Qual a diferença entre o lançamento por declaração e o lançamento por homologação?

Perguntado por: Marta Filipa Simões  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)

Já no lançamento por declaração há um equilíbrio entre a participação do sujeito passivo e a atividade do sujeito ativo. No lançamento por homologação, por sua vez, a participação do contribuinte é muito grande, sendo que o sujeito passivo é quem realiza quase todos os atos que compõem a atividade.

O que é o lançamento por declaração?

Lançamento por declaração

Ocorre quando o lançamento é realizado pelo sujeito passivo ou terceiro, que entrega ao Poder Público uma declaração em que devem constar todas as informações sobre a matéria de fato para que seja calculado o montante devido, viabilizando o posterior lançamento do crédito pelo Fisco.

O que significa lançamento por homologação?

O lançamento por homologação é aquela modalidade de lançamento em que a lei impõe o dever de o sujeito passivo antecipar o pagamento do imposto que ele próprio apurou e informou ao fisco, por meio da GIA/DCTF.

O que é lançamento de ofício e por homologação?

- Lançamento por homologação – esta modalidade de lançamento está prevista no artigo 150 do CTN, no qual também é chamado equivocadamente de “autolançamento”, sob a ótica de que o próprio contribuinte procederia com o lançamento.

É exemplo de lançamento por declaração?

Um exemplo de lançamento tributário por declaração é o ITBI, o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, que varia conforme a taxa praticada por imobiliárias, por exemplo.

LANÇAMENTO POR HOMOLOGAÇÃO - DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO - TRIBUTÁRIO NA LATA #6

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os tributos lançados por declaração?

Os típicos impostos lançados por declaração são os impostos de transmissão de bens: ITCMD e ITBI.

Qual o tipo de lançamento do imposto de renda?

Destarte, o Imposto de Renda e Proventos de Qualquer Natureza é modalidade de lançamento por homologação e em decorrência dessa característica deve seguir os lindes traçados no § 4º, do art. 150, da Lei 5.172/66, para fins de cômputo do prazo decadencial.

Quais são os tipos de lançamentos?

Tipos de Lançamento: conheça 8 estratégias
  • Lançamento Semente.
  • Lançamento Interno.
  • Lançamento Semi-interno.
  • Lançamento Externo.
  • Lançamento Perpétuo.
  • Lançamento Relâmpago.
  • Lançamento Passariano.
  • Lançamento Meteórico.

O que é lançamento de ofício no Simples Nacional?

Lançamento de ofício: É o procedimento pelo qual a autoridade administrativa constitui o crédito tributário, identificando o fato gerador, a matéria tributável, o montante do tributo devido, o sujeito passivo e se for o caso, a penalidade cabível (art. 142 da Lei 5.172/66 – Código Tributário Nacional).

Quais são as espécies de lançamento?

Existem, nos moldes definidos pelo CTN, três modalidades de Lançamento Tributário: Lançamento por Declaração, Lançamento por Homologação e Lançamento de Ofício.

Qual o prazo para o pagamento dos tributos cujo lançamento se dá por homologação?

Por razões de segurança jurídica, existe, para a autoridade administrativa, um prazo de decadência para a constituição do crédito tributário mediante lançamento por homologação, que é de 5 anos, contados da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária, consoante prevê o artigo 150 § 4º do Código Tributário ...

Qual a principal característica do lançamento por homologação?

Note-se que a principal característica do lançamento por homologação é que o Fisco só toma conhecimento da ocorrência do fato gerador quando recebe o pagamento do tributo correspondente.

O que é lançamento por homologação e qual o prazo que o Fisco tem para homologar?

O prazo que a administração tem para homologar é de 5 anos contados do fato gerador (art. 150,§ 4º, CTN) nos casos de pagamento. Assim, a autoridade administrativa tem cinco anos para fiscalizar e, eventualmente, apurar as diferenças, caso o sujeito passivo não tenha realizado sua função corretamente.

Qual a função do lançamento tributário?

São, portanto, as finalidades ou funções do lançamento: verificar a ocorrência do fato gerador; determinar a matéria tributável; calcular o montante do tributo devido; identificar o sujeito passivo; e, propor, se caso o for, a aplicação da penalidade cabível.

Quando a Fazenda Pública realiza o lançamento em razão da declaração?

Ocorre o lançamento por declaração nas modalidades de tributos em que o contribuinte declara ao Fisco a ocorrência do fato gerador, fornecendo-lhe as informações necessárias à averiguação do tributo devido.

O que acontece quando uma empresa optante pelo Simples Nacional ultrapassa o valor de 3.600 000 e de 4.800 000 de receita bruta anual?

A empresa optante pelo Simples Nacional, cujo faturamento anual do exercício anterior seja superior ao sublimites* de R$ 3.600.000,00 e inferior ao limite de R$ 4.800.000,00, fica impedida de recolher o ICMS e o ISS de acordo com as regras do Simples Nacional, ou seja, deverá recolher em separado os valores totais ...

O que acontece quando a empresa ultrapassa o sublimite do Simples Nacional?

Nesse caso não significa que a empresa tenha ultrapassado o limite do Simples Nacional, por isso ela não é desenquadrada do regime, porém necessita recolher o ICMS e o ISS de forma separada.

Quais declarações O Simples Nacional tem que entregar?

Quais são as declarações do Simples Nacional 2021?
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) ...
  • Declaração mensal no site do Simples Nacional. ...
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ...
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) ...
  • Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF)

Quantos e quais são os tipos de lançamentos?

Quais são os tipos de lançamento?
  1. 1 - Lançamento semente. ...
  2. 2 - Lançamento interno. ...
  3. 3 - Lançamento externo. ...
  4. 4 - Lançamento relâmpago. ...
  5. 5 - Lançamento perpétuo. ...
  6. 6 - Lançamento passariano.

O que são lançamentos?

Lançamentos são uma sequência gatilhos mentais executados em uma ordem específica, para gerar um pico de venda em um curto espaço de tempo. Do mesmo jeito que para tocar uma música, você precisa seguir uma sequência de notas em uma determinada ordem.

Quais os tipos de lançamentos digitais?

6 tipos de lançamento de produtos digitais
  1. Lançamento interno. Esta estratégia consiste em lançar o infoproduto para a própria base de contatos. ...
  2. Lançamento externo. ...
  3. Lançamento relâmpago. ...
  4. Lançamento afiliado. ...
  5. Lançamento semente. ...
  6. Lançamento perpétuo.

Qual é a natureza jurídica do imposto de renda?

É um imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo (Art. 153, III, da Constituição Federal). O fato gerador do Imposto de Renda, conforme o artigo 43 do Código Tributário Nacional (CTN), é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou de proventos de qualquer natureza.

Qual a natureza jurídica do imposto de renda?

O imposto de renda é um tributo de âmbito nacional, e se trata de imposto de caráter pessoal, geral, universal e progressivo, características que devem ser conjugadas com os demais princípios constitucionais no âmbito do Direito Tributário.

O que é lançamento direto?

a) Lançamento direto ou de ofício: é aquele em que o Fisco, por meio da autoridade administrativa, dispondo de dados suficientes em seus registros para efetuar a cobrança do tributo, realiza-o, dispensando o auxílio do contribuinte.

São formas de lançamento tributário exceto?

São formas de lançamento tributário, exceto: Ofício Arbitragem Declaração Homologação NRA.

Artigo anterior
Quantos dias pode durar O seroma?
Artigo seguinte
Porque minha planta Comigo-ninguém-pode está amarelando?