Qual a diferença entre o metoprolol e o propranolol?
Perguntado por: Leticia Salomé Costa de Cardoso | Última atualização: 10. Januar 2025Pontuação: 5/5 (35 avaliações)
O propranolol é muito lipossolúvel, enquanto o metoprolol é moderadamente lipossolúvel. Os hidrossolúveis, como o atenolol, têm menor penetração tissular, meia-vida mais longa e causam menos efeitos colaterais no SNC.
Qual a diferença de metoprolol e propranolol?
Propranolol , Atenolol e Metoprolol estão no mesmo grupo medicamentoso ( BETA-BLOQUEADORES ). Metoprolol é mais seletivo , podemos usar em doentes pulmonares por ter maior tolerância com menos efeitos adversos . Nos doentes com " coração fraco " o metoprolol tem sua indicação precisa.
Qual o medicamento que substitui o metoprolol?
Minola 50mg, caixa com 30 comprimidos revestidos de liberação prolongada.
Para que é indicado o medicamento metoprolol?
O succinato de metoprolol é indicado para tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) - redução da pressão arterial, da morbidade e do risco de mortalidade de origem cardiovascular e coronária (incluindo morte súbita); Angina do peito; Adjuvante na terapia da insuficiência cardíaca crônica sintomática, leve a ...
O que o metoprolol faz no coração?
Nossos resultados demonstram que a adição do tartarato de metoprolol ao tratamento de pacientes portadores de IC promove redução da freqüência cardíaca, aumento da fração de ejeção do ventrículo esquerdo, diminuição dos diâmetros ventriculares e melhora da classe funcional.
Atenolol (Ablok); Metoprolol; Propranolol; Bisoprolol (Concor) - os Beta Bloqueadores
Quais os riscos do metoprolol?
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): bradicardia, alterações posturais na pressão (muito raramente com desmaio), mãos e pés frios, palpitações, vertigem, dor de cabeça, enjoo, dor abdominal, diarreia, prisão de ventre e dispneia de esforço (dificuldades respiratórias ao ...
Quem tem arritmia pode tomar metoprolol?
Metropolol é utilizado no manejo da hipertensão, da angina, da arritmia cardíaca, do enfarte do miocárdio e da insuficiência cardíaca. Metoprolol é também indicado no tratamento da enxaqueca e como auxiliar no manejo do hipertireoidismo.
O que acontece se parar de tomar metoprolol?
Se você parar de tomar tartarato de metoprolol muito repentinamente, sua condição pode piorar por um tempo. Se for necessário parar o tratamento, seu médico irá aconselhá-lo em como fazer. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Quem não pode tomar metoprolol?
Você não deve utilizar o succinato de metoprolol nas seguintes situações: se tiver alergia ao metoprolol, aos demais componentes da fórmula ou a outros betabloqueadores; bloqueio atrioventricular de grau II ou de grau III, pacientes com insuficiência cardíaca não compensada instável (ou seja, edema pulmonar [água no ...
Qual o melhor horário para tomar o medicamento metoprolol?
Succinato de Metoprolol deve ser administrado em dose única diária por via oral, com líquido, podendo ser ingerido com as refeições ou com o estômago vazio.
Pode tomar metoprolol e propranolol juntos?
Não devem ser usados em conjunto, ou usa-se um ou outro.
Quais são os efeitos colaterais do succinato de metoprolol?
Os efeitos colaterais mais comuns do metoprolol são cansaço, tontura, vertigem, mãos e pés frios, fenômeno de Raynaud, diminuição dos batimentos cardíacos ou palpitações.
Onde age o metoprolol?
O succinato de metoprolol pertence a uma classe de medicamentos chamada betabloqueadores, que age reduzindo o esforço do coração. O succinato de metoprolol é um comprimido revestido de liberação controlada, que libera o medicamento por um tempo controlado, assegurando um efeito por mais de 24 horas.
Qual o melhor betabloqueador para ansiedade?
Nas últimas décadas, o Cloridrato de Propranolol é o fármaco de escolha para a ansiedade de desempenho, ou seja, aquela associada a eventos ansiogênicos.
Qual o betabloqueador com menos efeitos colaterais?
Sim ; nibevolol tem menos efeito adverso do que o atenolol.
Quem tem ansiedade pode tomar metoprolol?
Apesar de o grupo propranolol apresentar melhores efeitos gerais na atividade locomotora e na hipertermia por estresse, baseados nos demais resultados, sugerimos que o uso de metoprolol na ansiedade pode ser uma alternativa eficaz e mais segura, pois está associado a menor efeito colateral.
Quem tem pressão alta pode tomar succinato de metoprolol?
Hipertensão. A dosagem recomendada para pacientes com hipertensão leve à moderada é 50 mg de Succinato de Metoprolol uma vez ao dia.
Quanto tempo dura o efeito do metoprolol?
Em geral, o início do efeito é observado dentro de algumas horas, mesmo em baixas doses de metoprolol. O efeito anti-hipertensivo máximo de qualquer faixa de dose de metoprolol será atingido após uma semana de terapia.
Pode tomar metoprolol à noite?
O tratamento oral de longa duração com Tartarato de Metoprolol 200 mg diários, administrados em doses divididas (manhã e noite), tem mostrado reduzir o risco de mortalidade (incluindo morte súbita) e reduzir o risco de reinfarto (também em pacientes com diabetes mellitus).
Quantos dias posso ficar sem tomar metoprolol?
Se houver a necessidade de descontinuar o tratamento com succinato de metoprolol, recomenda-se que seja feito de forma gradual, em um período mínimo de 2 semanas, em que a dose é reduzida pela metade, a cada redução, até a etapa final em que a dose de 25 mg é reduzida à metade.
Qual o remédio de pressão que não prejudica os rins?
A manutenção de pressão elevada pode levar a dano renal. Além disso , alguns anti-hipertensivos como enalapril, captopril e losartana, tem efeito de proteção renal. O uso contínuo de anti-hipertensivos é um grande aliado a proteção dos rins.
Pode tomar metoprolol 2 vezes ao dia?
Mantém-se este esquema geralmente por 48 horas. A dose de manutenção é de 100mg de tartarato de metoprolol (Seloken comprimidos), via oral, 2 vezes/dia (pela manhã e à noite), ou 200mg de succinato de metoprolol (Selozok), 1 vez/dia.
Qual o melhor betabloqueador para arritmia cardíaca?
O propranolol é o fármaco padrão.
Qual o melhor remédio para controlar arritmia cardíaca?
- Atenolol 50mg Genérico Legrand 30 Comprimidos. ...
- Atenolol 50mg Genérico Prati 30 Comprimidos Revestidos. ...
- Vaslip 20mg Zurita 60 Comprimidos. ...
- Amiobal 200mg 30 comprimidos. ...
- Pradaxa 110mg Boehringer 10 Comprimidos. ...
- Cloridrato de Sotalol 160mg Genérico Biosinteti 20 Comprimidos.
Quais os medicamentos que causam arritmia cardíaca?
Taquicardia ventricular monomórfica: lítio, medicações anticâncer, clorpromazina, tioridazina, antidepressivos (bupropiona, citalopram, trazodona, venlafaxina), digoxina e cocaína. Síndrome de Brugada: Propafenona, antidepressivos tricíclicos, propofol, álcool e lítio.
O que acontece se eu dirigir moto com carteira B?
Quais são os cinco princípios éticos?