Qual a diferença entre o disjuntor e o dr?

Perguntado por: Ema Eduarda Domingues Melo Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

Disjuntor termomagnético: Utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga. DR é um dispositivo que identifica fugas de corrente. Essas fugas podem ocorrer por um fio solto em uma máquina ou encostando em uma carcaça metálica.

Qual a diferença entre disjuntor DPS e dr?

IDR: Dispositivo de diferencial residual, protege contra choques causados por vazamentos da correntes e é obrigatório em áreas molhadas. DPS: Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.

O que é disjuntor DR?

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Para que serve o dr DPS e disjuntor?

Já o DPS ou dispositivo de proteção contra surtos, é destinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas, traduzindo: Também tem a aparência de um disjuntor, e muita gente chama ele de para-raio.

Onde usar disjuntor DR?

Principais Aplicações do disjuntor DR
  1. Circuitos que possui pontos de utilização em locais que contenham chuveiros, banheiras, torneiras, etc;
  2. Circuitos que contemplem tomadas em áreas externas;
  3. Circuitos que tenham tomadas internas porém que possam alimentar aparelhos na área externa;

Qual a diferença entre DR, DPS e disjuntor?

27 questões relacionadas encontradas

Quando usar os dispositivos de proteção dr NBR 5.419 )?

A norma ABNT NBR 5419:2015 não obriga a utilização dos DPSs. Obrigatório é garantir que, para dada edificação, o risco existente da perda de vidas humanas, serviços públicos, bens de valor cultural e prejuízos econômicos fique dentro de um valor considerado, pelos critérios da norma, tolerável.

Pode colocar dr no chuveiro?

Chuveiro e DR.

De acordo com norma NBR – 5410 no item 5.1.3.2.2 é obrigatório o uso de dispositivo diferencial residual de alta sensibilidade como proteção adicional em locais que possuem chuveiros ou banheiras, por tanto o uso do dispositivo de proteção é obrigatório nos banheiros.

Qual a função do DPS?

O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.

Qual a função do DPS em uma instalação?

O Dispositivo de Proteção contra Surtos, normalmente chamado pela sigla DPS, também é conhecido como Protetor de Surto ou Supressor de Surto e tem como finalidade detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.

Qual DPS usar em residência?

Em geral, são utilizados os seguintes valores:
  • Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA.
  • Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA.
  • Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.

Qual a amperagem de DR?

Os Dispositivos DR, Módulos DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual (I∆n) até 30mA, são destinados fundamentalmente à proteção de pessoas e, acima deste valor, são apropriados à proteção das instalações elétricas.

Qual a diferença entre disjuntor DR e Termomagnetico?

Disjuntor termomagnético: Utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga. DR é um dispositivo que identifica fugas de corrente. Essas fugas podem ocorrer por um fio solto em uma máquina ou encostando em uma carcaça metálica.

Quais os tipos de DR?

Tipos de Dispositivo DR e Aplicações
  • IDR. ...
  • DDR. ...
  • Classes AC – Corrente Alternada. ...
  • Classe A – Corrente Alternada e Contínua Pulsante. ...
  • Classe B – Corrente Contínua. ...
  • Classe SI – Corrente Alternada e Contínua Pulsante Super Imunizadas.

Qual a diferença entre DPS e DDR?

As principais diferenças entre esses dispositivos elétricos

DPS se difere dos outros dois por ser focado na prevenção de curtos provenientes de descargas elétricas atmosféricas. Porém possui a função de disjuntor assim como o DDR.

Como saber se o DPS está bom?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

Porque DPS queima?

É muito comum que o equipamento queime por causa do surto e o fusível ainda esteja inteiro e o disjuntor não tenha desarmado. Quando o fusível queima ou o disjuntor abre, normalmente é porque o equipamento depois de queimar acabou entrando em curto-circuito.

Qual DPS usar no quadro de distribuição?

Como orientação, podemos sugerir que em quadros de distribuição de casas, fábricas ou edificações maiores poderemos utilizar um DPS com corrente nominal de descarga de 20 KA (8/20µS) e corrente máxima de 40KA (8/20µS) e em apartamentos ou salas comerciais, correntes nominais de descarga de 10KA (8/20µS) e corrente ...

Porque dr fica desarmando?

Se o DR desarmar mesmo sem nenhum aparelho ligado na tomada, isso significa que a fuga de corrente é na instalação elétrica. Neste caso vai ser necessário inspecionar o circuito.

Em quais situações a norma ABNT NBR 5410 permite o uso de condutores isolados em perfilados?

Conforme a Tabela 33 da ABNT NBR 5410:2004, os condutores isolados (750 V) somente podem ser instalados em condutos fechados, enquanto que os cabos unipolares e multipolares (1 kV) podem ser instalados tanto em condutos fechados quanto abertos.

Em que se aplica a NBR 5410?

Esta Norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, cujo circuitos elétricos são alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada, e possuem frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente contínua (NBR 5410, 2004).

Onde não se aplica a NBR 5410?

A NBR 5410 atualizada não se aplica a instalações de iluminação pública. Nesses casos, a instalação tem a voltagem maior que o atendido pela norma.

Como escolher o dr?

Em caso de escolha de IDR a sua corrente nominal de funcionamento deve ser sempre igual ou maior que o disjuntor que protege o circuito, este disjuntor deve estar sempre a montante do IDR, ou seja, antes.

O que significa 30 ma?

A sensibilidade do DR pode variar de acordo com dispositivo e aplicação, o valor de 30mA é proposital, pois essa é a intensidade máxima de corrente que uma pessoa consegue suportar sem sofrer danos.

Artigo anterior
Qual é a planta que engravida?
Artigo seguinte
O que é suplex sublimado?