito.

Quando posso converter multa em advertência?

O que diz a lei sobre converter multa em advertência? A legislação de trânsito prevê que você pode converter multa em advertência no caso de infração leve ou média que seja a primeira em 12 meses. Então, essa é a base para usufruir do benefício conforme o CTB.

Como preencher o requerimento de aplicação de penalidade de advertência por escrito?

  1. FORMULÁRIO DE PEDIDO DE ADVERTÊNCIA POR ESCRITO. RECIBO DO REQUERENTE. ...
  2. E-MAIL do NMP Responsável:_____________________________________ FONE do NMP Responsável:______________________________________ ...
  3. DADOS DO REQUERENTE. Nome. ...
  4. Para uso do Protocolo na PRF. Data de Postagem/Recebimento: ...
  5. Assinatura do Requerente.

Quais são as notificações compulsórias imediatas?

Varíola; Tularemia; e. Síndrome de Rubéola Congênita (SRC). Síndrome Respiratória Aguda Grave associada ao Coronavírus (SARS-CoV);

Como é feita a notificação compulsória?

A notificação compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria, que deve ser feita às autoridades sanitárias por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, visando à adoção das medidas de ...

Como é realizada a notificação compulsória?

A notificação compulsória é feita na situação em que a norma legal obriga aos profissionais de saúde e pessoas da comunidade a comunicar a autoridade sanitária a ocorrência de doença ou agravo que estão sob vigilância epidemiológica.

Quem pratica o crime contra a saúde pública de omissão de notificação compulsória ou doença?

Conforme o caput do artigo tal crime consiste na omissão, por parte do médico, de denunciar à autoridade pública doença compulsória, ou seja, doença que deveria ser notificada, normalmente por conta de sua gravidade e alto risco de contaminação. A Portaria n.

É possível dizer que considerando o artigo 135 do Código Penal a não prestação de socorro será tida como?

135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Quem pratica o crime contra a saúde pública de omissão de notificação compulsória ou doença e a O atendente B o policial de plantão C o enfermeiro d o médico?

Apenas o médico pode ser o autor do crime de omissão de notificação de doença previsto no art. 269 do Código Penal.

Quais são as medidas administrativas previstas no CTB?

As medidas administrativas possuem como principais finalidades: I) permitir o saneamento de uma irregularidade constatada (retenção do veículo); II) possibilitar a aplicação de uma penalidade que lhe seja correlata (o que ocorre, por exemplo, no recolhimento da CNH, para que se efetive a suspensão do direito de dirigir ...

Qual o Código Penal 244?

No artigo artigo 244 do Código Penal, está previsto o crime de abandono material, que se configura quando a pessoa que tem a obrigação de providenciar ajuda financeira para parentes (seu cônjuge, filhos menores ou até pais idosos) em necessidade, deixa de fazê-lo, sem dar um motivo razoável.

É considerado crime contra a saúde pública?

O art. 283 do Código Penal tutela a saúde pública e visa punir a ação de sugerir, aconselhar propor etc. ou anunciar curas de doenças, o tipo penal também é conhecido como charlatanismo. O referido crime pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive, o próprio médico.

Artigo anterior
O que é o superávit financeiro?
Artigo seguinte
Como identificar uma crise?