Qual a diferença entre o periodonto de proteção e o periodonto de inserção?
Perguntado por: Lisandro Rodrigo Barbosa | Última atualização: 10. Januar 2025Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)
O periodonto é constituído pelas estruturas que circundam o dente, sendo dividido em periodonto de proteção (gengiva e mucosa alveolar) e periodonto de sustentação (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar). De fato, a sua principal função consiste em inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares.
O que é periodonto de proteção?
O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.
O que é periodonto de inserção?
Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.
Quais são os tipos de periodonto?
Com base nestas variáveis, a periodontite foi classificada em pré- puberal, periodontite juvenil localizada ou generalizada, periodontite do adulto e periodontite progressiva rápida.
O que é a inserção conjuntiva?
A inserção conjuntiva em dentes irrompidos, conceitualmente, corresponde ao espaço entre o término do esmalte e o início da crista óssea alveolar. Na margem final do esmalte cervical e seu epitélio juncional, se inicia o cemento, em cuja superfície se têm os cementoblastos (Fig.
O que é Periodontite ? Sua Gengiva sangra?
Quais os componentes do periodonto quais suas respectivas funções?
O periodonto é constituído pelas estruturas que circundam o dente, sendo dividido em periodonto de proteção (gengiva e mucosa alveolar) e periodonto de sustentação (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar). De fato, a sua principal função consiste em inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares.
O que forma o periodonto?
1) Periodonto de Inserção/ sustentação: cemento + ligamento periodontal + osso alveolar. → Função de ancoragem. → Formação efetiva é induzida quando a alça cervical sofre dobramento e forma o diafragma e a bainha radicular de Hertwig (fase de raiz).
Quais são as estruturas do periodonto de proteção?
- Epitélio gengival: estrutura mais superficial que recobre o osso alveolar e o cemento radicular;
- Ligamento periodontal: é uma estrutura fibrosa que conecta o cemento radicular ao osso alveolar;
- Cemento radicular: camada de tecido calcificado que cobre a raiz dos dentes;
Como as periodontites podem ser classificadas?
A Periodontite é classificada de acordo com seu ESTÁGIO e seu GRAU. A classificação de estágios está relacionada com a severidade da doença. Os estágios da periodontite devem ser primariamente definidos pela perda clínica de inserção, denominada, nesse texto, como “característica determinante”.
Qual a periodontite mais grave?
Periodontite crônica
Este tipo é causado pelo acúmulo de placa e envolve uma deterioração lenta . Pode melhorar e piorar com o tempo, mas causa destruição nas gengivas e ossos e perda de dentes se não for tratada .
O que é inserção na odontologia?
A inserção submucosa é uma técnica utilizada na odontologia para tratar problemas relacionados à gengiva e ao tecido mole que envolve os dentes. Essa técnica consiste na aplicação de materiais biocompatíveis na região submucosa, ou seja, abaixo da camada superficial da gengiva.
O que é perda de inserção periodontal?
- Perda de Inserção, é a somatória da bolsa periodontal e da retração, ou seja, é a medida que vai da linha amelo cementária até o fundo do sulco sondável ou bolsa. Tanto nos casos de bolsa periodontal, de retrações e nas perdas de inserção, ocorre migração do epitélio juncional e perda de tecido ósseo.
Quais são os tipos de cemento?
- Fibras extrínsecas;
- Fibras intrínsecas: produzidas pelos cementoblastos;
- Fibras de Sharpey: estão ligadas às fibras dos ligamentos periodontais; e.
- Fibras mistas: mistura de fibras intrínsecas e extrínsecas.
Qual é o tecido ósseo que forma o alvéolo dentário onde a raiz do dente está inserida?
O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação.
Qual é a função do ligamento periodontal?
O ligamento periodontal é um ligamento suspensório que fixa o dente no alvéolo ósseo da mandíbula e maxila. Sua função principal, que é a de suportar o dente em seu alvéolo e, ao mesmo tempo, permitir que ele resista às forcas da mastigação.
Quais são as principais fibras gengivais?
Tipos de fibras gengivais
As fibras principais são divididas em: Fibras circulares: feixes de fibras na gengiva livre e que envolvem cada dente como se fosse um anel; Fibras dentogengivais: ficam no cemento da parte supra-alveolar da raiz.
Como saber o grau de periodontite?
o Grau A – progressão lenta (razão % perda óssea/idade até 0,25 mm) e sem fatores de risco (tabagismo ou diabetes mellitus). o Grau B – progressão moderada (razão % perda óssea/idade 0,25-1 mm). Fatores de risco : fumantes abaixo de 10 cigarros ao dia ou HbA1c < 7% em pacientes com diabetes.
Como calcular o nível de inserção?
Margem gengival (mm)
E a “Profundidade de sondagem” é a distância entre a margem gengival e o fundo do sulco gengival ou a bolsa periodontal, respectivamente. Para saber o “Nível de Inserção” para cada sítio deve-se calcular: Profundidade de sondagem (mm) – Margem gengival (mm) = Nível de Inserção (mm).
O que são as fibras de Sharpey?
As fibras de sharpey são feixes de fibras colágenas do periósteo que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.
Qual a diferença entre gengiva livre e gengiva inserida?
Ela pode ser classificada como livre ou marginal, que circunda a cervical do dente no limite amelocementário, e inserida, que possui esse nome pela aderência ao osso alveolar e sua extensão vai do fundo do sulco gengival ou bolsa periodontal até a junção mucogengival (LINDHE et al., 2010).
Qual é o nome do tratamento de canal?
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.
Qual é a função do periodonto na cavidade bucal?
A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal.
O que é o cemento do dente?
O cemento é um tecido mineralizado, avascular que cobre toda a superfície radicular unindo o dente ao osso alveolar através das fibras do ligamento periodontal e ao contrário do tecido ósseo não possui inervação e nem potencial de remodelagem [30].
Como ocorre a renovação do periodonto?
A regeneração periodontal requer a participação de células epiteliais para a formação de um epitélio juncional funcional com o objetivo de selar a ferida periodontal coronalmente e proteger a regeneração dos tecidos periodontais subjacentes. A formação do epitélio juncional não deve ser um epitélio juncional longo.
O que significa presentear com perfume?