O que é a Lingüística Textual?

Perguntado por: Diana Soraia Baptista de Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

Linguística textual é um ramo relativamente novo da linguística, que se relaciona estreitamente com a análise do discurso, da qual é frequentemente usada como sinônimo, e cujo objeto de estudo é o texto.

Para que serve a Lingüística Textual?

Constata-se que a Lingüística de Texto é o principal ramo da Lingüística a fornecer mecanismos para o professor de Língua Portuguesa, visando o desenvolvimento da competência textual dos alunos, possibilitando aos mesmos o reconhecimento de textos do mais variados gêneros.

Quais são as três fases da Lingüística Textual?

Na seqüência do texto, são expostos os três passos principais da evolução da Lingüística Textual: as análises transfrásticas; a Gramática de Texto; a Teórica do Texto.

O que é Lingüística Textual Segundo Koch?

Ingedore Villaça Koch — A linguística textual, como toda e qualquer ciência, tem evidentemente os seus limites. Sua preocupação maior é o texto, envolvendo, pois, todas as ações linguísticas, cognitivas e sociais envolvidas em sua organização, produção, compreensão e funcionamento no seio social.

O que é estrutura linguística de um texto?

Compreende-se por lingüística estrutural um conjunto de pesquisas que se apóiam numa hipótese segundo a qual é cientificamente legítimo descrever a linguagem como sendo essencialmente uma entidade autônoma de dependências internas ou, numa palavra, uma estrutura…

LINGUÍSTICA TEXTUAL (TEORIA DO TEXTO)

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as estruturas linguísticas?

Morfologia (formação, classificação, estrutura e flexões das palavras); Sintaxe (relação das palavras com outras orações); Semântica (significação das palavras); Estilística (recursos para tornar a escrita mais elegante ou expressivo, constituído principalmente pelas Figuras de Linguagem e os Vícios de Linguagem).

Qual é a estrutura de uma linguagem?

Essa estrutura é formada por partes menores, dotadas de significado. São os chamados elementos mórficos ou morfemas. Os morfemas podem ser: radical, desinência, vogais, vogal temática, consoantes de ligação e afixos. O radical é a parte principal da palavra, aquela que lhe dá sentido.

Como surgiu a linguística do texto?

A linguística de texto surgiu na década de 1960. Desenvolveu-se rapidamente e em várias direções, seguindo um princípio básico: o texto é uma unidade linguística hierarquicamente superior à frase. E uma certeza: a gramática de frase não dá conta do texto.

O que é uma linguística textual Transfrástica?

expressão [Linguística] Análise transfrástica. Análise que parte da frase para o texto, descrevendo os fenômenos sintáticos-semânticos, e as relações que se estabelecem entre frases e períodos, formando uma unidade com sentido próprio. Etimologia (origem da palavra transfrástico).

Quais são as capacidades textuais básicas?

As três competências discursivas fundamentais: Comunicação, gramatical e textual. Comunicativa dos usuários da língua (falante /ouvinte /leitor), ou seja, a capacidade de empregar adequadamente a língua em diversas situações de comunicação, adequando o ato verbal às situações de comunicação.

O que é teorias do texto?

uma teoria do texto fornece aportes para a caracterização da materialidade da interação didática considerada um texto complexo, comportando temas recorrentes, tópicos discursivos (Fávero 2001. 2001. O tópico discursivo.

O que é texto para Costa Val?

Segundo Costa Val, ”um texto é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal”.

Para que serve a análise de discurso?

A Análise do Discurso (ou Análise de Discursos) é uma ciência que consiste em analisar a estrutura de um texto e, a partir disto, compreender as construções ideológicas presentes no mesmo. O discurso em si é a construção linguística junto ao contexto social onde o texto se desenvolve.

Qual o objetivo da análise do discurso?

Empreender a análise do discurso significa tentar entender e explicar como se constrói o sentido de um texto e como esse texto se articula com a história e a sociedade que o produziu. O discurso é um objeto, ao mesmo tempo, lingüístico e histórico; entendê-lo requer a análise desses dois elementos simultaneamente.

Quais as contribuições da linguística para o ensino da língua?

A Lingüística veio mostrar que a língua pode ser analisada objetivamente, sem que se devam impor normas de um falar considerado correto, oposto a outros, vistos como incorretos. Qualquer modalidade de língua é passível de estudos, merece atenção por parte de professores e pesquisadores.

O que são relações Interfrásticas?

2. Interfrástico. Parte do sistema gramatical da língua, que dará a duas ou mais sequências o estatuto de texto. A perespectiva são os pronomes, que a partir deles, vão permitir que uma sequência de frases se torne um texto.

Como fazer coesão textual?

Para garantir a coesão, o texto deve conter alguns elementos fundamentais. Esses elementos coesivos permitem que sejam feitas as articulações e ligações entre as diferentes partes do texto, bem como a sequência de ideias do mesmo. Os conectores são os elementos coesivos que fazem a coesão entre as frases.

O que é a teoria Gerativista?

A Teoria Gerativa é, portanto, uma teoria que se propõe a estudar a linguagem levando em conta as propriedades da mente humana e a relação destas com a organização biológica da espécie.

O que marcou a Lingüística Textual no Brasil?

Resumo: A Linguística Textual inicia-se no Brasil na década de 80 do século XX. O primeiro trabalho de que se tem notícia é de 1981 , de autoria do Prof. Ignácio Antônio Neiss, intitulado Por uma gramática textual, ao qual se seguiram dois outros, em 1983: Linguística textual: o que é e como se faz, do Prof.

O que é o conhecimento linguístico?

O conhecimento linguistico é o basico dos conhecimentos prévios de leituras, éo falar uma lingua desde nascença, é o conehcimento de uso da lingua nativa que cada individuo tem.

O que é o conceito de um texto?

Do latim textus, um texto é um conjunto coerente de enunciados, podendo estes ser escritos ou orais. Trata-se de uma composição de signos codificada sob a forma de um sistema e que forma uma unidade de sentido.

Quais são os tipos de linguagem?

Tipos de linguagem
  • Linguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ...
  • Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. ...
  • Linguagem mista ou híbrida. ...
  • Função referencial. ...
  • Função emotiva. ...
  • Função conativa ou apelativa. ...
  • Função metalinguística. ...
  • Função fática.

O que é estruturação *?

Significado de Estruturação

substantivo feminino Ação de estruturar; estado daquilo que está estruturado; organização.

O que é estrutura profunda e superficial?

Estrutura Profunda – estrutura básica e abstrata reconhecida pelos falantes de uma determinada língua (sintaxe). Estrutura Superficial – modificações empregadas pelos sujeitos ao fazerem uso das estruturas da língua para a formação das sentenças.

O que é um elemento linguístico?

1. Elementos linguísticos. Qualquer elemento que compõe um texto. Desde as palavras até a pontuação, sinais etc.

Artigo anterior
Qual a diferença entre HDMI e DVI?
Artigo seguinte
Como tossir sem estourar os pontos?